Matemática e multiplicação: dificuldades e novos olhares em torno deste ensino

Autores

  • Maria José da Silva Pires Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras
  • Nyedja Nara Furtado de Abrantes Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras
  • Valéria Maria de Lima Borba Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras http://orcid.org/0000-0002-4964-5913

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p87-94

Palavras-chave:

dificuldade, multiplicação, resolução de problemas, ensino

Resumo

Este trabalho, como ponto de partida para discussões sobre a matemática e as dificuldades dos educandos no processo de resolução de problemas em multiplicação, no 4º ano do Ensino Fundamental I, tem a finalidade de identificar as principais dificuldades destes alunos neste processo, bem como, a partir das informações coletadas, apresentar uma análise para compreendermos como tem sido a prática das professoras, tecendo considerações sobre estratégias para o desenrolar de um ensino dinâmico e proveitoso nesta área, supostamente, complexa e difícil. Os dados obtidos do questionário aplicado com as duas professoras, sujeitos desta pesquisa, estando inseridas na Escola Pública, uma na cidade de Sousa/PB e a outra em Cajazeiras/PB, serviram para confrontação e, ao mesmo tempo, reflexão dos estudos teóricos sobre a temática e prática das mesmas. Constatamos que as dificuldades existem quanto à resolução de problemas em multiplicação, porém, as mesmas muitas vezes advêm de um ensino mecânico e tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOZA, Pedro Lúcio. Busca de rupturas no ensino da matemática. Revista Temas em Educação. n. 7/8. João Pessoa: PPGE, 1998-1999.

BENTLEY, Peter. O livro dos números: Uma história ilustrada da matemática. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994.

CUNHA, Maria Carolina Cascino da. As operações de multiplicação e divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao/maria_carolina_cascino_cunha.pdf. Acesso em: 01 mar. 2013.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina A. de Assis. 11. ed. Campinas: Papirus, 1990.

MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e metodologia do ensino de matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.

SOUZA, Kátia do Nascimento Venerando de. As operações de multiplicação e divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/272/258. Acesso em: 02 mar. 2013.

Downloads

Publicado

2013-06-21

Edição

Seção

Educação