- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Matemática e multiplicação: dificuldades e novos olhares em torno deste ensino
Resumo
Este trabalho, como ponto de partida para discussões sobre a matemática e as dificuldades dos educandos no processo de resolução de problemas em multiplicação, no 4º ano do Ensino Fundamental I, tem a finalidade de identificar as principais dificuldades destes alunos neste processo, bem como, a partir das informações coletadas, apresentar uma análise para compreendermos como tem sido a prática das professoras, tecendo considerações sobre estratégias para o desenrolar de um ensino dinâmico e proveitoso nesta área, supostamente, complexa e difícil. Os dados obtidos do questionário aplicado com as duas professoras, sujeitos desta pesquisa, estando inseridas na Escola Pública, uma na cidade de Sousa/PB e a outra em Cajazeiras/PB, serviram para confrontação e, ao mesmo tempo, reflexão dos estudos teóricos sobre a temática e prática das mesmas. Constatamos que as dificuldades existem quanto à resolução de problemas em multiplicação, porém, as mesmas muitas vezes advêm de um ensino mecânico e tradicional.
Palavras-chave
dificuldade; multiplicação; resolução de problemas; ensino
Texto completo:
Referências
BARBOZA, Pedro Lúcio. Busca de rupturas no ensino da matemática. Revista Temas em Educação. n. 7/8. João Pessoa: PPGE, 1998-1999.
BENTLEY, Peter. O livro dos números: Uma história ilustrada da matemática. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994.
CUNHA, Maria Carolina Cascino da. As operações de multiplicação e divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao/maria_carolina_cascino_cunha.pdf. Acesso em: 01 mar. 2013.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina A. de Assis. 11. ed. Campinas: Papirus, 1990.
MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e metodologia do ensino de matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.
SOUZA, Kátia do Nascimento Venerando de. As operações de multiplicação e divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/272/258. Acesso em: 02 mar. 2013.
Visitas a este artigo: 2168
Total de downloads do artigo: 4481