Matemática e multiplicação: dificuldades e novos olhares em torno deste ensino
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p87-94Palavras-chave:
dificuldade, multiplicação, resolução de problemas, ensinoResumo
Este trabalho, como ponto de partida para discussões sobre a matemática e as dificuldades dos educandos no processo de resolução de problemas em multiplicação, no 4º ano do Ensino Fundamental I, tem a finalidade de identificar as principais dificuldades destes alunos neste processo, bem como, a partir das informações coletadas, apresentar uma análise para compreendermos como tem sido a prática das professoras, tecendo considerações sobre estratégias para o desenrolar de um ensino dinâmico e proveitoso nesta área, supostamente, complexa e difícil. Os dados obtidos do questionário aplicado com as duas professoras, sujeitos desta pesquisa, estando inseridas na Escola Pública, uma na cidade de Sousa/PB e a outra em Cajazeiras/PB, serviram para confrontação e, ao mesmo tempo, reflexão dos estudos teóricos sobre a temática e prática das mesmas. Constatamos que as dificuldades existem quanto à resolução de problemas em multiplicação, porém, as mesmas muitas vezes advêm de um ensino mecânico e tradicional.
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