Matemática e multiplicação: dificuldades e novos olhares em torno deste ensino

Maria José da Silva Pires

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras Brasil

Nyedja Nara Furtado de Abrantes

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras Brasil

Valéria Maria de Lima Borba

ORCID iD Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras Brasil

Resumo

Este trabalho, como ponto de partida para discussões sobre a matemática e as dificuldades dos educandos no processo de resolução de problemas em multiplicação, no 4º ano do Ensino Fundamental I, tem a finalidade de identificar as principais dificuldades destes alunos neste processo, bem como, a partir das informações coletadas, apresentar uma análise para compreendermos como tem sido a prática das professoras, tecendo considerações sobre estratégias para o desenrolar de um ensino dinâmico e proveitoso nesta área, supostamente, complexa e difícil. Os dados obtidos do questionário aplicado com as duas professoras, sujeitos desta pesquisa, estando inseridas na Escola Pública, uma na cidade de Sousa/PB e a outra em Cajazeiras/PB, serviram para confrontação e, ao mesmo tempo, reflexão dos estudos teóricos sobre a temática e prática das mesmas. Constatamos que as dificuldades existem quanto à resolução de problemas em multiplicação, porém, as mesmas muitas vezes advêm de um ensino mecânico e tradicional.

Palavras-chave


dificuldade; multiplicação; resolução de problemas; ensino


Texto completo:

Referências


BARBOZA, Pedro Lúcio. Busca de rupturas no ensino da matemática. Revista Temas em Educação. n. 7/8. João Pessoa: PPGE, 1998-1999.

BENTLEY, Peter. O livro dos números: Uma história ilustrada da matemática. Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1994.

CUNHA, Maria Carolina Cascino da. As operações de multiplicação e divisão junto a alunos de 5ª e 7ª séries. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao/maria_carolina_cascino_cunha.pdf. Acesso em: 01 mar. 2013.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina A. de Assis. 11. ed. Campinas: Papirus, 1990.

MACCARINI, Justina Motter. Fundamentos e metodologia do ensino de matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.

SOUZA, Kátia do Nascimento Venerando de. As operações de multiplicação e divisão nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/272/258. Acesso em: 02 mar. 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p87-94

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2011

Total de downloads do artigo: 4342