Avaliação da rotação nos esquemas de modulação M-QAM em canais com desvanecimento Rice
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n23p50-56Palavras-chave:
M-QAM, canal Rice, modulação, rotação da constelação, diversidadeResumo
Desvanecimento causado por multipercurso em comunicação sem fio pode degradar o desempenho de uma comunicação em um sistema digital. Diversas técnicas têm sido propostas para melhorar o desempenho, incluindo a rotação da constelação. A rotação da constelação é uma técnica que introduz redundância através de uma escolha cuidadosa do ângulo de constelação de referência. Este artigo apresenta uma avaliação da técnica considerando a transmissão através de um canal Rice, que é suficientemente flexível para representar ambientes de transmissão diferentes (área aberta, suburbana, urbana com baixa densidade e urbana com média densidade). Os ângulos ideais de rotação foram estudados para o esquema de modulação M-QAM para os diferentes ambientes.
Downloads
Referências
ABNT, “ABNT NBR 15602-2, Digital terrestrial television – Video coding, audio coding and multiplexing – Part 2: Audio coding,” November 2007.
CAHN C.; Combined Digital Phase and Amplitude Modulation Communication Systems. In: IRE Transactions on Communications Systems, vol. 8, no. 3, pp. 150 –155, september 1960.
DOUKAS A.; KALIVAS G. Rician K Factor Estimation for Wireless Communication Systems. In: International Conference on Wireless and Mobile Communications, 2006.
LECOURS M.; CHOUINARD J.-Y.; DELISLE G.; ROY J.; Statistical modeling of the received signal envelope in a mobile radio channel, IEEE Transactions on Vehicular Technology, vol. 37, no. 4, pp. 204 –212, nov 1988.
SILVA V. A.; Modelagem Computacional de Canais de Comunicação Móvel. Dissertação de mestrado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2004.
SLIMANE S. B.; An Improved PSK Scheme for Fading Channels, IEEE Transactions on Vehicular Technology, vol. 47, no. 2, pp. 703–710, May 1998.
TAKADA M.; SAITO M.; Transmission system for ISDB-T, In: Proceedings of the IEEE, vol. 94, no. 1, pp. 251–256, Jan. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.