Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p35-42Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Desenvolvimento, Capital HumanoResumo
A discussão proposta neste artigo parte do pressuposto de que a forma de estruturação das políticas apresentadas pelo Estado, dentro de seu papel social, está relacionada diretamente a uma ideologia econômica que perpassa todos os níveis e se justifica numa lógica de acumulação capitalista e desenvolvimento econômico. Pretende-se, também, apresentar uma análise sobre como a ideologia, num contexto histórico dominante do empoderamento das forças e produtos, relaciona a educação à economia, vinculando uma aos objetivos da outra. Para alcançar o pressuposto, este artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, será apresentada a teoria do capital humano em suas concepções gerais e, a segunda, dispõe de uma contextualização sobre como a Teoria do Capital Humano (TCH), dentro de uma ideologia neoliberal, traz implicações para a política de formação dos profissionais da educação através de diversos mecanismos.
Downloads
Referências
AGUIAR, Letícia Carneiro. Formação docente, política curricular e a reedição da teoria do capital humano no Brasil. 2012. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/5372. Acesso em: 25 mai 2016.
BANCO MUNDIAL; CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Conhecimento e inovação para a competitividade. Brasília, 2008.
BRZEZINSKI, Iria. Sujeitos Sociais Coletivos e a política de formação inicial e continuada emergencial de professores: contradições vs conciliações. Educ. Soc, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1241-1259, out./dez. 2014.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. A reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Lua Nova, n. 45, p. 49-96, 1998.
CABRAL NETO, Antônio; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga (Orgs). Trabalho Docente: desafios no cotidiano da Educação Básica. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2013.
CARNOY, Martin. Mundialização e reforma da educação: o que os planejadores devem saber. Brasília: UNESCO.
CHAUÍ, Marilena de Souza. O que é ideologia. Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 2001.
DOURADO, Luiz Fernando e Cols. Diretrizes Curriculares Nacional para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. CNE/CP 02/2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17625-parecer--cne-cp2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_slug=junho-2015pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 ago. 2015.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios / Paulo Freire. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FRIGOTO, Gaudêncio. A produtividade da escola produtiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993, p. 35-67.
MILANO, Jackson. Os desafios do ensino da ciência em pleno séc XXI. In:PAROLIN, Isabel. Sou Professor! A formação do Professor Formador. Curitiba: Ed. Positivo, 2009.
SÁCRISTAN, J. G. Poderes Instáveis em Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SCHULTZ, T. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.