Teoria do capital humano, educação, desenvolvimento econômico e suas implicações na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n32p35-42Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Desenvolvimento, Capital HumanoResumo
A discussão proposta neste artigo parte do pressuposto de que a forma de estruturação das políticas apresentadas pelo Estado, dentro de seu papel social, está relacionada diretamente a uma ideologia econômica que perpassa todos os níveis e se justifica numa lógica de acumulação capitalista e desenvolvimento econômico. Pretende-se, também, apresentar uma análise sobre como a ideologia, num contexto histórico dominante do empoderamento das forças e produtos, relaciona a educação à economia, vinculando uma aos objetivos da outra. Para alcançar o pressuposto, este artigo está estruturado em duas partes. Na primeira, será apresentada a teoria do capital humano em suas concepções gerais e, a segunda, dispõe de uma contextualização sobre como a Teoria do Capital Humano (TCH), dentro de uma ideologia neoliberal, traz implicações para a política de formação dos profissionais da educação através de diversos mecanismos.
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