- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Desafios da comunicação pública em uma instituição federal de ensino
Resumo
O artigo analisa os desafios da Comunicação Pública em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica através de resultados alcançados em pesquisas realizadas nos últimos cinco anos. Foram realizadas entrevistas com gestores, análise sobre as ferramentas mais utilizadas pelos canais
oficiais de comunicação, com enfoque mais específico no uso das mídias digitais. Os conceitos de Comunicação Pública, em sua intersecção com a Comunicação Estratégica e Organizacional, balizam teoricamente esse estudo. Reflexões sobre novas práticas de comunicação com vistas ao alcance das políticas públicas e à democratização dos serviços são desenvolvidas nesse texto. Autores como Sodré, Primo, Recuero, Duarte e Brandão são suportes teóricos utilizados.
Palavras-chave
comunicação pública; gestão; instituição de ensino; mídias digitais; organização federal
Texto completo:
Referências
BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge (Org). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 1. ed. 2. reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009. p. 1-33.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Manual de orientação para atuação em redes sociais. Outubro de 2012. Disponível em: http://www.secom.gov.br/pdfs-da-area-de-orientacoes-gerais/internet-e-redes-sociais/secommanualredessociaisout2012_pdf.pdf. Acesso em: 09 nov. 2013.
BRITO, José Augusto Pereira. Cibercidadania: a virtualização na Comunicação Pública contemporânea. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, ano 3, n. 4, p. 107-123, 1. sem. 2006.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 2010. Vol. 2.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a socidade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge Antônio Menna; BARROS, Antonio (Org). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 63-83.
DUARTE, Jorge Antônio Menna. Instrumentos de Comunicação Pública. In: DUARTE, Jorge Antônio Menna. Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. p. 59-71.
FELICE, Massimo Di. Network society: da esfera pública para a conectividade. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. Vol. 2. p. 313-334.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
MARCHIORI, Marlene; RIBEIRO, Regiane Regina; CONTANI, Miguel. Comunicação e reflexividade nas organizações. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. Vol. 2. p. 121-136.
NOVELLI, Ana Lucia Coelho Romero. O papel institucional da Comunicação Pública para o sucesso da governança. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, ano 3, n. 4, p. 75-89, 1. sem. 2006.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação estratégica nas organizações? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília. Anais... Brasília: Intercom/Ed. UnB, 2006. Disponível em: http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf. Acesso em: 3 nov. 2012.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Trajetórias teórico-conceituais da Comunicação Organizacional. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 31, p. 47-53, dez. 2006. Disponível em: http://revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/viewFile/1110/832. Acesso em: 5 dez. 2013.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Visitas a este artigo: 1946
Total de downloads do artigo: 1345