Auditoria interna de sistema de gestão ambiental: estudo de caso no Verdegreen Hotel

Adriano Lucena da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - campus João Pessoa Brasil

Isaiane Vieira de Melo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa Brasil

Diego Rodrigues de Lucena

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa Brasil

Resumo

Esta pesquisa analisa as contribuições e os desafios associados às auditorias internas no Verdegreen Hotel, empreendimento hoteleiro de grande destaque na cidade de João Pessoa-PB, selecionado como unidade de estudo por dispor de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ISO 14001 implantado e certificado. Este estudo trata de uma pesquisa descritiva, baseada em um estudo de caso qualitativo. As técnicas utilizadas na metodologia foram: levantamento bibliográfico sobre as normas ISO que abordam as temáticas SGA e auditoria; questionários aplicados aos membros do comitê verde; e análise documental do manual do SGA. Para este estudo, três categorias foram selecionadas: i) instrumentos, ii) procedimentos e  iii) recursos humanos. A partir da análise de conteúdo das respostas dos questionários aplicados e do manual do SGA, foi constatado que as auditorias internas do Verdegreen Hotel ocorrem baseadas em métodos bem definidos de coleta e tratamento de informações e que o hotel mantém programas de capacitação para seus colaboradores. Com base nos resultados da pesquisa, tornou-se possível compreender como as questões relacionadas à aplicação da auditoria interna são oportunidades de aprimoramento do SGA implantado.

Palavras-chave


Empreendimentos hoteleiros; Sistema de Gestão Ambiental; Auditoria interna


Texto completo:

Referências


ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e Abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651,Rio de Janeiro, 2006..

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001- Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso. Rio de Janeiro, 2015.

______. NBR ISO 19011 - Diretrizes para auditoria de sistema de gestão. Rio de Janeiro, 2012.

______. NBR ISO 14004- Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio. Rio de Janeiro, 2005.

BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

CAMPOS, Lucila Maria de Souza; LERÍPIO, Alexandre de Ávila. Auditoria Ambiental: uma ferramenta de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

CASTELLI, Geraldo. Marketing hoteleiro. Caxias do Sul: Educs, 1991.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 2002.

SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM. Disponível em: http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/Entenda?tipo=1. Acesso em: 10 nov. 2016.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Auditoria de sistema de gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO (9001, 14001, 22000) e OHSAS 18001. São Paulo: Atlas, 2013.

SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. IV ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Anais... Brasília-DF, 2013


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n35p103-110

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3760

Total de downloads do artigo: 5568