Simplificações e Adaptações para Redução do Custo Computacional do Pré-processamento de Voz na Plataforma Arduino

Pedro Ítalo Ribeiro Albuquerque

IFPB Brasil

Emerson Barbosa da Cunha

IFPB Brasil

Daniella Dias Cavalcante da Silva

IFPB Brasil

César Rocha Vasconcelos

IFPB

Resumo

Atualmente, existe um crescente interesse por aplicações em que a interação homem-máquina seja realizada via a voz humana. No entanto, alguns equipamentos, como telefones celulares e eletrodomésticos, possuem limitações de armazenamento e processamento, dificultando a implementação deste tipo de sistema. Neste trabalho, foram implementadas simplificações matemáticas e estratégias de programação em duas etapas típicas de um sistema de reconhecimento da fala, a pré-ênfase e o janelamento. Oobjetivo desta implementação foi analisar o impacto das mesmas no desempenho e, consequentemente, no custo computacional as referidas etapas. Diante das adaptações efetuadas, o tempo de execução foi reduzido para 1/5 do tempo original da pré-ênfase e para 1/10 no caso do janelamento. 

Palavras-chave


Processamento de sinais de voz; pré-ênfase; janelamento; arduino; custo computacional


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p9-18

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1367

Total de downloads do artigo: 768