A acessibilidade na escola como direito à educação: o que falam os estudos empíricos nacionais?

Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Valmiza da Costa Rodrigues Durand

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Patrícia Diógenes de Melo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Resumo

Esta investigação tem como objetivo compreender o desenvolvimento da acessibilidade na escola em suas várias dimensões. Como metodologia de pesquisa, realizamos uma revisão de literatura baseada em estudos empíricos nacionais, utilizando a hermenêutica crítica para sua interpretação. Nos resultados, encontramos como fatores facilitadores da acessibilidade na escola o avanço nas leis que subsidiam a Política Nacional de Educação Especial que se distanciam do modelo médico da deficiência, mas no campo das experiências escolares ainda se destacam as dificuldades de acessibilidade pela recorrência de sentimentos de humilhação e invisibilidade. Ainda é imposto ao estudante com deficiência um esforço para se adequar às normas e tempos escolares, construídos no espaço que supõe que todos são iguais, sendo necessário que o professor contemple, em seu planejamento, a existência da heterogeneidade. Outro aspecto destacado em nosso estudo é a importância da luta política das pessoas com deficiência em coletivos organizados, assumindo seu direito à cidadania como algo a ser conquistado. A acessibilidade na escola deve compreender a dimensão psicossocial dos espaços construídos historicamente pelas trocas entre o indivíduo e a sociedade, sendo necessário produzir mudanças na estrutura escolar, nos espaços de formação de professores, nas atitudes do outro e em nós mesmos.

Palavras-chave


Acessibilidade; Formação de professores; Educação especial


Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p61-68

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