EXAME DE SUFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE IES DE MOSSORÓ/RN

Michele Cristina da Silva

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Especialista em Contabilidade Gerencial e Controladoria e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ítalo Carlos Soares do Nascimento

Universidade Federal do Ceará Brasil

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é docente do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). 

Sérgio Luiz Pedrosa Silva

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Doutor pela UFPE, (2019),Temas de estudo: Geografia Econômica (aglomerados Produtivos), Mestre em Eng. Produção pela UFSC, (2001). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, planejamento tributário, controle interno e controladoria. Lecionando em Cursos de Graduação e Pós-graduação. Editor da Revista Conhecimento Contábil. Coordenador do II Curso de Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UERN).

Geison Calyo Varela de Melo

Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria, na linha de pesquisa em Contabilidade, Controladoria e Finanças (CCF), pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Contabilidade, Perícia e Auditoria pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Annandy Raquel Pereira da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos alunos de Ciências Contábeis de IES de Mossoró/RN sobre o Exame de Suficiência. A pesquisa classifica-se como descritiva e quantitativa, e por meio do procedimento técnico survey, foram aplicados questionários para 75 respondentes, onde os resultados foram analisados através da estatística descritiva e da Análise Fatorial Exploratória (AFE). De modo geral, observou-se através da estatística descritiva uma predominância maior dos profissionais do gênero feminino, tendo em vista, dos 75 respondentes, 52% são do gênero feminino, contra 48% do público masculino. Com uma faixa etária representado por um público entre 22 a 26 anos, representado por 32% dos discentes. Com relação à atuação profissional, a maioria trabalha em empresa privada (50,7%), em seguida, os que não trabalham (25,3%), posteriormente, os estagiários (9,3%), teve seis discentes (8%) que responderam “outro”, e por último, os que são servidores públicos (6,7%). Através da AFE, foram identificados dois fatores que identificam a percepção dos alunos de Ciências Contábeis da amostra investigada sobre o exame de suficiência: F1- Relevância do Exame de Suficiência para a profissão contábil e F2 - Preparação para o Exame de Suficiência. Destarte, a pesquisa contribui por avançar na linha de pesquisa sobre do tema, assim como contribui com novos conhecimentos para a profissão contábil, acerca dos atributos elencados pelos alunos, para que com essas informações seja possível instigar reflexões para o aperfeiçoamento do exame, por parte de alunos, docentes, órgãos reguladores, dentre outros interessados.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n4p92

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