A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Paulo Ricardo Azevedo Silva

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Ítalo Carlos Soares do Nascimento

Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mariza Camila de Miranda

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Especialista em IFRS pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Géison Calyo Varela de Melo

Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Sérgio Luiz Pedrosa Silva

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar se os discentes aplicam a contabilidade como ferramenta de controle e planejamento financeiro no ambiente familiar. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter descritivo, quantitativo e por meio de um estudo de campo, com aplicação de questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com os resultados, verificou-se que os estudantes dos períodos finais do curso têm uma visão crítica mais desenvolvida, demonstrando mais conhecimentos financeiros quando comparados aos ingressantes e têm buscado aplicar esses conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos também demonstraram reconhecer a importância do curso, de se ter um controle sobre as finanças bem efetuado; reconhecem a elevada necessidade da capacitação e sua relevância perante a formação de novos conhecimentos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p89-114

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