A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE AUXILIO ÀS FINANÇAS PESSOAIS: PERSPECTIVA DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Paulo Ricardo Azevedo Silva

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Ítalo Carlos Soares do Nascimento

Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mariza Camila de Miranda

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Brasil

Especialista em IFRS pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Géison Calyo Varela de Melo

Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Sérgio Luiz Pedrosa Silva

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar se os discentes aplicam a contabilidade como ferramenta de controle e planejamento financeiro no ambiente familiar. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caráter descritivo, quantitativo e por meio de um estudo de campo, com aplicação de questionário aos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com os resultados, verificou-se que os estudantes dos períodos finais do curso têm uma visão crítica mais desenvolvida, demonstrando mais conhecimentos financeiros quando comparados aos ingressantes e têm buscado aplicar esses conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos também demonstraram reconhecer a importância do curso, de se ter um controle sobre as finanças bem efetuado; reconhecem a elevada necessidade da capacitação e sua relevância perante a formação de novos conhecimentos.

Texto completo:

Referências


BASTOS, J. L. D.; DUQUIA, R. P. Um dos delineamentos mais empregados em epidemiologia: estudo transversal. Scientia Medica, v. 17, n. 4, p. 229-232, 2007.

BEUREN, I. M. (Organizador). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006.

CHAVES, I. D. Educação financeira no ensino médio: consumo consciente um desafio para economia. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2019.

CNC. Endividamento cresce em junho e alcança maior nível desde julho 2013, CNC, 09 jul. 2019. Disponível em: . Acesso em: 02 ago. 2019.

CONTO, S. M. de et al. O comportamento de alunos do ensino médio do Vale do Taquari em relação às finanças pessoais. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 8, n. 2, p. 182-206, 2016.

CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; DA SILVA, M. N. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018.

DENG, Hsu-Tong et al. Influence of financial literacy of teachers on financial education teaching in elementary schools. International Journal of e-Education, e-Business, e-Management and e-Learning, v. 3, n. 1, p. 68, 2013.

FREITAG, V. C. et al. A contabilidade para Controle das Finanças Pessoais: a visão do acadêmico. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO (SEMEAD), 12, 2009, São Paulo. Anais eletrônicos...São Paulo: USP, 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2019

FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GALLAGHER, L. Planeje seu futuro financeiro: o guia sobre investimentos para multiplicar seu patrimônio. Elsevier Brasil, 2008.

GALVÃO, K. S.; OLIVEIRA FILHO, A. M. Nível de letramento financeiro: um levantamento dos estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Revista Gestão e Organizações, v. 04, n. 01, p. 1-25, 2019.

GIL, A. Como Elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRAF, C. O.; GRAF, M. Planejamento financeiro: fugindo das dívidas. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 11, n. 2, p. 183-191, 2013

IUDÍCIBUS, S. de; MARTINS, E.; CARVALHO, L. N. Contabilidade: aspectos relevantes da epopeia de sua evolução. Revista Contabilidade & Finanças, v. 16, n. 38, p. 7-19, 2005. Disponível em: . Acesso em 02 set. 2019.

LOPES, W. - Contabilidade e Gestão Financeira. São Paulo: Editora Senac, 2018.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, J. P. Educação financeira ao alcance de todos. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2004.

MEDEIROS, F. S. B.; LOPES, T. de A. M. Finanças Pessoais: um estudo com Alunos do curso de Ciências Contábeis de uma IES privada de Santa Maria – RS. Revista Eletrônca de Estratégia e Negócios, v. 7, n. 2, p. 221-251, 2014.

MELO, J. M.; MOREIRA, C. S. Contabilidade e a educação financeira pessoal: um estudo com graduandos em ciências contábeis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.

MIOTTO, A. P.; PARENTE, J. G. Antecedents and consequences of household financial management in Brazilian lower-middle class. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 1, p.50-64, 2015.

MONTEIRO, D. L.; FERNANDES, B. V. R.; SANTOS, W. R. dos. Finanças Pessoais: Um Estudo dos seus Princípios Básicos com Alunos da Universidade de Brasília. In: Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis (AdCont), 2, 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: PUC, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2019.

NUNES, P. Utilização da Contabilidade no planejamento e controle das finanças. Revista Catarinense de Ciência Contábil, Santa Catarina, v. 5, n. 15, p. 59-71, 2006.

OECD - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. “National Strategies for Financial Education: OECD/INFE Policy Handbook”, OECD, 16 nov. 2015. Disponível em:

. Acesso em: 06 set. 2019.

OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 1999.

OTTANI, D. S. et al. Contabilidade aplicada às finanças pessoais: Um estudo de caso com os acadêmicos do Centro Universitário Municipal de São José. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, nv e p., (mayo 2016), 2016.

PEREIRA, F. B.; CAVALCANTE, A.; CROCCO, M. Um plano nacional de capacitação financeira: o caso brasileiro. Economia e Sociedade, v. 28, n. 2, p. 541-561, 2019.

PEREIRA, L.; PEREIRA, L. de S.; TREML, E. E. Z. F. A Contabilidade como instrumento de controle das Finanças Pessoais: a percepção dos egressos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do norte de Santa Catarina. In: Congresso Internacional de Administração, 9, 2015, Ponta Grossa/PR. Anais... Ponta Grossa: 2015.

QUEIROZ, E. H. de; VALDEVINO, R. Q.; OLIVEIRA, A. M. de. A CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS: um estudo comparativo entre discentes do curso de Ciências Contábeis. Revista Conhecimento Contábil, v. 1, n. 1, p. 26-42, 2015.

SANTOS, A. C.; SILVA, M. Importância do planejamento financeiro no processo de controle do endividamento familiar: um estudo de caso nas regiões metropolitanas da Bahia e Sergipe. Revista Formadores, v. 7, n. 1, p. 05-17, 2014.

SCHIFFMAN, L. & KANUK, L. Comportamento do consumidor. 6. ed. São Paulo: LTC Editora, 2000.

SERASA. Inadimplência do consumidor bate recorde e atinge 61,8 milhões, revela Serasa. Serasa Experian, 2019. Disponível em: . Acesso em: 08 set 2019.

SILVA, W. J.; CARRARO, W. B. W. H.; SILVA, M. de L. F. da. A contabilidade como instrumento de controle e planejamento financeiro pessoal. 2017, TCC (Bacharel em Contabilidade) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

VIEIRA NETO, P. Estatística descritiva: Conceitos básicos. São Paulo, 2004.

VOLP, R. P.; CHEN, H.: An Analysis of Personal Financial Literacy Among College Students. Financial Services Review, v. 7, n. 2, p. 109-110, 1998.

WOHLEMBERG, T. R.; BRAUM, L. M. dos S. B.; ROJO, C. A. Finanças pessoais: uma pesquisa com os acadêmicos da Unioeste Campus de Marechal Cândido Rondon. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 11, n. 21, p. 133-152, 2011.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p89-114

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2322

Total de downloads do artigo: 2341