PERSPECTIVAS MERCADOLÓGICAS DOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: COMPARATIVO ENTRE ALUNOS DE UMA IES PÚBLICA E PRIVADA DE MOSSORÓ-RN

Andreza Tainá de Sá Soares

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Brasil

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Camilla Saionara Silva Santos

Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Brasil

Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte

Ítalo Carlos Soares do Nascimento

Faculdade Católica do Rio Grande do Norte Brasil

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mariza Camila de Miranda

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Brasil

Especialista em IFRS pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Wênyka Preston Leite Batista da Costa

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Potiguar.

Resumo

O objetivo desse trabalho consiste em analisar as perspectivas dos concluintes do curso de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter descritivo e de natureza quantitativa, através de um estudo multicasos com aplicação de questionários aos discentes concluintes do referido curso em duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo uma pública, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e uma privada, a Faculdade Regional da Bahia (UNIRB), ambas do Campus Mossoró-RN. Com os resultados, verificou-se, dentre outros pontos, que a principal perspectiva de atuação na profissão pública contábil dos discentes tanto da UERN quanto da UNIRB está em atuar na área privada e na área pública, sendo estas as áreas que mais se destacaram na visão dos discentes. Quanto à maior motivação na escolha do curso, destacam-se as seguintes: perspectivas de empregabilidade e busca por concurso público. Adicionalmente, também verificou-se, através da Análise de Correspondência Simples (Anacor), que discentes do gênero feminino pretendem atuar na área pública, ao passo que a maioria dos discentes do gênero masculino desejam ingressar no mercado no setor privado. A pesquisa avança na discussão sobre o tema e contribui do ponto de vista acadêmico e social. Para a academia, permite a ampliação do debate e apresenta como diferencial a inclusão da variável gênero como explicação para a escolha de área de atuação, que até o presente momento, foi pouco explorada pela literatura nacional e internacional. Do ponto de vista social, levanta informações pertinentes, que podem servir de reflexão para as instituições de ensino superior no processo de planejamento de suas atividades, ofertas de disciplinas, cursos, oficinas, eventos, dentre outros aspectos.

Texto completo:

Referências


APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Profissionais Ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade agrupados por Gênero. Disponível em: http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0. Acesso em: 01 de Julho de 2018

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. A representatividade feminina na contabilidade. Disponível em: . Acesso em: 01 de novembro de 2018.

CLAYTON, P. R. Accounting Curriculum Redesig: Improving CPA Exam Pass-Rates at a small university. Journal of Business Administration - OnLine, v.1, n.1, p.1-14. 2012.

DEGENHART, L.; TURRA, S.; BIAVATTI, V. T. Mercado de trabalho na percepção dos acadêmicos concluintes do curso de ciências contábeis do estado de Santa Catarina. ConTexto, Porto Alegre, v. 16, n. 32, p. 77-93, 2016.

FÁVERO, L. P. L.; BELFIORE, P. P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2009.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010

LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G. de. Perspectivas dos formandos do curso de Ciências Contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 147-159, 2008

MARQUES, V. A.; DIAS, K. C. M.; SILVA, L. K. C. Expectativas profissionais dos estudantes de Ciências Contábeis em uma universidade de Minas Gerais. Revista interdisciplinar da PUC Minas no Barreiro, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 107-127, 2016.

MARION, J.C. Contabilidade empresarial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, P. L.; MELO, B. M.; QUEIROZ, D. L.; SOUZA, M. S.; BORGES, R. O. Tecnologia e sistemas de informação e suas influencias na gestão e contabilidade. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 9, 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de janeiro: SEGeT, 2012.

NASCIMENTO, C. S.; SILVA, D. S.; COSTA, P. L. B.; SILVA, S. L. P. Fatores de sucesso para o profissional contábil atuar frente ao mercado competitivo na perspectiva dos discentes do ensino superior em Ciências Contábeis In: Congresso Brasileiro de Contabilidade, 20, 2016. Anais [...]. Fortaleza: CBC, 2016.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. In: BEUREN, Ilse Maria et al. Como elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RÊGO, T. F.; ANDRADE, E. R. G. Perfil e campo de atuação profissional dos egressos do curso de ciências contábeis da UFRN. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2010.

SÁ, A. L. Ética Profissional. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, E. A.; MOURA, I. V.; ALMEIDA L. B. Intenção dos alunos em seguir carreira na área de contabilidade sob a perspectiva da teoria do comportamento planejado. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasilia, v. 12, n. 1, p. 66-82, 2018.

SILVA, J. S.; NASCIMENTO, I. C. S.; MELO, G. C. V.; SILVA, J. D. Perspectivas de atuação profissional dos discentes de ciências contábeis em função do gênero. In: NASCIMENTO, I. C. S.; SILVA, S. L. P; MELO, G. C. V. (Orgs.). Diversidade de Gênero no Ambiente Contábil. 1 ed. Mossoró/RN: Edições UERN, 2020, v. 1, p. 09-28.

SILVA, D. F.; ENSSLIN; S. R; REINA, D. R. M; Alterações na Legislação Contábil: Um estudo em Instituições de Ensino Superior em Ciências Contábeis. In: Seminário em Administração, 14, 2011. Anais [...] Florianópolis: SEMEAD, 2011.

SOARES, E. F. J.; VALDEVINO, R. Q. S.; QUEIROZ, R. S.; OLIVEIRA, A. M. Perspectivas dos graduandos em ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho. In: Congresso Brasileiro de Custos, 26, 2019, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ABC, 2019.

SORGETZ, E. T. S.; RIBEIRO, L. M.; GAMARRA, L. S.; GRAMS, M. D.; BERLATTO, O. Áreas de contabilidade mais desejadas: estudo de caso dos acadêmicos de Ciências Contábeis formados em 2014 da FSG. Revista Contabilidade, Ciências da Gestão e Finanças, Caxias do Sul, v. 2, n. 1. p. 4-25, 2014.

SOUSA, D. O. Perspectivas Profissionais dos Estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em 2014. 2014. 70 p. Monografia (Curso de ciências contábeis) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014.

SOUZA, D.; TAVARES, J. Perspectivas Profissionais dos Acadêmicos do Curso de Ciências Contabeis e as expectativas de demanda de mercado 2013. 2013. 66 p. Monografia (Curso de Ciências Contábeis) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n4p19-39

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 586

Total de downloads do artigo: 498