https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/issue/feedRevista Gestão e Organizações2025-08-11T19:21:56-03:00Editoria da Revista ReGORregor@ifpb.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Gestão e Organizações (ReGOr)</strong> surgiu em 2016 e, sem haver nenhuma interrupção de publicações, hoje tem periodicidade trimestral e todos os trabalhos que constituem o periódico contêm o <em>Digital Object Identifier (</em>DOI) e contam com fluxo contínuo tanto em termos de submissão como de publicação (<em>ahead of print</em>).</p> <p>A revista tem Qualis B3 nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Arquitetura Urbanismo e Design, Artes, Comunicação e Informação, Engenharias III, Ensino e Interdisciplinar. Sua principal Área de avaliação é Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.</p> <p>A <strong>ReGOr</strong> é um periódico on-line e gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destacam-se: Administração da Produção e Logística; Atuária; Contabilidade Financeira (usuários externos); Contabilidade Gerencial e de Custos (usuários internos); Contabilidade Pública e de Terceiro; Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Pública e Gestão Escolar; Empreendedorismo; Ensino, Pesquisa e Produção Acadêmica em Gestão; Estratégia Organizacional; Finanças e Mercado de Capitais; Gestão Ambiental; Gestão da Informação; Gestão de Empreendimentos Não Governamentais e Economia Solidária; Gestão de Tecnologia e Inovação; Gestão Pública e Governança; Letramento Financeiro; Marketing; Gestão da Qualidade; Recursos Humanos; Turismo e Hospitalidade.</p> <p>Desejamos uma boa leitura!</p>https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7760PARADOXOS ENTRE DISCURSO E PRÁTICA NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PNDP2024-07-10T19:38:59-03:00José Pereira do Cantojpcanto1@gmail.comCarolina Suelen da Silvacarolina.silva@ufsc.brMarcos B. L. Dalmauprofessordalmau@gmail.com<p>As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações e têm que seguir a legislação em vigor. Nessas instituições, a gestão por competências (GPC) ganhou destaque nos últimos anos, por isso esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso e a prática da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto ao desenvolvimento de pessoas baseado em competências em universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa básica, com níveis exploratória e descritiva e, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (<em>survey</em>) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo. Os resultados apontaram que o modelo de GPC exige flexibilidade, mas a lei exige controle; exige inovação e criatividade, porém ao se buscar fazer mais e com menos parece ir de encontro a foco nos resultados e um serviço público de alto desempenho conforme predispões os normativos legais. A exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006 e o próprio instrumento de coleta de dados - questionário eletrônico, são algumas das limitações encontradas para o estudo.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8563ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO TELETRABALHO: EXEMPLOS DE MULHERES SERVIDORAS EM UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA2024-06-13T09:22:18-03:00Natasha De Britonatasha_5678@hotmail.comPatricia Kinast De Camillispatricia.camillis@unialfa.com.br<p>O artigo analisa as estratégias utilizadas por mulheres servidoras públicas que adotaram o teletrabalho para a realização de suas atividades laborais em um Tribunal de Justiça do Brasil. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas semiestruturadas e utilizando-se Análise de Conteúdo. O desenvolvimento da pesquisa permitiu compreender que, do ponto de vista da organização da sociedade atual e das estruturas familiares, a mulher continua sendo a maior responsável pelos cuidados domésticos e dos familiares em geral. Em contrapartida, o teletrabalho foi apontado como alternativa para que a mulher continue se fortalecendo no trabalho, ainda que a sobrecarga de funções familiares seja uma realidade. A partir dessa constatação, as estratégias utilizadas pelas mulheres pressupõem uma rede de apoio eficiente. Conclui-se que as dificuldades encontradas têm sido gradualmente ultrapassadas pelas estratégias de gestão pessoal, de tempo e de produtividade desenvolvidas a fim de que seja possível o desempenho da mulher em todas as suas funções. Isso indica ainda um espaço de atuação das organizações para apoiar as mulheres em teletrabalho.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8949O RITMO DO BEM-ESTAR2025-06-25T17:29:51-03:00João Vitor de Oliveira Silva joaovitoroliveira@alu.uern.brJuliana Carvalho de Sousajuli.cs1009@gmail.comAline Francilurdes Nery do Vale alinefrancilurdes@hotmail.comLuana de Andrade Pinheiro Borgesluanapinheiroborges@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da aplicação da musicoterapia no ambiente de trabalho, no combate a síndrome de <em>Burnout</em> (SB) em uma agência de marketing digital na cidade de Pau dos Ferros/RN. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram aplicadas entrevistas e observação direta a cinco colaboradores. No que se refere a análise dos dados, utilizou-se a análise de Bardin. Em relação aos resultados foi possível observar que a utilização da musicoterapia tornou o ambiente harmônico e satisfatório para os colaboradores da organização, evidenciando a ausência da SB. Ademais, observou-se apenas algumas características da dimensão inicial da SB, como a Exaustão Emocional. Portanto, os colaboradores não apresentaram uma tendência a desenvolvimento da SB na organização estudada. Após identificar a ausência da SB nos colaboradores da organização, e através da musicoterapia, também foi possível observar o quanto a música é capaz de deixar o ambiente de trabalho harmônico e prazeroso para realização das atividades da organização.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 João Vitor de Oliveira Silva , Juliana Carvalho de Sousa, Aline Francilurdes Nery do Vale , Luana de Andrade Pinheiro Borgeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8556O RELATÓRIO INTEGRADO COMO FATOR MOTIVADOR PARA A DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIA2024-08-14T20:56:40-03:00Marcelo Pereira de Moraesmpmoraes1975@gmail.comJulio Vieira Netojulion@id.uff.brLuis Perez Zóteslpzotes@gmail.com<p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span>O objetivo deste estudo visa analisar os relatórios integrados no prisma motivacional da instituição. Realizada através de análise de documentos, artigos e congressos que relatam sobre os impactos na qualidade motivacional causados com a divulgação dos relatórios corporativos integrados. Foram coletadas 12 experiências positivistas práticas realizadas de 2014 a 2022 para realização de um </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>checklist</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span>, onde as promessas oferecidas na adoção do </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>Integrated Reporting Framework</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span> (Estrutura Internacional para o Relatório Integrado) foram comparadas aos resultados das pesquisas. Os resultados apontam que na prática, a padronização dos relatórios integrados como prestação de contas, possibilita o cumprimento das promessas oferecidas no </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>Integrated Reporting Framework</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span> em organizações de diversos segmentos. Promover a comunicação da criação de valor aos seus investidores, partes interessadas, especialistas, elaboradores dos relatórios e reguladores, tornando-se uma evolução na comunicação corporativa.</span></span></span></p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/9068Um Branding e Fidelização no Setor Esportivo2025-06-24T12:55:21-03:00Geovana Da Silva Moraisgeovanamorais2023@gmail.comMireya Cristina Macieira Carvalhomireyamacieira02@gmail.comWitalo Tedesco Paimwitalotedesco@gmail.com<p>Este artigo analisa as estratégias de branding utilizadas por grandes marcas esportivas globais, com ênfase na Nike, Adidas e Puma, a fim de compreender como constroem identidade, promovem fidelização de clientes e fortalecem seu posicionamento no mercado. Por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, foram selecionadas 30 fontes entre 2021 e 2024. Os resultados indicam que as marcas estudadas investem intensamente em storytelling, marketing de influência, engajamento digital e ações sociais, promovendo vínculos emocionais duradouros. Conclui-se que a fidelização no setor esportivo está diretamente associada à experiência de marca e ao alinhamento entre propósito, discurso e prática.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Geovana Da Silva Morais, Mireya Cristina Macieira Carvalho, Witalo Tedesco Paim