https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/issue/feedRevista Gestão e Organizações2025-04-24T00:00:00-03:00Editoria da Revista ReGORregor@ifpb.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Gestão e Organizações (ReGOr)</strong> surgiu em 2016 e, sem haver nenhuma interrupção de publicações, hoje tem periodicidade trimestral e todos os trabalhos que constituem o periódico contêm o <em>Digital Object Identifier (</em>DOI) e contam com fluxo contínuo tanto em termos de submissão como de publicação (<em>ahead of print</em>).</p> <p>A revista tem Qualis B3 nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Arquitetura Urbanismo e Design, Artes, Comunicação e Informação, Engenharias III, Ensino e Interdisciplinar. Sua principal Área de avaliação é Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.</p> <p>A <strong>ReGOr</strong> é um periódico on-line e gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destacam-se: Administração da Produção e Logística; Atuária; Contabilidade Financeira (usuários externos); Contabilidade Gerencial e de Custos (usuários internos); Contabilidade Pública e de Terceiro; Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Pública e Gestão Escolar; Empreendedorismo; Ensino, Pesquisa e Produção Acadêmica em Gestão; Estratégia Organizacional; Finanças e Mercado de Capitais; Gestão Ambiental; Gestão da Informação; Gestão de Empreendimentos Não Governamentais e Economia Solidária; Gestão de Tecnologia e Inovação; Gestão Pública e Governança; Letramento Financeiro; Marketing; Gestão da Qualidade; Recursos Humanos; Turismo e Hospitalidade.</p> <p>Desejamos uma boa leitura!</p>https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7744LOGÍSTICA REVERSA NA MINERAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO APLICADA À DEVOLUÇÃO DE MATERIAL2024-10-24T12:06:05-03:00Fernanda Chaves Maranhão de Araújovavananda@hotmail.comPaulo De Tárcio Castro Nogueiraptcnogueira@gmail.comTELMA MARIA CHAVES FERREIRA DA SILVATELMA.CHAVES@UFMA.BREliene Cristina Barros Ribeiroeliene.cbr@ufma.brCléber Augusto Pereiracleber.pereira@ufma.br<p>As empresas estão num cenário em constante mudança, buscando mais eficiência e uma melhoria contínua, almejando alcançar as melhores práticas para a continuidade no mercado. A atividade de mineração no Brasil não foge dessa realidade, visto que é uma das principais atividades nos contextos nacional e internacional, prestando um importante papel para o desenvolvimento socioeconômico do País. O objetivo geral deste é analisar o processo de logística reversa em uma grande mineradora no Brasil, com foco na devolução de materiais em 2022, considerando os aspectos econômicos e ambientais. Adotou-se uma proposta metodológica de investigação-ação em que o estudo examina as informações disponibilizadas pelo sistema empresarial e analisa o protocolo institucional do procedimento interno de devolução da organização. Como conclusão do estudo foi possível extrair a elevada relevância financeira e ambiental da logística reversa na organização. Para futuras investigações, recomenda-se analisar a eficiência da logística reversa em diferentes setores da organização.</p>2025-04-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8895COMPREENDER AS DIVERSAS SKILLS E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DO RAMO AGROINDUSTRIAL DO INTERIOR PAULISTA2025-02-15T17:55:14-03:00Vagner Marcondes Corrêavmcorrea98@gmail.comLuiza Helena Giraud Borgesluizagiraud51@gmail.com<p>As competências técnicas e pessoais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das atividades corporativas no âmbito global, interligando-se e complementando-se para gerar resultados esmagadores e fidelizar clientes. Ao compreender as diferentes classes e tipos de competências, torna-se possível construir equipes mais comprometidas e produtivas, capazes de trabalhar de forma integrada. Assim, o presente estudo teve como objetivo explorar e analisar as categorias de habilidades no ambiente corporativo de agroindústrias localizadas no interior de São Paulo. Para isso, foram coletados dados por meio de um questionário aplicado a 117 participantes de agroindústrias da região de São Carlos, utilizando uma escala Likert de cinco pontos. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes é do sexo masculino (66,7%) e ocupa funções de auxiliar ou especialista (54,7%). Observe-se que os entrevistados confirmaram a importância das soft skills, com uma média de 4,04. Também compreendam a relevância das hard skills (média de 3,86), identificam uma necessidade de aprimoramento técnico (média de 3,72). A compreensão das habilidades críticas mostrou-se moderadamente (média de 3,28), apesar da importância dessas habilidades serem confiáveis (média de 3,76). Demonstra uma sólida compreensão de suas capacidades técnicas e pessoais no desenvolvimento de suas tarefas.</p>2025-04-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Vagner Marcondes Corrêahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8569ESTRESSE E COPING ENTRE RODOVIÁRIOS URBANOS: UM ESTUDO COM EQUAÇÕES ESTRUTURAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ2024-09-27T13:42:00-03:00Clayton José Coelho da Silvaclaytonjcs.cs@gmail.comCarlos André de Mattos Teixeiracarlosandrematte@gmail.comMaria Luiza Rodrigues Moreiraluizaraiteru@gmail.comJuliana Teixeira Fernandesjulianatf@ufpa.brCarlos André Corrêa de Mattoscacmattos@gmail.com<span>O estresse expressa uma resposta a circunstâncias ameaçadoras presentes no ambiente. Caracterizado como uma experiência subjetiva, o estresse exige dos indivíduos estratégias para manter equilibradas emoções, comportamentos, fisiologia e faculdades cognitivas. Esses mecanismos são conhecidos com estratégias de <em>coping</em>. Destarte, apesar de o estresse estar presente em todas as profissões, os trabalhadores do transporte urbano de passageiros são especialmente impactados por ele. Considerando esse aspecto, o objetivo deste estudo é analisar a relação entre estresse e <em>coping</em> em uma amostra de trabalhadores do transporte rodoviário urbano de passageiros na região Metropolitana de Belém do Pará, Brasil. Para tanto, foi realizada uma <em>survey</em> com a utilização das escalas de Estresse Percebido (EEP-14) e Toulousina de <em>Coping</em> (ETC-18), aplicadas <em>on-line</em> a 102 trabalhadores selecionados por acessibilidade. Os dados foram tratados com técnicas quantitativas, em especial, modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram duas das cinco hipóteses e mostraram um segmento masculino formado por jovens trabalhadores que utilizam estratégias caracterizadas pelo “Controle” e “Conversão”. Assim, observa-se o predomínio de posturas construtivas para lidar com o estresse. As conclusões recomendam ações da área de gestão de pessoas que promovam a capacidade reflexiva e a habilidade de planejamento para fortalecer os recursos pessoais dos trabalhadores e, com isso, aprimorar a capacidade para enfrentar o estresse.</span>2025-04-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8691Protagonismo empreendedor: percepção dos egressos sobre a capacidade de empreender2025-02-06T11:00:11-03:00Rener Gomes Santosrgs8@aluno.ifnmg.edu.brIsmael Mendes dos Santos Juniorismael.mendes@gmail.comLucas Pazolini Dias Rodrigueslucas.dias@ifmg.edu.brAndressa Miranda de Oliveiraadm2017.andressa@gmail.com<span>Neste artigo buscou-se avaliar o papel da educação empreendedora na formação de egressos do curso de Administração do IFNMG - Campus Araçuaí, investigando se a instituição contribuiu para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. O campus, implantado em 2011, oferta desde 2013 o curso no turno noturno objetivando capacitar os discentes a identificar nichos de mercado, criar e gerir seus próprios negócios e por meio disso promover o empreendedorismo regional. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de aplicação de questionário a 33 egressos do curso. A maioria (69,7%) dos participantes reconhecem que a instituição foi importante para sua capacitação empreendedora. Constatou-se que a maioria trabalha (95%), mas poucos possuem negócios próprios (15,2%). Contudo quase metade (48,5%) pretendem empreender no futuro, embora apenas poucos (24,2%) estejam se preparando. As incoerências entre expectativas e prática dos egressos sinalizam que há necessidade de fortalecer o empreendedorismo no ensino, incentivando os estudantes a serem protagonistas de seus empreendimentos. Por outro lado, mesmo que em sua maioria não tenham iniciado seus próprios negócios, são potencialmente intraempreendedores nas empresas em que trabalham.</span>2025-04-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8713REDE IF ECOSOL: TRABALHO EM REDE PARA O FORTALECIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA REDE FEDERAL DE EPCT2024-11-18T13:15:31-03:00Diogo ferreira Regodiogofar@gmail.comEtiane Araldietiane.araldi@gmail.comAlba Valéria Neiva Rodriguesalbavaleria@ifba.edu.brJosiane Roberta Krebsjosiane.krebs@viamao.ifrs.edu.br<p>O presente artigo tem como objeto de discussão a Rede IF EcoSol (Rede de Economia Solidária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - RFEPCT) e as relações entre o campo da economia solidária com a RFEPCT. Criada em 2022, a Rede IF Ecosol tem como objetivo fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia solidária na Rede Federal, proporcionando o fortalecimento popular, a superação das desigualdades e o desenvolvimento social. No presente trabalho, será sistematizado o percurso da Rede IF Ecosol desde sua criação, abrangendo uma análise das características das/os participantes, sua organização e funcionamento, bem como resultados alcançados até o momento. A partir da análise, observa-se que a Rede IF Ecosol tem desempenhado um papel importante para o fortalecimento do movimento de economia solidária no Brasil, contribuindo para a construção de políticas públicas e o fortalecimento do tema dentro da Rede Federal.</p>2025-04-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizações