https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/issue/feed Revista Gestão e Organizações 2025-08-11T19:21:56-03:00 Editoria da Revista ReGOR regor@ifpb.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Gestão e Organizações (ReGOr)</strong> surgiu em 2016 e, sem haver nenhuma interrupção de publicações, hoje tem periodicidade trimestral e todos os trabalhos que constituem o periódico contêm o <em>Digital Object Identifier (</em>DOI) e contam com fluxo contínuo tanto em termos de submissão como de publicação (<em>ahead of print</em>).</p> <p>A revista tem Qualis B3 nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Arquitetura Urbanismo e Design, Artes, Comunicação e Informação, Engenharias III, Ensino e Interdisciplinar. Sua principal Área de avaliação é Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.</p> <p>A <strong>ReGOr</strong> é um periódico on-line e gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destacam-se: Administração da Produção e Logística; Atuária; Contabilidade Financeira (usuários externos); Contabilidade Gerencial e de Custos (usuários internos); Contabilidade Pública e de Terceiro; Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Pública e Gestão Escolar; Empreendedorismo; Ensino, Pesquisa e Produção Acadêmica em Gestão; Estratégia Organizacional; Finanças e Mercado de Capitais; Gestão Ambiental; Gestão da Informação; Gestão de Empreendimentos Não Governamentais e Economia Solidária; Gestão de Tecnologia e Inovação; Gestão Pública e Governança; Letramento Financeiro; Marketing; Gestão da Qualidade; Recursos Humanos; Turismo e Hospitalidade.</p> <p>Desejamos uma boa leitura!</p> https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7760 PARADOXOS ENTRE DISCURSO E PRÁTICA NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PNDP 2024-07-10T19:38:59-03:00 José Pereira do Canto jpcanto1@gmail.com Carolina Suelen da Silva carolina.silva@ufsc.br Marcos B. L. Dalmau professordalmau@gmail.com <p>As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações e têm que seguir a legislação em vigor. Nessas instituições, a gestão por competências (GPC) ganhou destaque nos últimos anos, por isso esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso e a prática da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto ao desenvolvimento de pessoas baseado em competências em universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa básica, com níveis exploratória e descritiva e, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (<em>survey</em>) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo. Os resultados apontaram que o modelo de GPC exige flexibilidade, mas a lei exige controle; exige inovação e criatividade, porém ao se buscar fazer mais e com menos parece ir de encontro a foco nos resultados e um serviço público de alto desempenho conforme predispões os normativos legais. A exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006 e o próprio instrumento de coleta de dados - questionário eletrônico, são algumas das limitações encontradas para o estudo.</p> 2025-08-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizações https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8563 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO TELETRABALHO: EXEMPLOS DE MULHERES SERVIDORAS EM UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA 2024-06-13T09:22:18-03:00 Natasha De Brito natasha_5678@hotmail.com Patricia Kinast De Camillis patricia.camillis@unialfa.com.br <p>O artigo analisa as estratégias utilizadas por mulheres servidoras públicas que adotaram o teletrabalho para a realização de suas atividades laborais em um Tribunal de Justiça do Brasil. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas semiestruturadas e utilizando-se Análise de Conteúdo. O desenvolvimento da pesquisa permitiu compreender que, do ponto de vista da organização da sociedade atual e das estruturas familiares, a mulher continua sendo a maior responsável pelos cuidados domésticos e dos familiares em geral. Em contrapartida, o teletrabalho foi apontado como alternativa para que a mulher continue se fortalecendo no trabalho, ainda que a sobrecarga de funções familiares seja uma realidade. A partir dessa constatação, as estratégias utilizadas pelas mulheres pressupõem uma rede de apoio eficiente. Conclui-se que as dificuldades encontradas têm sido gradualmente ultrapassadas pelas estratégias de gestão pessoal, de tempo e de produtividade desenvolvidas a fim de que seja possível o desempenho da mulher em todas as suas funções. Isso indica ainda um espaço de atuação das organizações para apoiar as mulheres em teletrabalho.</p> 2025-08-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizações https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8949 O RITMO DO BEM-ESTAR 2025-06-25T17:29:51-03:00 João Vitor de Oliveira Silva joaovitoroliveira@alu.uern.br Juliana Carvalho de Sousa juli.cs1009@gmail.com Aline Francilurdes Nery do Vale alinefrancilurdes@hotmail.com Luana de Andrade Pinheiro Borges luanapinheiroborges@gmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da aplicação da musicoterapia no ambiente de trabalho, no combate a síndrome de&nbsp;<em>Burnout</em>&nbsp;(SB) em uma agência de marketing digital na cidade de Pau dos Ferros/RN.&nbsp;Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo, e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram aplicadas entrevistas e observação direta a cinco colaboradores. No que se refere a análise dos dados, utilizou-se a análise de Bardin. Em relação aos resultados foi possível observar que a utilização da musicoterapia tornou o ambiente harmônico e satisfatório para os colaboradores da organização, evidenciando a ausência da SB. Ademais, observou-se apenas algumas características da dimensão inicial da SB, como a Exaustão Emocional.&nbsp; Portanto, os colaboradores não apresentaram uma tendência a desenvolvimento da SB na organização estudada. Após identificar a ausência da SB nos colaboradores da organização, e através da musicoterapia, também foi possível observar o quanto a música é capaz de deixar o ambiente de trabalho harmônico e prazeroso para realização das atividades da organização.</p> 2025-08-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 João Vitor de Oliveira Silva , Juliana Carvalho de Sousa, Aline Francilurdes Nery do Vale , Luana de Andrade Pinheiro Borges https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8556 O RELATÓRIO INTEGRADO COMO FATOR MOTIVADOR PARA A DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIA 2024-08-14T20:56:40-03:00 Marcelo Pereira de Moraes mpmoraes1975@gmail.com Julio Vieira Neto julion@id.uff.br Luis Perez Zótes lpzotes@gmail.com <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span>O objetivo deste estudo visa analisar os relatórios integrados no prisma motivacional da instituição. Realizada através de análise de documentos, artigos e congressos que relatam sobre os impactos na qualidade motivacional causados com a divulgação dos relatórios corporativos integrados. Foram coletadas 12 experiências positivistas práticas realizadas de 2014 a 2022 para realização de um </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>checklist</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span>, onde as promessas oferecidas na adoção do </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>Integrated Reporting Framework</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span> (Estrutura Internacional para o Relatório Integrado) foram comparadas aos resultados das pesquisas. Os resultados apontam que na prática, a padronização dos relatórios integrados como prestação de contas, possibilita o cumprimento das promessas oferecidas no </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>Integrated Reporting Framework</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span> em organizações de diversos segmentos. Promover a comunicação da criação de valor aos seus investidores, partes interessadas, especialistas, elaboradores dos relatórios e reguladores, tornando-se uma evolução na comunicação corporativa.</span></span></span></p> 2025-08-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizações https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/9068 Um Branding e Fidelização no Setor Esportivo 2025-06-24T12:55:21-03:00 Geovana Da Silva Morais geovanamorais2023@gmail.com Mireya Cristina Macieira Carvalho mireyamacieira02@gmail.com Witalo Tedesco Paim witalotedesco@gmail.com <p>Este artigo analisa as estratégias de branding utilizadas por grandes marcas esportivas globais, com ênfase na Nike, Adidas e Puma, a fim de compreender como constroem identidade, promovem fidelização de clientes e fortalecem seu posicionamento no mercado. Por meio de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, foram selecionadas 30 fontes entre 2021 e 2024. Os resultados indicam que as marcas estudadas investem intensamente em storytelling, marketing de influência, engajamento digital e ações sociais, promovendo vínculos emocionais duradouros. Conclui-se que a fidelização no setor esportivo está diretamente associada à experiência de marca e ao alinhamento entre propósito, discurso e prática.</p> 2025-08-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Geovana Da Silva Morais, Mireya Cristina Macieira Carvalho, Witalo Tedesco Paim