https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/issue/feedRevista Gestão e Organizações2025-08-11T19:21:56-03:00Editoria da Revista ReGORregor@ifpb.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Gestão e Organizações (ReGOr)</strong> surgiu em 2016 e, sem haver nenhuma interrupção de publicações, hoje tem periodicidade trimestral e todos os trabalhos que constituem o periódico contêm o <em>Digital Object Identifier (</em>DOI) e contam com fluxo contínuo tanto em termos de submissão como de publicação (<em>ahead of print</em>).</p> <p>A revista tem Qualis B3 nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, Arquitetura Urbanismo e Design, Artes, Comunicação e Informação, Engenharias III, Ensino e Interdisciplinar. Sua principal Área de avaliação é Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.</p> <p>A <strong>ReGOr</strong> é um periódico on-line e gratuito, que tem como intuito publicar apenas artigos científicos inéditos que abordem as diversas áreas temáticas relacionadas a gestão, entre as quais destacam-se: Administração da Produção e Logística; Atuária; Contabilidade Financeira (usuários externos); Contabilidade Gerencial e de Custos (usuários internos); Contabilidade Pública e de Terceiro; Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Pública e Gestão Escolar; Empreendedorismo; Ensino, Pesquisa e Produção Acadêmica em Gestão; Estratégia Organizacional; Finanças e Mercado de Capitais; Gestão Ambiental; Gestão da Informação; Gestão de Empreendimentos Não Governamentais e Economia Solidária; Gestão de Tecnologia e Inovação; Gestão Pública e Governança; Letramento Financeiro; Marketing; Gestão da Qualidade; Recursos Humanos; Turismo e Hospitalidade.</p> <p>Desejamos uma boa leitura!</p>https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7760PARADOXOS ENTRE DISCURSO E PRÁTICA NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PNDP2024-07-10T19:38:59-03:00José Pereira do Cantojpcanto1@gmail.comCarolina Suelen da Silvacarolina.silva@ufsc.brMarcos B. L. Dalmauprofessordalmau@gmail.com<p>As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações e têm que seguir a legislação em vigor. Nessas instituições, a gestão por competências (GPC) ganhou destaque nos últimos anos, por isso esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso e a prática da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto ao desenvolvimento de pessoas baseado em competências em universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa básica, com níveis exploratória e descritiva e, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (<em>survey</em>) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo. Os resultados apontaram que o modelo de GPC exige flexibilidade, mas a lei exige controle; exige inovação e criatividade, porém ao se buscar fazer mais e com menos parece ir de encontro a foco nos resultados e um serviço público de alto desempenho conforme predispões os normativos legais. A exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006 e o próprio instrumento de coleta de dados - questionário eletrônico, são algumas das limitações encontradas para o estudo.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8563ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO TELETRABALHO: EXEMPLOS DE MULHERES SERVIDORAS EM UM TRIBUNAL DE JUSTIÇA2024-06-13T09:22:18-03:00Natasha De Britonatasha_5678@hotmail.comPatricia Kinast De Camillispatricia.camillis@unialfa.com.br<p>O artigo analisa as estratégias utilizadas por mulheres servidoras públicas que adotaram o teletrabalho para a realização de suas atividades laborais em um Tribunal de Justiça do Brasil. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas semiestruturadas e utilizando-se Análise de Conteúdo. O desenvolvimento da pesquisa permitiu compreender que, do ponto de vista da organização da sociedade atual e das estruturas familiares, a mulher continua sendo a maior responsável pelos cuidados domésticos e dos familiares em geral. Em contrapartida, o teletrabalho foi apontado como alternativa para que a mulher continue se fortalecendo no trabalho, ainda que a sobrecarga de funções familiares seja uma realidade. A partir dessa constatação, as estratégias utilizadas pelas mulheres pressupõem uma rede de apoio eficiente. Conclui-se que as dificuldades encontradas têm sido gradualmente ultrapassadas pelas estratégias de gestão pessoal, de tempo e de produtividade desenvolvidas a fim de que seja possível o desempenho da mulher em todas as suas funções. Isso indica ainda um espaço de atuação das organizações para apoiar as mulheres em teletrabalho.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8949O RITMO DO BEM-ESTAR2025-06-25T17:29:51-03:00João Vitor de Oliveira Silva joaovitoroliveira@alu.uern.brJuliana Carvalhojuli.cs1009@gmail.comAline Francilurdes Nery do Vale alinefrancilurdes@hotmail.comLuana de Andrade Pinheiro Borgesluanapinheiroborges@gmail.com<p>This work aims to analyze the effects of applying music therapy in the work environment, in the fight against <em>Burnout</em> Syndrome (SB) in a digital marketing agency in the city of Pau dos Ferros/RN. This is a qualitative, descriptive study and field research. For data collection, interviews and direct observation were applied to five employees. With regard to data analysis, Bardin's analysis was used. Regarding the results, it was possible to observe that the use of music therapy made the environment harmonious and satisfactory for the organization's employees, evidencing the absence of <em>Burnout</em> Syndrome. In addition, only some characteristics of the initial dimension of <em>Burnout</em> Syndrome were observed, such as Emotional Exhaustion. Therefore, employees did not show a tendency to develop BS in the organization studied. After identifying the absence of SB in the organization's employees, and through music therapy, it was also possible to observe how much music is able to make the work environment harmonious and pleasant to carry out the organization's activities.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 João Vitor de Oliveira Silva , Juliana Carvalho de Sousa, Aline Francilurdes Nery do Vale , Luana de Andrade Pinheiro Borgeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/8556O RELATÓRIO INTEGRADO COMO FATOR MOTIVADOR PARA A DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIA2024-08-14T20:56:40-03:00Marcelo Pereira de Moraesmpmoraes1975@gmail.comJulio Vieira Netojulion@id.uff.brLuis Perez Zóteslpzotes@gmail.com<p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span>O objetivo deste estudo visa analisar os relatórios integrados no prisma motivacional da instituição. Realizada através de análise de documentos, artigos e congressos que relatam sobre os impactos na qualidade motivacional causados com a divulgação dos relatórios corporativos integrados. Foram coletadas 12 experiências positivistas práticas realizadas de 2014 a 2022 para realização de um </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>checklist</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span>, onde as promessas oferecidas na adoção do </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>Integrated Reporting Framework</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span> (Estrutura Internacional para o Relatório Integrado) foram comparadas aos resultados das pesquisas. Os resultados apontam que na prática, a padronização dos relatórios integrados como prestação de contas, possibilita o cumprimento das promessas oferecidas no </span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><em><span>Integrated Reporting Framework</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;"><span> em organizações de diversos segmentos. Promover a comunicação da criação de valor aos seus investidores, partes interessadas, especialistas, elaboradores dos relatórios e reguladores, tornando-se uma evolução na comunicação corporativa.</span></span></span></p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizaçõeshttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/9068Português 2025-06-24T12:55:21-03:00Geovana Da Silva Moraisgeovanamorais2023@gmail.comPortuguês Portuguêsmireyamacieira02@gmail.comPortuguês Portuguêswitalotedesco@gmail.com<p>This article analyzes the branding strategies used by major global sports brands, focusing on Nike, Adidas, and Puma, to understand how they build brand identity, promote customer loyalty, and strengthen their market positioning. Through a qualitative, exploratory, and bibliographic study, 30 sources from 2021 to 2024 were selected. The results show that these brands heavily invest in storytelling, influencer marketing, digital engagement, and social initiatives, fostering lasting emotional connections with consumers. It is concluded that customer loyalty in the sports sector is directly linked to brand experience and the alignment between purpose, discourse, and practice.</p>2025-08-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Geovana Da Silva Morais, Mireya Cristina Macieira Carvalho, Witalo Tedesco Paim