BIOATIVOS EM FRUTOS DE JUAZEIRO (Ziziphus joazeiro Mart.)

Jéssica Leite da Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Doutoranda em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.

Ana Marinho do Nascimento

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Doutoranda em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.

Tatiana Marinho Gadelha

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestranda em Horticultura Tropical, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal.

Osvaldo Soares da Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Professor da Unidade Acadêmica de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.

Franciscleudo Bezerra da Costa

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Professor da Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Ziziphus joazeiro Mart. é uma espécie endêmica da Caatinga, apresenta porte médio, bastante resistente a seca, permanecendo verde durante todo o período de estiagem. Seu caule, folhas e frutos apresentam diversas aplicações, desde a medicina popular, indústria de cosméticos, alimentação animal e humana. Os frutos de juazeiro são saborosos, doces e ricos em vitamina C, no entanto, são necessários estudos no sentido de aprofundar o conhecimento das propriedades do fruto, como por exemplo, os componentes bioativos presentes, identificando suas potencialidades e possíveis aplicações na alimentação humana e industrialização. OBJETIVOS: Objetivou-se avaliar os componentes bioativos (compostos fenólicos, flavonoides, antocianinas e ácido ascórbico) de frutos de juazeiro colhidos no estádio maduro. MATERIAIS E MÉTODOS: Os frutos de juazeiro maduros foram colhidos de plantas localizadas na Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal/PB. Após a colheita, seleção, classificação, remoção de sujidades e retirada do pedúnculo, os frutos foram despolpados manualmente com auxílio de facas e a polpa processada em processador de suco doméstico com adição de água na proporção 1:1 (massa:volume). A quantificação dos compostos fenólicos foi realizada por espectrofotometria utilizando o método de Folin-Ciocalteou; os flavonoides e antocianinas foram extraídos em solução de etanol:HCl e quantificados por leitura em espectrofotômetro; o ácido ascórbico foi determinado por titulação em solução de Tillmans. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os frutos de juazeiro obtiveram elevada concentração de componentes bioativos, em especial de compostos fenólicos (455,15 mg 100g-1), aspecto de grande importância pois essas substâncias possuem atividade antioxidante, que atuam inibindo a ação de radicais livres. Os flavonoides e as antocianinas se apresentaram em menor concentração, 6,76 mg 100g-1 e 0,23 mg 100g-1, respectivamente, induzindo que os compostos fenólicos do fruto de juazeiro é do tipo não flavonoide. Estimou-se concentração de ácido ascórbico de 11,89 mg 100g-1, quantidade relevante e de grande importância, pois, o ácido ascórbico é empregado como índice de qualidade dos alimentos, além de possuir atividade antioxidante. CONCLUSÃO: O fruto de juazeiro tem concentração elevada de compostos fenólicos e quantidade relevante de ácido ascórbico, podendo assim ser considerado fornecedor de compostos bioativos, além de nutrir, podem promover benefícios a saúde do indivíduo, como a prevenção de doenças.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3618

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1019

Total de downloads do artigo: 690