TEORES DE AÇÚCARES EM FRUTOS DE Spondias purpurea

Tatiana Marinho Gadelha

Brasil

Ana Marinho do Nascimento

Jéssica Leite da Silva

Charlene Maria Alcântara

Franciscleudo Bezerra da Costa

Resumo

INTRODUÇÃO: A ciriguela é fruto apreciado no nordeste do Brasil, sendo consumido na forma “in natura” e utilizado para a fabricação de polpas, sorvetes e sucos. É de importância econômica para a região, visto que possui potencial para o mercado brasileiro. A aceitação do ciriguela pelos consumidores ocorre devido ao sabor característico que é influenciado pelo estádio de maturação, uma vez que os frutos colhidos antes de completarem o amadurecimento apresentam sabor acidulado. Portanto, o conhecimento sobre o conteúdo de açúcar em frutos é uma ferramenta importante, já que os consumidores buscam por frutos mais adocicados. OBJETIVOS: Tendo em vista essa problemática, objetivou-se determinar os teores de açúcares em frutos ciriguela colhidos maduros. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram utilizados frutos obtidos na cidade de Sousa, Paraíba. Os ciriguelas foram colhidos e transportados para o Laboratório de Química Bioquímica e Análise de Alimentos da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal. Os frutos foram higienizados em água corrente e conduzidos para a avaliação dos sólidos solúveis, açúcares totais, açúcares redutores e açúcares não redutores. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os teores de sólidos solúveis foram de 15,43% sendo considerado alto, vale ressaltar que esse resultado corresponde a todas as substancias dissolvidas na polpa do fruto, levando em consideração que o açúcar tem maior predominância. O açúcar não redutor obtido foi de 9,84 g 100 g-1, valor corresponde à reserva energética que o fruto possui, podendo ele ser convertido em açúcares de menor peso molecular. Já os redutores foram de 0,05 g 100 g-1, resultado esperado uma vez que esses compostos possuem uma alta capacidade de reação e são facilmente convertidos. O açúcar total foi de 9,89 g 100 g-1 valor que caracteriza um fruto doce. Houve correlação significativa entre as variáveis estudadas, visto que os parâmetros estão diretamente relacionados ao conteúdo de açúcares presente nos frutos. Observou-se uma forte correlação positiva entre os teores de sólidos solúveis, açúcares totais, açúcares redutores e não redutores, mostrando que as variáveis estão intimamente ligadas. CONCLUSÃO: A ciriguela obteve maior conteúdo de sólidos solúveis e açúcares totais ao completarem a maturação, indicando que o fruto possui características organolépticas que agradam os consumidores.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3650

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 762

Total de downloads do artigo: 606