TEORES DE AÇÚCARES DO PIMENTÃO VERDE (Capsicum annuum L.)

Ana Marinho do Nascimento

Brasil

Jéssica Leite da Silva

Tatiana Marinho Gadelha

Osvaldo Soares da Silva

Franciscleudo Bezerra da Costa

Resumo

INTRODUÇÃO: O pimentão verde é um fruto colhido antes de completar a maturação. A aceitação dessa hortaliça é influenciada pelo cor e sabor característico, uma vez que esses atributos indicam qualidade nos frutos. Para se obter pimentões verdes de qualidade é necessário que a colheita seja eficiente, visto que a maturidade é um fator importante para determinar o armazenamento e a comercialização. Portanto, o conhecimento sobre a hidrólise do amido e conversão de açúcares auxiliam durante o controle dos processos degradativos que geram perdas desses frutos após a colheita. OBJETIVOS: Objetivou-se determinar os teores de açúcares em pimentões verdes comercializados na cidade de Pombal, PB. MATERIAIS E MÉTODOS: O experimento foi conduzido no Laboratório de Química, Bioquímica e Análise de Alimentos, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal. Para realização das análises os pimentões foram selecionados, lavados em agua corrente, triturados separadamente em liquidificador e transferidos para recipientes plásticos. Os parâmetros avaliados foram: sólidos solúveis, açúcares totais, açúcares redutores e não redutores. Após as análises foi determinado coeficiente de correlação de Pearson entre as características estudadas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os teores de sólidos solúveis foram de 4,9%, comportamento esperado já que o fruto se encontra no estádio verde. Vale destacar que esse resultado corresponde a todos os sólidos presentes na polpa do fruto. O açúcar total foi de 3,1 g 100 g-1 indicando que a concentração de açúcar em frutos de pimentões imaturos é menor. O açúcar não redutor foi de 1,0 g 100 g-1, sendo esse valor proporcional a reserva energética do fruto. O teor de açúcares redutor encontrado foi de 2,1 g 100 g-1, resultado previsto uma vez que esses compostos foram acumulados para serem convertidos em açúcares de baixo peso molecular durante a maturação. As variáveis estudadas apresentaram correlação significativa, com uma forte correlação positiva entre os sólidos solúveis e açúcares não redutores, como também entre os açúcares totais e açúcares redutores, informando que os açúcares presentes no pimentão verde são interligados. CONCLUSÃO: Os teores de sólidos solúveis, açúcares totais, açúcares redutores e açúcares não redutores nos pimentões comercializados foram baixos, indicando que os frutos foram colhidos no estádio de maturação adequado para a armazenamento e distribuição.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3649

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 824

Total de downloads do artigo: 693