AÇÚCARES EM FRUTOS DE JUAZEIRO (Ziziphus joazeiro Mart.)

Autores

  • Jéssica Leite da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Marinho do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Tatiana Marinho Gadelha Universidade Federal de Campina Grande
  • Osvaldo Soares da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Franciscleudo Bezerra da Costa Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.35512/ras.v3i3.3616

Resumo

INTRODUÇÃO: A caatinga apresenta grande diversidade de plantas com notável potencial na indústria alimentícia, entre elas o juazeiro. O juazeiro produz frutos amarelos, com polpa branca e sabor doce, rica em constituintes com propriedades antioxidantes, como ácido ascórbico e compostos fenólicos. Apesar dos trabalhos já direcionados a avaliação dos frutos de juazeiro ainda é escasso estudos para avaliar detalhadamente componentes, como a composição de açúcares. OBJETIVOS: Objetivou-se avaliar os açúcares (sólidos solúveis, açúcares totais, açúcares redutores e não redutores) de frutos de juazeiro colhidos no estádio maduro. MATERIAIS E MÉTODOS: Os frutos de juazeiro maduros foram colhidos de plantas localizadas na Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal/PB. Após a colheita, seleção, classificação, remoção de sujidades e retirada do pedúnculo, os frutos foram despolpados manualmente com auxílio de facas e a polpa processada em processador de suco doméstico com adição de água na proporção 1:1 (massa:volume). A quantificação dos açúcares foi realizada por meio da análise de sólidos solúveis, empregando refratômetro digital, sendo a polpa filtrada em camada de algodão; os açúcares totais foram quantificados pelo método da antrona; os açúcares redutores determinados conforme o método do ácido dinitrosalicílico; os açúcares não redutores foram quantificados pela diferença dos açúcares totais e os açúcares redutores. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se elevada concentração de açúcares, 31,31% de sólidos solúveis, 29,44 g 100g-1 de açúcares totais, sendo destes, 1,11 g 100g-1 de açúcares redutores e 28,33 g 100g-1 de açúcares não redutores. O alto conteúdo de sólidos solúveis influencia positivamente no rendimento de produtos como doces, geleias, compotas, uma vez que, para cada °Brix de aumento na matéria-prima resulta no incremento de 20% no rendimento industrial. Os resultados indicam que a maioria dos sólidos solúveis presentes no fruto de juazeiro são açúcares totais, bem como, a grande parte dos açúcares totais são do tipo não redutores. Os resultados obtidos para açúcares totais encontram maiores em relação a frutas como manga (13,91 g 100g-1) e abacaxi (12,86 g 100g-1), indicando que os frutos de juazeiro podem ser utilizados na industrialização de produtos que necessitam de alta concentração de açúcar, como doces, geleias, compotas entre outros. CONCLUSÃO: Os frutos de juazeiro tem quantidade elevada de sólidos solúveis, sendo, a grande maioria açúcares totais. Demonstrando que os mesmos podem ser utilizados para processamento, tendo em vista que resultará em elevado rendimento industrial, ou mesmo, para o consumo in natura, uma vez que, frutos com alto teor de açúcar são mais apreciados pelos consumidores.

Biografia do Autor

Jéssica Leite da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.

Ana Marinho do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.

Tatiana Marinho Gadelha, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Horticultura Tropical, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal.

Osvaldo Soares da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Unidade Acadêmica de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande,Campus Campina Grande.

Franciscleudo Bezerra da Costa, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande,Campus Pombal.

Downloads

Publicado

2020-01-16

Edição

Seção

RESUMO SIMPLES -III CETIS - 2020 - Agropecuária

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)