AÇÚCARES EM FRUTOS DE JUAZEIRO (Ziziphus joazeiro Mart.)

Jéssica Leite da Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Doutoranda em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.

Ana Marinho do Nascimento

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Doutoranda em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande.

Tatiana Marinho Gadelha

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestranda em Horticultura Tropical, Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Pombal.

Osvaldo Soares da Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Professor da Unidade Acadêmica de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande,Campus Campina Grande.

Franciscleudo Bezerra da Costa

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Professor da Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal de Campina Grande,Campus Pombal.

Resumo

INTRODUÇÃO: A caatinga apresenta grande diversidade de plantas com notável potencial na indústria alimentícia, entre elas o juazeiro. O juazeiro produz frutos amarelos, com polpa branca e sabor doce, rica em constituintes com propriedades antioxidantes, como ácido ascórbico e compostos fenólicos. Apesar dos trabalhos já direcionados a avaliação dos frutos de juazeiro ainda é escasso estudos para avaliar detalhadamente componentes, como a composição de açúcares. OBJETIVOS: Objetivou-se avaliar os açúcares (sólidos solúveis, açúcares totais, açúcares redutores e não redutores) de frutos de juazeiro colhidos no estádio maduro. MATERIAIS E MÉTODOS: Os frutos de juazeiro maduros foram colhidos de plantas localizadas na Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal/PB. Após a colheita, seleção, classificação, remoção de sujidades e retirada do pedúnculo, os frutos foram despolpados manualmente com auxílio de facas e a polpa processada em processador de suco doméstico com adição de água na proporção 1:1 (massa:volume). A quantificação dos açúcares foi realizada por meio da análise de sólidos solúveis, empregando refratômetro digital, sendo a polpa filtrada em camada de algodão; os açúcares totais foram quantificados pelo método da antrona; os açúcares redutores determinados conforme o método do ácido dinitrosalicílico; os açúcares não redutores foram quantificados pela diferença dos açúcares totais e os açúcares redutores. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se elevada concentração de açúcares, 31,31% de sólidos solúveis, 29,44 g 100g-1 de açúcares totais, sendo destes, 1,11 g 100g-1 de açúcares redutores e 28,33 g 100g-1 de açúcares não redutores. O alto conteúdo de sólidos solúveis influencia positivamente no rendimento de produtos como doces, geleias, compotas, uma vez que, para cada °Brix de aumento na matéria-prima resulta no incremento de 20% no rendimento industrial. Os resultados indicam que a maioria dos sólidos solúveis presentes no fruto de juazeiro são açúcares totais, bem como, a grande parte dos açúcares totais são do tipo não redutores. Os resultados obtidos para açúcares totais encontram maiores em relação a frutas como manga (13,91 g 100g-1) e abacaxi (12,86 g 100g-1), indicando que os frutos de juazeiro podem ser utilizados na industrialização de produtos que necessitam de alta concentração de açúcar, como doces, geleias, compotas entre outros. CONCLUSÃO: Os frutos de juazeiro tem quantidade elevada de sólidos solúveis, sendo, a grande maioria açúcares totais. Demonstrando que os mesmos podem ser utilizados para processamento, tendo em vista que resultará em elevado rendimento industrial, ou mesmo, para o consumo in natura, uma vez que, frutos com alto teor de açúcar são mais apreciados pelos consumidores.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3616

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 772

Total de downloads do artigo: 583