Mídia advocacy: alternativa de prevenção ao uso de drogas

Autores

  • Crisvalter Rogério de Araújo Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Vania Maria de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Maria Inês Gandolfo Conceição Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p72-80

Palavras-chave:

Mídia advocacy, Drogas, Políticas públicas

Resumo

Este trabalho contesta as duas vertentes de prevenção ao uso de drogas mais abordadas pelos meios de comunicação social: o discurso de “guerra às drogas” e as campanhas educativas, com o objetivo de apresentar uma alternativa midiática a essas intervenções, conhecida como mídia advocacy. A partir de uma pesquisa bibliográfica na Medline, de publicações do período de 1997 a 2009, discorre-se sobre o conteúdo de mídia advocacy nas publicações dessa base de dados. Conclui-se que essa estratégia se apresenta como uma alternativa eficiente de empoderamento das comunidades para influenciar quem tem o poder de implantar políticas públicas sobre drogas.

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Publicado

2015-12-02

Como Citar

MEDEIROS, C. R. de A.; MEDEIROS, V. M. de; CONCEIÇÃO, M. I. G. Mídia advocacy: alternativa de prevenção ao uso de drogas. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 72–80, 2015. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n27p72-80. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/546. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas