Mídia advocacy: alternativa de prevenção ao uso de drogas

Crisvalter Rogério de Araújo Medeiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Vania Maria de Medeiros

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maria Inês Gandolfo Conceição

Universidade de Brasília (UnB) Brasil

Resumo

Este trabalho contesta as duas vertentes de prevenção ao uso de drogas mais abordadas pelos meios de comunicação social: o discurso de “guerra às drogas” e as campanhas educativas, com o objetivo de apresentar uma alternativa midiática a essas intervenções, conhecida como mídia advocacy. A partir de uma pesquisa bibliográfica na Medline, de publicações do período de 1997 a 2009, discorre-se sobre o conteúdo de mídia advocacy nas publicações dessa base de dados. Conclui-se que essa estratégia se apresenta como uma alternativa eficiente de empoderamento das comunidades para influenciar quem tem o poder de implantar políticas públicas sobre drogas.

Palavras-chave


Mídia advocacy; Drogas; Políticas públicas


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p72-80

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2381

Total de downloads do artigo: 1590