Sistema seguidor solar microcontrolado

Daiane Maria Mendes Duarte

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Francisco Eduardo Mendes da Silva

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

José Alves do Nascimento Neto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

A demanda de energia elétrica é cada vez maior devido ao grande crescimento da população e do novo estilo de vida adotado pela sociedade moderna, cada vez mais industrializada. Nesse sentido, o consumo de energia vem apresentando um crescimento acelerado. Concomitantemente, a sociedade se movimenta no sentido de se conscientizar das alterações ocasionadas na natureza, e, assim, surge a necessidade de novos meios de geração de energia, menos impactantes ao meio ambiente, denominadas energias renováveis. Este artigo vem apresentar um sistema seguidor solar microcontrolado, que possibilita uma maior captação de energia em placas solares, pois as posiciona sempre com sua face voltada para o sol. O sistema de controle é baseado nas equações matemáticas cujos resultados são as posições do sol num dado dia e em uma dada hora. Estas coordenadas são calculadas e resultam no deslocamento da célula fotovoltaica por meio de um motor.

Palavras-chave


Energia fotovoltaica; Seguidor solar; Arduino


Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n27p123-127

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 3584

Total de downloads do artigo: 3165