Brincar de aprender: ferramentas interdisciplinares no ensino da ortografia

Autores

  • Jamylle Rebouças Ouverney-King Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0003-2590-2361
  • Ana Carolina Costa de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Maria das Graças Amorim Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

DOI:

https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p121-131

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Software educacional, Gamificação, M-learning, Interdisciplinaridade

Resumo

Discutimos as ramificações do m-learning por meio da gamificação em uma aula de Português para uma turma de Ciências da Computação, com foco em ortografia, usando o aplicativo SoletrandoMob. Os jogos educativos e os recursos midiáticos possibilitam ao aluno aprender com mobilidade. O corpus é composto por parágrafos produzidos pelos alunos sobre o grau de satisfação em relação ao uso do aplicativo. A análise está fundamentada nas discussões sobre a gamificação, o software educacional e o m-learning. Concluímos que o uso da tecnologia, que se apoia no m-learning e na gamificação, faz com que os alunos utilizem o smartphone de uma maneira inteligente, para consolidar o conhecimento ou ainda aprender novos conteúdos. Além disso, o SoletrandoMob, quando associado ao ensino da Língua Portuguesa, representa uma rica contribuição para aproximação entre a aprendizagem e o entretenimento de forma interdisciplinar. Ao contrário do que pode ser pensado, o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula deixou a esfera da ousadia e tem se tornado uma ferramenta natural.

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Referências

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Publicado

2016-09-29

Como Citar

OUVERNEY-KING, J. R.; OLIVEIRA, A. C. C. de; CASTRO, M. das G. A. Brincar de aprender: ferramentas interdisciplinares no ensino da ortografia. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 30, p. 121–131, 2016. DOI: 10.18265/1517-03062015v1n30p121-131. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/390. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensino