Brincar de aprender: ferramentas interdisciplinares no ensino da ortografia

Jamylle Rebouças Ouverney-King

ORCID iD Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Ana Carolina Costa de Oliveira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Maria das Graças Amorim Castro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Brasil

Resumo

Discutimos as ramificações do m-learning por meio da gamificação em uma aula de Português para uma turma de Ciências da Computação, com foco em ortografia, usando o aplicativo SoletrandoMob. Os jogos educativos e os recursos midiáticos possibilitam ao aluno aprender com mobilidade. O corpus é composto por parágrafos produzidos pelos alunos sobre o grau de satisfação em relação ao uso do aplicativo. A análise está fundamentada nas discussões sobre a gamificação, o software educacional e o m-learning. Concluímos que o uso da tecnologia, que se apoia no m-learning e na gamificação, faz com que os alunos utilizem o smartphone de uma maneira inteligente, para consolidar o conhecimento ou ainda aprender novos conteúdos. Além disso, o SoletrandoMob, quando associado ao ensino da Língua Portuguesa, representa uma rica contribuição para aproximação entre a aprendizagem e o entretenimento de forma interdisciplinar. Ao contrário do que pode ser pensado, o uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula deixou a esfera da ousadia e tem se tornado uma ferramenta natural.

Palavras-chave


Língua Portuguesa; Software educacional; Gamificação; M-learning; Interdisciplinaridade


Texto completo:

Referências


BORTONI-RICARDO, S. M. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In: GORSKI, E. M.; COELHO, I. L. (Orgs.). Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

CRISTOVÃO, H.; NOBRE, I. Software educativo e objetivos de aprendizagem. In: NOBRE, I. A. M. et al. (Org). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.

FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C. R.; VANZIN, T. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

FRANÇA, R.; SILVA, A. C.. Avaliação de softwares educativos para o ensino de Língua Portuguesa. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 3, p. 23-34, dez. 2014.

HIGUCHI, A. Tecnologias móveis na educação. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura)–Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

LEITE, B. M-learning: o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 3, p. 55-68, dez. 2014.

MASETTO, M. Aula na universidade. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 179-192.

PRIETO, L. et al. Uso das tecnologias digitais em atividades didáticas nas séries iniciais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n.1, p.1-11, 2005.

VALENTE, J.; ALMEIDA, F.. Visão analítica da informática no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, n. 1, p. 1-28, 1997.

VIANNA, Y. et al. Gamification, Inc: como reinventar empresas a partir de jogos. 1. ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n30p121-131

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2939

Total de downloads do artigo: 3939