Código aberto: uma estratégia de mercado
DOI:
https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n17p86-90Palavras-chave:
open source, estratégia de mercado, código abertoResumo
Open Source pode ser definido como um método de desenvolvimento de software onde o código fonte é aberto para a comunidade e há suporte à recepção de contribuições, via Internet, de desenvolvedores dispersos geograficamente. Não há qualquer vinculação direta entre Open Source e Software livre. Existem licenças que protegem um software de código aberto e permitem que ele seja utilizado para diversos fins, inclusive o comercial. O Open Source trás diferenciais para o processo de desenvolvimento de software e seus resultados, tais como, maior qualidade, flexibilidade, rapidez e menor custo. Esta metodologia de desenvolvimento foi considerada eficiente apenas para fins de pesquisa acadêmica, para produzir conhecimento universal, de livre acesso. Atualmente, variados segmentos utilizam a metodologia Open Source para maximizar seus resultados. Tendo como objetivo averiguar na literatura, a aplicação desta metodologia como uma estratégia de mercado, dado que é crescente o número de importantes corporações que têm aplicado recursos em projetos com estes perfis, apresentamos este trabalho, com a finalidade de elucidar as razões que motivam estes investimentos, a motivação de um desenvolvedor que contribui gratuitamente para estes projetos, bem como desmistificar o senso comum que reprova a possibilidade de sucesso financeiro em um código fonte aberto ao público.
Downloads
Referências
ALKALAY, Avi. Quando Abrir O Código Fonte. - Acessado em: Disponível em: 20 de novembro de 2008 http://avi.alkalay.net/2007/06/quando-abrir-o-codigo-fonte.html
FREE SOFWARE FOUNDATION - Acessado em: 30 de novembro de 2008 Disponível em http://www.fsf.org/about/what-is-free-software
GOETZ, Thomas (2003), “Open Source Everywhere”, Wired,11, 11 Novembro), p. 158-167.
LAURENT, Andrew (2004) Understanding Open Source and Free Software Licensing
MAEMO - Acessado em: 20 de novembro de 2008 Disponível em http://maemo.org/
OPEN SOURCE INICIATIVE - Acessado em :15 de novembro de 2008 Disponível em- http://www.opensource.org/
WEBER, Steven (2001), “The Political Economy of Open Source Software”, a GBN Working Paper, Global Business Network (GBS)
WEBER, Steven (2004), “The Success of Open Source”,Harvard University Press, E.U.A.
WOODS, Dan (2005) Open Source For The Enterprise
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), nem esteja publicado em anais de congressos e/ou portais institucionais;
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
- Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable – localizável, acessível, interoperável e reutilizável);
- Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
Responsabilidades dos autores e transferência de direitos autorais
Os autores devem declarar a originalidade do estudo, bem como o fato de que este não foi publicado anteriormente ou está sendo considerado para publicação em outro meio, como periódicos, anais de eventos ou livros. Ao autorizarem a publicação do artigo na Revista Principia, os autores devem também responsabilizar-se pelo conteúdo do manuscrito, cujos direitos autorais, em caso de aprovação, passarão a ser propriedade exclusiva da revista. A Declaração de Responsabilidades dos Autores e Transferência de Direitos Autorais deverá ser assinada por todos os autores e anexada ao sistema como documento suplementar durante o processo de submissão. Clique no link abaixo para fazer o download do modelo.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.