Utilização da Areia Industrial em Argamassas de Revestimento

Luana Cechin

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Rosângela Basso Torkarski

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ticiana Patel Weiss Trento

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Adalberto Matoski

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a caracterização da Areia Industrial identificando suas propriedades físicas e mecânicas, através de ensaios de laboratório. Esse trabalho compara essas propriedades com os resultados obtidos utilizando a areia natural, na confecção de argamassas. Para fazer estas análises foram realizados ensaios nas areias conforme as Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), bem como nas argamassas moldadas em corpos de prova prismáticos. Foram realizados ensaios de compressão, e de tração na flexão. Para a comparação da ação dessas areias, foram usados (cinco) traços diferentes na composição da argamassa, ou seja: 100% areia natural; 75% areia natural e 25% areia artificial; 50% areia natural e 50% areia artificial; 25% areia natural e 75% areia artificial; e 100% areia artificial. Como resultado observou-se que a areia industrial possui características que possibilitam o seu uso como componente de pastas de argamassas de revestimento. Observou-se ainda que para um mesmo fator água/cimento, ocorre a redução da trabalhabilidade, quando se compara com a argamasse feita com a areia natural.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n29p77-87

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1370

Total de downloads do artigo: 1825