O STORYTELLING NA CONSTRUÇÃO DA MARCA MADAM WALKER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v8n2p43

Resumo

Diante da evolução do Mercado e consequentemente do Marketing, as empresas passaram a usar recursos já conhecidos, como contar histórias, para construir marcas fortes. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar o processo de construção da marca Madam Walker a partir do Storytelling, uma importante estratégia do Branding usada no Marketing. Para a resolução do problema de pesquisa, a metodologia utilizada fundamentou-se em um estudo de caso do livro e da série de TV “Self Made”, resultando em uma pesquisa de caráter descritivo por meio de revisão literária. Na construção dessa pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa, com o intuito de obter subsídios para analisar a contribuição do Storytelling na construção da marca Madam Walker. Ao final, pôde-se concluir que independentemente do período da história em que ele é utilizado, o Storytelling é uma boa estratégia de Marketing para se criar relacionamento entre a marca e o público através do emocional, conseguindo capturar e manter a atenção.

Referências

AMA (AMERICAN MARKETING ASSOCIATION). Disponível em: <https://www.ama.org/the -definition-of-marketing-what-is-marketing/>. Acesso em: 20 maio de 2021.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BUNDLES, A’Lelia. Self Made: inspired by the life of Madam C. J. Walker. New York: Scribner, 2020.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Cultrix/Pensamento, São Paulo. 1949

CARRILHO, Kleber; MARKUS, Kleber. Narrativas na construção em marcas: Storytelling e a comunicação de Marketing. Ano 11. Número 20. 1 Sem. 2014. Organicom

COSTA, Celline. Por que toda empresa precisa de uma narrativa poderosa para crescer. Forbes, 2017. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/celinnedacosta/2017/12/19/why-every-business-needs-powerful-storytelling-to-grow/?sh=6fbf657243b0>. Acesso em: 22 maio de 2021.

COZER, Paty. Como surgiu essa história de storytelling?, 2018. Disponível em: <https://narrative.com.br/como-surgiu-essa-historia-de-storytelling>. Acesso em: 26 abr. 2021.

GALLO, Carmine. Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança. São Paulo, 2017.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

KOTLER, Philip. Princípios de marketing / Philip Kotler, Gary Armstrong; tradução

Sabrina Cairo; revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos e Francisco

Alvarez. – 15. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan; Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

MARTINS, José Roberto. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. Global Brands, 2006.

OLIVEIRA, Sérgio R. G. Cinco décadas de Marketing. Vol. 3, n. 3, 2004.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

SÉRIE de TV, A vida e a história de Madam C.J. Walker. Netflix. 2020.

XAVIER, Adilson. Storytelling: Histórias que deixam marcas. Rio de Janeiro, 2015.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Edição

Seção

Empreendedorismo