O IMPACTO PERCEBIDO PELOS EMPREENDIMENTOS QUE ADERIRAM A UM APLICATIVO DE MARKETING DIGITAL NA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO

Hélio Alves Gama Filho

IFPB

José Augusto Lopes Viana

IFPB Brasil

Resumo

A consolidação da internet como uma eficiente ferramenta de marketing fez com que muitas empresas buscassem plataformas digitais para a divulgação e ampliação de suas marcas. A partir dessa constatação, a presente pesquisa teve como seu objetivo principal conhecer o impacto percebido pelos empreendimentos que aderiram a um aplicativo de marketing digital na região do brejo paraibano, identificando as expectativas das empresas que aderiram a essa forma de comunicação na região e os benefícios observados por essas empresas. Para tanto, foram aplicados questionários aos 38 empreendimentos aderentes ao aplicativo. Quanto às expectativas criadas, destacou-se o benefício de facilitar e ampliar o relacionamento com os clientes. Quando comparadas as expectativas e os benefícios percebidos, foi observada convergência nesse sentido, ou seja, os empreendimentos perceberam que seu principal objetivo foi alcançado com a adesão ao aplicativo. Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho contribuem para auxiliar desenvolvedores e profissionais de marketing digital no entendimento dos anseios dos empreendimentos que aderem a esse tipo de comunicação, assim como contribuem na tomada de decisão em empresas que pretendem aderir ao marketing digital trazendo uma visão de como esses recursos podem atingir suas expectativas.

Texto completo:

Referências


BASTOS, H. M., DE ARAÚJO, G. C. Cidadania, empreendedorismo social e economia solidária no contexto dos catadores cooperados de materiais recicláveis. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), v. 13, n. 4, 2015.

BES, F. T., KOTLER, P. A bíblia da inovação. São Paulo: Leya, 2011

BURTON, M.D., SØRENSEN, J. B., DOBREV, S. D. A careers perspective on entrepreneurship. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 40, n. 2, p. 237-247, 2016.

CASTOR, B. V. J. Estratégias para a pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2009.

CHAFFEY, D. Gestão de e-business e e-commerce: estratégia, implementação e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

HILLS, G. E., HULTMAN, C. M., MILES, M. P. (2008). The evolution and development of entrepreneurial marketing. Journal of Small Business Management, v. 46, n. 1, p. 99-112, 2008.

KOTLER, P., KARTAJAYA, H., SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P., KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MORRIS, M. H., SCHINDEHUTTE, M., & LAFORGE, R. W. Entrepreneurial marketing: A construct for integrating emerging entrepreneurship and marketing perspectives. Journal of Marketing Theory & Practice, v. 10, n. 4, p. 1-19, 2002.

OLIVIERO, C. A. J., DEGHI, G. J. E-commerce: princípios para o desenvolvimento e gerenciamento de uma loja virtual. São Paulo: Érica, 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SAFFU, K., WALKER, J. H., MAZUREK, M. Perceived strategic value and e-commerce adoption among SMEs in Slovakia. Journal of Internet commerce, v. 11, n. 1, p. 1-23, 2012.

STOKES, D. Entrepreneurial marketing: a conceptualisation from qualitative research. Qualitative Market Research: An International Journal, v. 3, n. 1, p. 47-54, 2000.

TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.

WALLNÖFER, M., HACKLIN, F. The business model in entrepreneurial marketing: A communication perspective on business angels' opportunity interpretation. Industrial Marketing Management, v. 42, n. 5, p. 755-764, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n4p60-79

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 931

Total de downloads do artigo: 633