IMPORTÂNCIA DO PÓS-VENDA NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO SEGMENTO DE VESTUÁRIO NA CIDADE DE SERRARIA-PB

Jeferson Hiago Sousa Cruz

IFPB Brasil

José Augusto Lopes Viana

IFPB Brasil

Resumo

Este trabalho teve como objetivo central apresentar em quais aspectos o processo de pós-venda tem contribuído para a fidelização dos clientes, identificando a influência do pós-venda nesse processo. Mostrando as ações mais importantes do ponto de vista do cliente para fidelizá-lo, foram identificadas as estratégias de fidelização mais utilizadas no pós-venda pelas empresas no segmento de vestuário na cidade de Serraria-PB. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo com tipologia descritiva, que objetiva apenas descrever o fenômeno investigado. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário e a análise dos dados foi realizada com medidas de frequência. Dos 346 respondentes da pesquisa, 71,4% eram do gênero feminino, com 54,3% na faixa etária entre 18 e 24 anos. O preço, de acordo com 87,9% dos respondentes, é o fator mais importante para a decisão de compra. Em seguida, vem o atendimento com 71,1% e a qualidade dos produtos com 69,9%. Destacou-se também que 73% concordam que é importante receber contato da loja, mantendo-os informados sobre as promoções e que 61% acham importante que a loja entre em contato para saber se eles estão satisfeitos com os produtos adquiridos, embora apenas 3,2% das lojas, segundo os respondentes, pratiquem essa ação. Em relação ao que acontece após o cliente efetuar uma compra, 82,4% dos respondentes afirmaram que a principal ação das lojas é adicioná-los à sua rede social.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p65-81

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