O STORYTELLING NA CONSTRUÇÃO DA MARCA MADAM WALKER
Resumo
Diante da evolução do Mercado e consequentemente do Marketing, as empresas passaram a usar recursos já conhecidos, como contar histórias, para construir marcas fortes. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar o processo de construção da marca Madam Walker a partir do Storytelling, uma importante estratégia do Branding usada no Marketing. Para a resolução do problema de pesquisa, a metodologia utilizada fundamentou-se em um estudo de caso do livro e da série de TV “Self Made”, resultando em uma pesquisa de caráter descritivo por meio de revisão literária. Na construção dessa pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa, com o intuito de obter subsídios para analisar a contribuição do Storytelling na construção da marca Madam Walker. Ao final, pôde-se concluir que independentemente do período da história em que ele é utilizado, o Storytelling é uma boa estratégia de Marketing para se criar relacionamento entre a marca e o público através do emocional, conseguindo capturar e manter a atenção.
Texto completo:
Referências
AMA (AMERICAN MARKETING ASSOCIATION). Disponível em: . Acesso em: 20 maio de 2021.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
BUNDLES, A’Lelia. Self Made: inspired by the life of Madam C. J. Walker. New York: Scribner, 2020.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Cultrix/Pensamento, São Paulo. 1949
CARRILHO, Kleber; MARKUS, Kleber. Narrativas na construção em marcas: Storytelling e a comunicação de Marketing. Ano 11. Número 20. 1 Sem. 2014. Organicom
COSTA, Celline. Por que toda empresa precisa de uma narrativa poderosa para crescer. Forbes, 2017. Disponível em: . Acesso em: 22 maio de 2021.
COZER, Paty. Como surgiu essa história de storytelling?, 2018. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2021.
GALLO, Carmine. Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança. São Paulo, 2017.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing / Philip Kotler, Gary Armstrong; tradução
Sabrina Cairo; revisão técnica Dilson Gabriel dos Santos e Francisco
Alvarez. – 15. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan; Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
MARTINS, José Roberto. Branding: o manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3. ed. Global Brands, 2006.
OLIVEIRA, Sérgio R. G. Cinco décadas de Marketing. Vol. 3, n. 3, 2004.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.
SÉRIE de TV, A vida e a história de Madam C.J. Walker. Netflix. 2020.
XAVIER, Adilson. Storytelling: Histórias que deixam marcas. Rio de Janeiro, 2015.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Visitas a este artigo: 431
Total de downloads do artigo: 425