USO DO APLICATIVO “VETPARASITOQUIZ” COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ENSINO DA PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
Resumo
A parasitologia é uma das diversas áreas da biologia responsável por estudar os parasitos e o parasitismo no geral. Devido a utilização de métodos tradicionais no ensino, geralmente há dificuldade na fixação do conteúdo ministrado ao decorrer da disciplina de parasitologia. Numa tentativa de diferenciação no ensino, procuraram-se formas alternativas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, através do desenvolvimento de um aplicativo em forma de “quiz” voltado para a parasitologia veterinária. O “VetParasitoQuiz” foi desenvolvido e disponibilizado na loja virtual de Google para downloads em dispositivos Android. Em seguida, foi testado e avaliado pelos discentes matriculados na disciplina de parasitologia veterinária (2018.1) e da disciplina de Doenças Parasitárias (2018.2) do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Sousa, onde os mesmos avaliaram a eficácia de métodos alternativos no ensino-aprendizagem. A avaliação desse método foi dividida em três fases, tendo resultados positivos em todas as fases com base na avaliação dos alunos, e assim comprovando a eficácia e eficiência na utilização de métodos alternativos no ensino da parasitologia veterinária.
Texto completo:
Referências
CORREA, M. D.C.; Tecnologia e Práticas Educativas: O Projeto Mundo do Saber. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Sociocomunitária. Americana, 2012. Disponível em: http://unisal.br/wp-content/uploads/2013/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Maria-Dorothea-Chagas-Correa.pdf
REGO, T. C. V.: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
RODRIGUES, D. M. S.A.:O Uso do Celular Como Ferramenta Pedagógica. Trabalho de Dissertação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CINTED/UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2015.
SILVA, Rayanne Messias Formiga da et al. NÍVEIS DE METIONINA+CISTINA PARA FRANGAS LEVE DE 7 A 12 SEMANAS DE IDADE SOBRE A DEPOSIÇÃO DE GLICOGÊNIO HEPÁTICO. Revista de Agroecologia no Semiárido, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 29-32, abr. 2020. ISSN 2595-0045. Disponível em: . Acesso em: 14 Mai. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i2.4322.
Visitas a este artigo: 957
Total de downloads do artigo: 661