USO DO APLICATIVO “VETPARASITOQUIZ” COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ENSINO DA PARASITOLOGIA VETERINÁRIA

Juliana Claudino Ferreira

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa Brasil

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa

Juliana Trajano da Silva

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa Brasil

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa

Mikaelly Mangueira Fernandes

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa Brasil

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa

Jânio Pereira Virgínio

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa Brasil

Discente, Medicina Veterinária, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa

Vinicus Longo Ribeiro Vilela

Docente, Médico Veterinário, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa Brasil

Docente, Médico Veterinário, Instituto Federal da Paraíba – Campus Sousa

Resumo

A parasitologia é uma das diversas áreas da biologia responsável por estudar os parasitos e o parasitismo no geral. Devido a utilização de métodos tradicionais no ensino, geralmente há dificuldade na fixação do conteúdo ministrado ao decorrer da disciplina de parasitologia. Numa tentativa de diferenciação no ensino, procuraram-se formas alternativas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem, através do desenvolvimento de um aplicativo em forma de “quiz” voltado para a parasitologia veterinária. O “VetParasitoQuiz” foi desenvolvido e disponibilizado na loja virtual de Google para downloads em dispositivos Android. Em seguida, foi testado e avaliado pelos discentes matriculados na disciplina de parasitologia veterinária (2018.1) e da disciplina de Doenças Parasitárias (2018.2) do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) campus Sousa, onde os mesmos avaliaram a eficácia de métodos alternativos no ensino-aprendizagem. A avaliação desse método foi dividida em três fases, tendo resultados positivos em todas as fases com base na avaliação dos alunos, e assim comprovando a eficácia e eficiência na utilização de métodos alternativos no ensino da parasitologia veterinária.

Texto completo:

Referências


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REGO, T. C. V.: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

RODRIGUES, D. M. S.A.:O Uso do Celular Como Ferramenta Pedagógica. Trabalho de Dissertação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CINTED/UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2015.

SILVA, Rayanne Messias Formiga da et al. NÍVEIS DE METIONINA+CISTINA PARA FRANGAS LEVE DE 7 A 12 SEMANAS DE IDADE SOBRE A DEPOSIÇÃO DE GLICOGÊNIO HEPÁTICO. Revista de Agroecologia no Semiárido, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 29-32, abr. 2020. ISSN 2595-0045. Disponível em: . Acesso em: 14 Mai. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i2.4322.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i3.4440

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