AVALIAÇÃO HEMATOLOGICA DE GALINHAS POEDEIRAS EM DIFERENTES SISTEMAS DE CRIAÇÃO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Igor Porfírio de Mendonça

Graduando do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa (IFPB) Brasil

Graduando do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa (IFPB)

Camila Marcia de Andrade Queiroga

Médico veterinário autônomo Brasil

Médico veterinário autônomo

Paloma Nascimento Pedrosa

Médico veterinário autônomo Brasil

Médico veterinário autônomo

Welitania Inácia Silva

Médico veterinário autônomo Brasil

Médico veterinário autônomo

Amaíra Casimiro do N. Garrido

Médico veterinário autônomo Brasil

Médico veterinário autônomo

Jânio Pereira Virgínio

Médico veterinário autônomo Brasil

Médico veterinário autônomo

Talles Luann A. Ferreira

Médico veterinário autônomo Brasil

Médico veterinário autônomo

Amélia Lizziane Leite Duarte

Docente do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa- IFPB Sousa Brasil

Docente do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa- IFPB Sousa

Resumo

A avaliação sanguínea é importante indicador das respostas fisiológicas de aves. Objetivou-se fazer avaliação hematológica de galinhas poedeiras criadas em dois sistemas de criação (gaiola e piso), para averiguar possível estresse. O sangue foi processado de forma rotineira com confecção de esfregaço e contagens de células. Observou-se que as médias para a relação heterofilo/linfócito (H:L) foram maiores na gaiola (0,68) do que no piso (0,46) o que comprova um estresse moderado entre ambos os tratamentos, porém mais elevado na gaiola. Enfatiza-se a importância e eficiência da utilização da relação heterofilo: linfócito na avaliação de estresse envolvendo as aves, neste caso, comparando os tratamentos gaiola e o piso, observou-se um estresse maior nos animais criados em gaiola.

Texto completo:

Referências


CAMPBELL, T.W. Clinical Chemistry of Birds. In: THRALL, M.A. Veterinary Hematology and Clinical Chemistry. Philadelphia, Lippincott, Williams & Wilkins, 2004,. p. 479-492.

COLES, E.H. PatologiaClínicaVeterinária. 3ed. São Paulo: Editora Manole, 1984, 565p.

GROSS, W.B.; SIEGEL, H.S. Effects of initial and second periods of fasting on heterophil/lymphocyte ratios and body weight .AvianDisease, v.30, p. 345-346, 1986.

LANGANÁ, C., RIBEIRO, A. M. L., GONZALEZ, F. H. D., ALMEIDA LACERDA, L., TERRA, S. R. & BARBOSA, P. R. (2005). Suplementação de vitaminas e minerais orgânicos nos parâmetros bioquímicos e hematológicos de frangos de corte em estresse por calor. Boletim de Indústria Animal, v. 62, p. 157-165, 2005.

MACARI, M.; LUQUETTI, B.C. Fisiologia cardiovascular. In: MACARI, M.; FURLAN, R.L.; GONZALES, E. (Eds.) Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. 2.ed. Jaboticabal: Universidade Estadual Paulista, 2002. p.17-36.

MAXWELL, M.H. Avian blood leucocyte responses to stress. British Poultry Science, v.49, p.34-43, 1993.

SILVA, Juliana Ferreira da et al. UTILIZAÇÃO DA DOXORRUBICINA COMO TRATAMENTO PARA CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS NO ESPELHO NASAL E LÁBIO SUPERIOR DE FELINO – RELATO DE CASO. Revista de Agroecologia no Semiárido, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 19-23, mai. 2020. ISSN 2595-0045. Disponível em: . Acesso em: 06 Jun. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i3.4433.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i4.4575

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 763

Total de downloads do artigo: 717