Diretrizes para Autores

A REBRAST tem como objetivo ser um meio de divulgação de trabalhos científicos originais nacionais ou internacionais na área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST),  fruto de um trabalho de pesquisa, seja esta de iniciação científica, graduação ou de pós-graduação, que tenham relevância técnico/científica.

A decisão de aceite para publicação é baseada na recomendação de, no mínimo, dois avaliadores, indicados pelo Conselho Editorial, observando a pertinência temática de cada trabalho.

O fluxo de submissão é contínuo e gratuito, sendo esta efetuada exclusivamente através do portal de Periódicos do IFPB.

O número máximo de autores permitido é de cinco. O(s) autor(es) deve(m) manter seu arquivo para eventuais modificações sugeridas pelos avaliadores e/ou revisores. Os trabalhos aceitos serão publicados integralmente na REBRAST e disponibilizados no Portal de Periódicos da Instituição.

1. Manuscritos Aceitos

  • Artigo Científico: é o relato completo de um trabalho experimental, empírico ou conceitual. Baseia-se na premissa de que os resultados são posteriores ao planejamento da pesquisa. deve conter, no máximo, 50000 caracteres, incluindo espaços e excluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.;
  • Estudo de caso: relato de caso original de intervenção ou de experiência bem-sucedida. Deve indicar uma experiência inovadora, com impactos importantes e que mostre possibilidade de reprodutibilidade. deve conter, no máximo, 50000 caracteres, incluindo espaços e excluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.
  • Revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, com especificação dos critérios de busca na literatura e o universo pesquisado e a lacuna do conhecimento atual. deve conter, no máximo, 50000 caracteres, incluindo espaços e excluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.
  • Comunicação: é o relato sucinto de resultados parciais de pesquisas, dignos de publicação, embora insuficientes ou inconsistentes para constituírem um trabalho científico. até 20000 caracteres, incluindo espaços excluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.
  • Resenha: análise crítica sobre livro publicado nos últimos dois anos. até 12000 caracteres, incluindo espaços.
  • Carta: texto que visa a discutir trabalho recente publicado na REBRAST. até 6000 caracteres, incluindo espaços.

2. Modelos para Submissão

    Download - Modelo de Submissão (artigos, estudos de caso e revisão)

    Download - Modelo de Submissão (comunicação)

    Download - Modelo de Submissão (resenha)

    Download - Modelo de Submissão (carta)


3. Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita bem como não está sendo avaliada para publicação por outro periódico ou evento.
  2. Todos os endereços de páginas na Internet (URL) citados no texto estão ativos e prontos para clicar.
  3. O texto segue os padrões de estilo e formatação descritos no item 2 (Diretrizes para os Autores).
  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades nos sistemas de edição de texto, garantido dessa forma o critério de sigilo da revista.
  5. Ao submeter o trabalho para apreciação, deverá ser anexada na plataforma a DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme modelo, assinada por todos os autores do trabalho.

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter a esta revista, os autores declaram que:

  • em sendo aprovado, concordam com a publicação do manuscrito na revista;
  • o manuscrito é original e que não está em processo de avaliação por outra(s) revista(s);
  • todas as informações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisas;

Como parte do processo de submissão À REBRAST, o(s) autor(es) deve(m) preencher o Modelo de Declaração de Direitos Autorais e anexá-lo, como documento suplementar na plataforma de submissão.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.