Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

A REBRAST tem como objetivo ser um meio de divulgação de trabalhos científicos originais nacionais ou internacionais na área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), que tenham relevância técnico/científica.

A decisão de aceite para publicação é baseada na recomendação de, no mínimo, dois avaliadores. O Conselho Editorial indicará dois avaliadores para cada trabalho e seus eventuais substitutos, observando a pertinência temática de cada trabalho. Apenas os aprovados serão encaminhados para publicação. O fluxo de submissão é contínuo, sendo esta efetuada exclusivamente através do portal de Periódicos do IFPB.

O número máximo de autores permitido é de cinco. O(s) autor(es) deve(m) manter seu arquivo para eventuais modificações sugeridas pelos avaliadores e/ou revisores. Os trabalhos aceitos serão publicados integralmente na REBRAST e disponibilizados no Portal de Periódicos da Instituição.

 

2 DIRETRIZES PARA OS AUTORES

2.1 Condições Gerais

Os trabalhos a serem enviados à REBRAST devem ser originais e inéditos, fruto de um trabalho de pesquisa, seja esta de iniciação científica, graduação ou de pós-graduação. Serão aceitos os seguintes tipos de trabalhos para publicação:

  1.  Artigo Científico: é o relato completo de um trabalho experimental, empírico ou conceitual. Baseia-se na premissa de que os resultados são posteriores ao planejamento da pesquisa;
  2.  Estudo de caso: relato de caso original de intervenção ou de experiência bem-sucedida. Deve indicar uma experiência inovadora, com impactos importantes e que mostre possibilidade de reprodutibilidade.
  3.  Revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, com especificação dos critérios de busca na literatura e o universo pesquisado e a lacuna do conhecimento atual;
  4.  Comunicação: é o relato sucinto de resultados parciais de pesquisas, dignos de publicação, embora insuficientes ou inconsistentes para constituírem um trabalho científico;
  5.  Resenha: análise crítica sobre livro publicado nos últimos dois anos;
  6.  Carta: texto que visa a discutir trabalho recente publicado na REBRAST.

 O modelo para submissão de artigos pode ser encontrado no link: http://urele.com/modelo_REBRAST.

2.2 Forma e preparação dos trabalhos

Artigo científico, estudo de caso e revisão: deve conter, no máximo, 50000 caracteres, incluindo espaços e excluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.

Comunicação: até 20000 caracteres, incluindo espaços excluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências.

Resenha: até 12000 caracteres, incluindo espaços.

Carta: até 6000 caracteres, incluindo espaços.

 

Preparo dos trabalhos

Serão aceitas contribuições originais em português, encaminhados em formato .doc ou posterior. A minuta do trabalho deve estar formatada em folha A4, com espaço simples, fonte Times New Roman, com variações no tamanho, estilo e efeito da fonte, de acordo com as informações constantes no Quadro 1. A margem superior deve apresentar 3 cm, enquanto que as margens inferior, direita e esquerda, 2 cm. O texto deve ser claro, direto e preciso, evitando-se linguagem rebuscada, excesso de adjetivos ou frases longas.

 

 

 O corpo dos textos dos artigos científicos, estudos de caso e revisões deverão conter os seguintes elementos:

Título – deve ser breve e suficientemente específico e descritivo, e que represente o conteúdo do trabalho.

Resumo –de 100 a 250 palavras conforme NBR 6028 (ABNT, 2003), na língua utilizada para redação do trabalho. O resumo deve apresentar claramente o objetivo do trabalho, uma descrição sucinta, incluindo a metodologia bem como os principais resultados alcançados.

Palavras-chave –relação de, no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras, que auxiliem na identificação dos principais assuntos tratados no trabalho, conforme NBR 6028 (ABNT, 2003). Após as palavras-chave, devem ser colocados o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) em inglês.

Introdução – este item deve informar o leitor sobre o tema que será abordado e colocá-lo a par do conhecimento já existente sobre aquele tema. Deverá ser apresentada uma breve revisão bibliográfica, referenciando as principais fontes nas quais o trabalho foi fundamentado, bem como o objetivo da pesquisa realizada;

Métodos - descrição sucinta e clara, permitindo ao leitor compreender o procedimento (métodos) adotado, ou ter acesso a ele por referências citadas.

Resultados e Discussão – apresentação dos dados obtidos com a realização da pesquisa e aplicação do método descrito e confronto dos resultados à luz da literatura, nacional e internacional, buscando a compreensão dos fenômenos observados;

Conclusão - comentários conclusivos, destacando-se os principais produtos (resultados) da pesquisa, fazendo a conexão com os objetivos do trabalho;

Referências – as referências devem ser grafadas no final do trabalho em ordem alfabética e cronológica, de acordo com a NBR 6023 (ABNT, 2002a). Só devem compor as Referências as fontes que tenham sido efetivamente citadas ao longo do texto.

A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.

Citações – as citações no corpo do texto do trabalho devem obedecer à forma recomendada pela NBR 10520 (ABNT, 2002b), como por exemplo:

Araújo e Regazzi (2002) afirmam que ...

Consoante Spinelli et al. (2006) ...

... protetores auditivos (WILLIAMS et al., 2011; VASCONCELOS et al., 2015).

A Lei 8.112 (BRASIL, 1990) especifica ...

... produtos químicos (PATRIOTA; SANTOS, 2015).

... como recomendado pela NBR 9077 (ABNT, 2001).

... riscos ambientais e mecânicos (SILVA, 2015).

Agradecimentos – poderão ser efetuados agradecimentos, no final do trabalho, para agências de fomento à pesquisa, à instituições e à eventuais colaboradores que não preencham os critérios de autoria, desde que haja autorização expressa para tal.

Notas – notas relativas ao corpo do trabalho devem ser indicadas através de algarismos arábicos, em formato sobrescrito, imediatamente após a frase a que se referem. As notas deverão ser grafadas no rodapé do texto, na página em que aparecem e deverão ser utilizadas apenas quando necessárias.

Figuras – as figuras (fotografias, gráficos, mapas, plantas etc.) poderão ser utilizadas no texto, devendo ser identificadas na parte superior destas com algarismos arábicos, em conformidade com a NBR 14724 (ABNT, 2011). Por exemplo:

 

Todas as figuras devem indicar, na parte inferior destas, a fonte, em conformidade com a NBR 14724 (ABNT, 2011). A publicação de figuras estará sujeita à avaliação da qualidade para publicação (resolução da imagem).

Quadros e Tabelas – os quadros e tabelas devem ser centralizados e obedecer à formatação recomendada pela NBR 14724 (ABNT, 2011), as quais são distintas. Seus respectivos títulos devem ser colocados na parte superior, precedidos de algarismos arábicos. Anotações e valores numéricos neles incluídos devem ter tamanhos compatíveis com o da fonte usada no corpo do trabalho. A localização do quadro e da tabela deve ser o mais próximo possível de sua primeira citação no texto, devendo ser separada deste por uma linha em branco. Por exemplo:

 

 

No Caso de tabelas e quadros elaborados pelo próprio autor, não há necessidade de informar a fonte, conforme Tabela 1. Estes elementos devem ser apresentados em formato editável no programa de edição de texto.

 

O número total de tabelas, quadros e figuras não deverá ultrapassar 5 (cinco) no seu conjunto. Os dados e as informações contidos nestes elementos não devem ser repetidos ao longo do texto.

Equações Matemáticas – as equações deverão ser indicadas em linhas separadas do texto, iniciando-se em um novo parágrafo. Quando necessário, deve-se usar toda a extensão da largura da página para sua edição. As equações devem ser numeradas sequencialmente e identificadas por números arábicos, entre parênteses, alinhados à direita, como observado na Equação 1.

 

3 CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1.  A contribuição é original e inédita bem como não está sendo avaliada para publicação por outro periódico ou evento.
  2.  Todos os endereços de páginas na Internet (URL) citados no texto estão ativos e prontos para clicar.
  3.  O texto segue os padrões de estilo e formatação descritos no item 2 (Diretrizes para os Autores).
  4.  A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades nos sistemas de edição de texto, garantido dessa forma o critério de sigilo da revista.
  5.  Ao submeter o trabalho para apreciação, deverá ser anexada na plataforma a DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS, conforme modelo, assinada por todos os autores do trabalho.

 

4 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Ao encaminhar um trabalho, os autores devem estar cientes de que, se aprovado para publicação, os direitos autorais do mesmo, incluindo os de reprodução em todas as mídias e formatos, deverá ser concedido exclusivamente para a REBRAST. A Revista não recusará as solicitações legítimas dos autores para reproduzir seus trabalhos. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

5 POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

REFERÊNCIAS

ARAUJO, G. M.; REGAZZI, R. D. Perícia e avaliação de ruído e calor passo a passo: teoria e prática. Rio de Janeiro: GVC, 2002. p. 185-204.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 – Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520 – Informação e documentação – Citações – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028 - Informação e documentação - Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9077 –  Saídas de emergência em edifícios. Rio de Janeiro, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL. Lei nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 dez. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm>. Acesso em: 11 mai. 2016.

BRASIL. Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Portaria n° 3214, de 08 de junho de 1978: Aprova as normas regulamentadoras que consolidam as leis do trabalho, relativas à segurança e medicina do trabalho. Norma Regulamentadora nº 15 (NR 15): Atividades e Operações Insalubres. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 1978b. Disponível em: <http://www.mtps.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-15-atividades-e-operacoes-insalubres>. Acesso em: 11 mai. 2016.

BRASIL. Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO). Norma de Higiene Ocupacional n.º 06 (NHO 06). São Paulo: FUNDACENTRO, 2002. Disponível em: < www.fundacentro.gov.br/biblioteca/normas-de-higiene-ocupacional/.../NHO06-pdf> . Acesso em: 11 mai. 2016.

PATRIOTA, M. M. S.; SANTOS, M. B. G. Produtos químicos e os efeitos na saúde do trabalhador - Um estudo de caso em serviços de limpeza e conservação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35, 2015, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABEPRO: ENEGEP, 2015. CD-ROM.

SILVA, L. L. Análise preliminar dos riscos ambientais e mecânicos: estudo de caso em uma indústria de ourivesaria na cidade de Abaetetuba-Pará. 2015, Fortaleza. ENEGEP. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/publicacoes/index.asp?ano=2015&area=1242&pchave=&autor=>. Acesso em: 11 mai. 2016.

SPINELLI, R.; POSSEBON, J.; BREVIIGLIERO, E. Higiene Ocupacional - Agentes Biológicos, Químicos e Físicos. São Paulo: SENAC, 2006. p. 357-365.

VASCONCELOS, D. S. C.; MELO, M. B. F. V.; SOUTO, M. S. M. L. Discussão acerca das medidas de controle do ruído ocupacional implementadas em uma empresa do setor alimentício. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON OCCUPATIONAL SAFETY AND HIGIEN, 2015, Guimarães. Anais... Guimarães: SPOSHO, 2015, p. 421-423.

WILLIAMS, W.; PURDY, S. C.; STOREY, L.; NAKHLA, M.; BOON, G. Towards more effective methods for changing perceptions of noise in the workplace. Safety Science, Amsterdã, v. 45, p. 431-447, abr. 2007.

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

 

Declaramos que o manuscrito intitulado “___” é original e não foi publicado anteriormente, nem está sendo considerado para publicação por outro periódico, nem integralmente nem partes, seja em mídia impressa ou eletrônica, e o nem será até que se conclua o processo de avaliação pela Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho - REBRAST.

 

Os autores do manuscrito supracitado declaram ainda, que:

  1. Participamos suficientemente do trabalho para tornar pública nossa responsabilidade pelo seu teor;
  2. Todos os direitos autorais utilizados no manuscrito foram creditados aos seus respectivos donos;
  3. Todas as declarações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisas;
  4. Concordamos com a transferência dos direitos autorais exclusiva para a Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho - REBRAST, que poderá publicá-lo no periódico, em formato impresso ou eletrônico, e disponibilizá-lo para bases bibliográficas de indexação, repositórios e bancos de dados de referências e de periódicos científicos. Toda reprodução, seja ela total ou parcial, em qualquer lugar ou mídia, seja impressa ou eletrônica, é proibida sem a anuência prévia. A autorização quando concedida deverá ter o reconhecimento atribuído à Revista Brasileira de Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Data: ____/____/____

 

Assinatura dos Autores:

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.