GESTÃO DA INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE COMPRAS DE PASSAGENS AÉREAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289v6n4p105-127Abstract
A informação representa um valor que se entregue em conformidade às demandas de seus usuários, gera competitividade. Os conceitos de qualidade da informação, aplicados ao seu fluxo, quando gerenciado pelas organizações, agilizam processos decisórios. O objetivo deste artigo é evidenciar o impacto da variabilidade no processo de compras de passagens aéreas de uma instituição federal de ensino superior e demonstrar a viabilidade da aplicação dos princípios da mentalidade enxuta e gestão da informação ao processo. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura em trabalhos nacionais e internacionais que abordassem Lean Thinking, Lean Office, Lean Information, variabilidade e mapeamento de processos. A partir da literatura encontrada foi possível realizar o mapeamento de todo o processo de compras, desde a solicitação até a efetiva emissão das passagens aéreas, identificando as causas de variabilidade, desperdícios e oportunidades de melhoria. Pôde-se observar que o processo perde eficiência na medida em que as etapas do mesmo têm acréscimo de variação, diminuindo seu fluxo contínuo e aumentando o tempo total do processo, o que impacta diretamente no valor das passagens, pois quanto maior o tempo do processo e menor a antecedência das compras, maior foi a média de preços das passagens.
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