ANÁLISE DO REFLEXO DA INSCRIÇÃO DE RESTOS A PAGAR NO RESULTADO PRIMÁRIO DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS.

Marcelo Victor José de Barros Ribeiro

http://lattes.cnpq.br/5160201891162778 Brasil

2013 - 2014 Mestrado profissional em Gestão Pública. Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. 2013 - 2014 Especialização em Matemática Financeira e Estatística. (Carga Horária: 495h). Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil. 2009 - 2012 Graduação em Ciências Contábeis - Bacharelado. Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.

Vanessa Janiszewski

Brasil

LEANDRO DA COSTA LOPES

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é  analisar o reflexo da inscrição de restos a pagar no resultado primário nos municípios pernambucano. A abordagem metodológica se dará com análise de dados baseada em regressão com dados em painel. Os resultados da regressão revelaram que  a inscrição em restos a pagar contribuem na diminuição do resultado primário dos municípios pernambucanos. O modelo explica 54,72% das variações no resultado primário dos municípios pernambucanos de 2014 a 2017, explicando ainda, 3,09% das variações do mesmo indicador entre os municípios e, num contexto geral, explica 18,18% do comportamento do indicador da educação ao longo do tempo e entre os municípios. Dentre as variáveis estudadas as que mais influenciam no resultado primário são: Inscrição em restos a pagar não processados, inscrição em restos a pagar processados, despesas com investimento, outras despesas correntes, despesas com pessoal, receitas oriundas do fundo de participação dos municípios, bem como receitas tributárias.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n2p16-32

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 483

Total de downloads do artigo: 371