DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Vanessa Janiszewski

Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco Brasil

   

Marcelo Victor José de Barros Ribeiro

http://lattes.cnpq.br/5160201891162778 Brasil

Doutorando em Ciências Contábeis

Universidade Federal de Pernambuco

   

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Brasil

Doutora em Administração

Universidade Federal de Pernambuco

   

Maurício Assuero Lima de Freitas

Brasil

Doutor em Economia

Universidade Federal de Pernambuco

   

Resumo

A proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades.   

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n2p1-15

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 170

Total de downloads do artigo: 90