DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Vanessa Janiszewski Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcelo Victor José de Barros Ribeiro
  • Umbelina Cravo Teixeira Lagioia
  • Maurício Assuero Lima de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v7n2p1-15

Resumo

A proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades.   

Biografia do Autor

Vanessa Janiszewski, Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco

   

Marcelo Victor José de Barros Ribeiro

Doutorando em Ciências Contábeis

Universidade Federal de Pernambuco

   

Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Doutora em Administração

Universidade Federal de Pernambuco

   

Maurício Assuero Lima de Freitas

Doutor em Economia

Universidade Federal de Pernambuco

   

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Publicado

2022-06-23

Edição

Seção

Atuária

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