Núcleo de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Patos promoverá capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
Palavras-chave:
Língua Brasileira de Sinais (Libras). Surdo. Inclusão social.Resumo
Relata um curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Cidade de Patos, PB, que tem como objetivo contribuir com a efetivação da difusão da Libras nas instituições que atende a pessoas surdas. Trata de uma ação desenvolvida pelo Núcleo de extensão “Possibilita: inovação, tecnologia e educação” do IFPB – Campus em parceria com a Prefeitura Municipal da referida cidade. Essa capacitação é de grande importância social não só para os profissionais dos CAPS, mas, principalmente para os usuários surdos que frequentam esses centros, uma vez que aprendendo a língua de sinais os profissionais vão melhorar a forma de comunicação com esses usuários e com certeza terão um novo olhar para a pessoa com surdez. Além, desse curso a ideia do núcleo é que posteriormente possa estender essa capacitação para portadores de surdez, bem como seus familiares. A importância da ampliação do curso para os surdos e seus familiares é acentuada diante da realidade vivenciada pela maioria dos surdos, filhos de pais ouvintes que não conhecem a Libras e acabam se comunicando por uma linguagem pautada em gestos que não consegue cumprir a função linguística abarcada pela Libras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade dessa revista sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.