Diretrizes para Autores

Aceita originais nas seguintes áreas do conhecimento:

ÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Desenvolvimento rural; Questão agrária; Ciência do solo; Manejo e conservação do solo; Mecanização agrícola; Arborização de vias públicas; Extensão rural; Agroecologia, agricultura familiar; Máquinas e implementos agrícolas; Irrigação e drenagem; Assentamento rural; Pesca; Recursos pesqueiros marinhos; Manejo e conservação de recursos pesqueiros; Piscicultura; Ciência e tecnologia de alimentos.

 ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS

Subárea:

Educação – Educação básica; Educação e cidadania; Educação à distância; Educação continuada; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação especial; Educação infantil; Educação Profissional; Educação do Campo; Ensino; Políticas públicas de educação.

Cultura – Desenvolvimento de cultura; Cultura, Memória; Patrimônio cultural; patrimônio material; Patrimônio imaterial; Memória social; Folclore; Artesanato e Tradições culturais; Produção cultural e artística.

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Comunicação – Comunicação Social; Mídia comunitária; Comunicação escrita e eletrônica; Produção e difusão de material educativo; Televisão e rádio universitária; Produção de vídeos; Políticas públicas de comunicação.

Ciência da informação – Formação e funcionamento de bibliotecas, museus e salas de leituras; Incentivo à leitura; Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) relacionadas com armazenamento, disseminação e difusão da informação.

Economia – Trabalho; Mercado de trabalho; Oportunidades de Trabalho; Trabalho e inclusão social; Capital humano; Economia solidária; Capacitação para o trabalho.

ÁREA: LETRAS E ARTES

Subárea

Estudo de Línguas– Língua portuguesa; línguas estrangeiras; Língua de sinais; Literatura.

Artes – Artes plásticas; Artes gráficas; Artes visuais; Canto; Dança; Coreografia; Teatro; Música; Fotografia; Cinema; Educação artística.

ÁREA: INTERDISCIPLINAR

Subárea

Meio Ambiente e Agrário – Gestão ambiental; Gestão de recursos naturais e energético; Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; Biodiversidades; Educação ambiental; Desenvolvimento sustentavel.

Sociais e Humanidades – Direitos humanos; Assistência social; Grupos sociais; Organizações populares; Cidadania; Atenção à família; Política para juventude, inclusão social; Programas de bem-estar social; Atenção a pessoas com necessidades especiais e pessoas idosas.

Tecnologia/Gestão – Desenvolvimento tecnológico; Tecnologias sociais; Inovação; Transferência de tecnologias; Pólos tecnológicos; Políticas públicas de ciências e tecnologia; Cooperação interinstitucional e Cooperação internacional na área; Direitos de propriedade e patentes; Empreendedorismo; Gestão; Capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores; Empresas Juniores; Cooperação interinstitucional e internacional na área de tecnologia e gestão.

Saúde e Biológicas – Saúde pública; Programas destinados à promoção à saúde e qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, de pessoas Idosas e de crianças; Políticas públicas de saúde; Cooperação interinstitucional e Cooperação internacional na área; Saúde e segurança no trabalho; Esporte, Lazer em beneficio da saúde e bem-estar da população; Hospitais e clínicas; Novas endemias e epidemias; Saúde da família; Uso e dependência de drogas.

 

 

Na forma de:

 

4.3 Políticas de Seção

 

Expediente – Texto informático sobre a publicação contendo equipe editorial catalogação na fonte e outras informação necessária para identificação da revista. Elaboração Comissão Editorial.

Editorial – Texto de apresentação do número publicado. Elaboração Comissão Editorial.

e/ou convidados.

 

Texto reflexivo sobre uma ação– Constituído de duas partes: a primeira parte é um texto jornalístico sobre uma ação (evento) produzido ou que teve participação do núcleo ou de uma ação extensionista; a segunda parte é um texto reflexivo sobre essa ação. Os textos se completam formando uma interface de linguagens (jornalista e pedagógica).

Estrutura do texto

 
  • Primeira parte do artigo: O texto deve enfocar uma ação desenvolvida pelo autor, de preferência realizada com a participação de um núcleo da Rede Rizoma, com a participação de parceiros externos, ou não. Essa ação deverá ser descrita adotando-se as normas da ABNT. O texto deverá ser formatado em uma linguagem objetiva, distribuído em uma página e meia, reportando-se a uma ação produzida pelo núcleo em destaque. O texto deverá estar ilustrado com fotos (tamanho 640x480 px, resolução 300 dpi). No que se refere ao conteúdo, deverá destacar as seguintes informações: objetivo da ação; participantes, com indicação de instituição ou entidade; local, organizadores (promotores), registro de falas significativas, depoimentos e opiniões com a indicação de quem as proferiu. A importância da ação no contexto da relação instituição e sociedade deve ser enfatizada, com destaque específico aos segmentos parceiros do núcleo; bem como dar destaque aos resultados ou encaminhamentos do referido evento. O texto deverá ser estruturado em parágrafos delimitados em no mínimo quatro linhas e no máximo de oito. O primeiro parágrafo deverá indicar a natureza da ação, o local, a hora e os objetivos e os responsáveis pela organização, servindo como orientação sobre os demais parágrafos que deverão conter as informações mais secundárias, o que se caracteriza como uma técnica de pirâmide invertida, na qual o texto vai perdendo força (relevância) do topo para a base. Deve-se utilizar, sempre, o verbo no pretérito perfeito, uma vez que a ação será apresentada como ação que já aconteceu. O texto deverá seguir a regra do relato pessoal, coloquial.

  • Segunda parte constituída de um texto pedagógico que valoriza mais o que foi pensado e aprendido com a ação (o fato descrito na ação), do que modelos de reproduções científicas. Ou seja, deve contemplar uma reflexão despertada pela a ação (temática, conceitual, teórica). Abordar teoria e prática através de um desenvolvimento textual que considere fatos vivenciados no decorrer da ação (depoimentos dos envolvidos, opiniões, observações empíricas das pessoas e/ou do contexto, etc.). Deve conter a estrutura de qualquer texto acadêmico: parte introdutória, desenvolvimento e conclusões e seguir as normas editoriais propostos nas diretrizes para autores que se encontram na seção Submissão. O texto total deve conter o mínimo de quatro e o máximo de seis páginas, incluindo as ilustrações. 

 

Texto Memórias – Texto pedagógico relatando memórias de ações desenvolvidas nos núcleos seja de campo ou de sala de aulas. Deve conter o mínimo de duas e o máximo de três páginas.

Entrevistas – Entrevistas com profissionais de competência reconhecida sobre suas práticas e experiências extensionista e sobre temas de interesse do público-alvo da revista.

Resenhas – Uma apreciação crítica e interpretativa de obras recém-lançadas, que traga temáticas abordadas nessa revista. Deve informar sobre o propósito, o objetivo e a metodologia utilizada pelo autor permitindo, assim, comentários, opiniões, julgamentos e comparações com outros textos. Pode, ainda, trazer informações sobre o autor e suas obras. (A obra deve ter no máximo dois anos de publicação). Deve conter o mínimo de três e o máximo de quatro páginas.

 

Normas editoriais

 

1 Os textos devem ser redigidos obedecendo às normas de documentação vigente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), (NBR6022, NBR6023, NBR6024, NBR6028 e NBR10520) e da norma tabular do IBGE para apresentação de tabelas. Para os textos em outras línguas, deverão ser utilizadas as normas ISO equivalentes.

2 As submissões devem ser originais e inéditas contributivas à área que se propõe. Os originais devem ser submetidos eletronicamente através do sistema OJS, sem autoria (copia cega).

3 Para submeter artigos nessa revista os autores têm que obrigatoriamente se cadastrar no portal, tendo em vista, que o login e a senha são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como, para acompanhar o processo editorial em curso.

4 A autoria pode ser individual ou coletiva.

5 Os dados de identificação dos autores deverão ser submetidos diretamente ao sistema OJS, no momento da submissão.

6 Os textos deverão ser apresentados de acordo com as normas da ABNT atualizadas com a seguinte configuração:

  • Papel: tamanho A4;
  • Fonte: Times News Roman, tamanho 12 (citação longa, nota de rodapé tamanho11),
  • Espaço: 1,5 para o texto (citação longa, nota, títulos espaço simples), deixando dois espaços simples entre os títulos de seção e o texto;
  • Margens: superior e esquerda (3cm), inferior e direita (2cm);
  • Formatado Word.
  • Os autores não devem ser identificados no texto submetido para avaliação.

 

7 Para qualquer uma das seções da revista, exceto resenhas e entrevista os autores devem apresentar um resumo informativo redigido de acordo com a NBR6028 vigente ou norma ISO equivalente para resumos em outra língua.  Os textos em língua portuguesa devem acompanhar um resumo em inglês, bem como, palavras-chave e keywords.

8 Usar as palavras-chave que melhor representem o assunto abordado no texto, separadas por "ponto". Recomenda-se a utilização de três e no máximo cinco termos.

9 As citações deverão ser redigidas de acordo com a NBR10520 ou norma ISO equivalente para texto escrito em língua estrangeira. Recomenda-se usar o sistema autor, data.

10 Todos os documentos citados devem constar nas referências a serem apresentadas ao final do texto, de acordo com a NBR6023 vigente. Também, só devem ser referenciados os documentos citados.

11 O uso de tabelas e ilustrações (figuras, quadros fotografias, imagens...) devem ser numeradas e conter títulos e legendas. As ilustrações de terceiros são de inteira responsabilidade dos autores do texto, ficando a Revista isenta de quaisquer responsabilidades referentes a textos ou imagens de terceiros, publicadas e divulgadas sem a devida autorização. Não serão aceitas imagens desfocadas, exceto quando for para proteger e preservar a imagem de pessoas, de acordo com o Art. 17 da Lei Nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

12 Recomenda-se incluir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) que de alguma maneira auxiliou(aram) seja na coleta de dados, nas ilustrações, seja ainda na utilização de laboratórios mencionando "AGRADECIMENTOS" em nota antes das Referências.

13 Textos referentes à pesquisa cuja área temática seja saúde, especificamente, as que se enquadram no Grupo I  envolvendo seres Humanos precisam informar o número do protocolo de aprovação do projeto, emitido por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Informamos que todas as áreas do Grupo I podem ser consultadas no “Fluxograma para tramitação de projetos de pesquisa”, na página eletrônica do CONEP: www.conselho.saude.gov.br – Comissões – Ética em Pesquisa (CONEP) – Ou diretamente no atalho eletrônico <

http://www.conselho.saude.gov.br/Web_comissoes/conep/aquivos/protocolo/Fluxograma.doc>).

Esse número deve ser expresso em nota antes das Referências

14 A Revista não se responsabiliza por conflitos entre autores, financiadores, patrocinadores e outras pessoas eventualmente envolvidas e/ou citadas nos textos, decorrentes de diferenças/divergências de interesses.

15 Números ordinais até nove devem ser escrito por extenso, de 10 em diante expressos em algarismo.

16 No caso de organizações, entidade, programas etc. que são conhecidos por siglas, na primeira ocorrência a expressão deve vir por extenso, seguida da sigla entre parêntese e, subsequentemente, basta usar a sigla, por exemplo, Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).  Esta regra serve para o uso de abreviaturas. Termos estrangeiros devem ser marcados em itálico.

17 Os originais devem ser revisados gramaticalmente pelos autores, ou por quem eles designarem, antes de serem submetidos à avaliação da Revista.

18 Os direitos autorais para os trabalhos publicados nessa revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Qualquer parte dessa publicação pode ser reproduzida, desde que citada à fonte.

19 As notas de rodapé devem ser limitadas ao mínimo indispensável.

20 A diagramação da revista é de responsabilidade do editor da revista.

21 Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-la lido e  a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.

O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.

O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade dessa revista sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.