Oficinas de origami desperta o interesse de crianças e adolescentes da Cidade de Cajazeiras, PB
Keywords:
Geometria. Origami. Poliedros de PlatãoAbstract
Relata uma ação-reflexão sobre a técnica de origami como estratégica lúdica no processo ensino aprendizagem da geometria usada em oficinas, para crianças e adolescentes da Pastoral do Menor da Cidade de Cajazeiras, PB, pela equipe do Projeto de extensão Mãos à Arte com objetivo de reforçar o conhecimento dos conceitos de geometria espacial e plana do ensino fundamental. As atividades consistiam na construção de Poliedros de Platão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades manuais, além de fortalecer a cooperação a interação, já que a complexidade de alguns poliedros necessitava do trabalho em conjunto para um resultado final satisfatório. As crianças e adolescentes que frequentaram as oficinas são alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Dom Moisés Coelho, da referida cidade. Além de complementar o conhecimento do ensino da geometria, esse trabalho desenvolveu, nos participantes, o raciocínio espacial e cognitivo; estimulou a criatividade; melhorou a capacidade de memorização, de observação, de atenção e de concentração.Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade dessa revista sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.