Oficinas de origami desperta o interesse de crianças e adolescentes da Cidade de Cajazeiras, PB

Autores

  • Wilma Fernandes Pinheiro
  • Francisco Judivan Celestino de Sousa
  • Samuel de Oliveira Lima

Palavras-chave:

Geometria. Origami. Poliedros de Platão

Resumo

Relata uma ação-reflexão sobre a técnica de origami como estratégica lúdica no processo ensino aprendizagem da geometria usada em oficinas, para crianças e adolescentes da Pastoral do Menor da Cidade de Cajazeiras, PB, pela equipe do Projeto de extensão Mãos à Arte com objetivo de reforçar o conhecimento dos conceitos de geometria espacial e plana do ensino fundamental. As atividades consistiam na construção de Poliedros de Platão, possibilitando o desenvolvimento de habilidades manuais, além de fortalecer a cooperação a interação, já que a complexidade de alguns poliedros necessitava do trabalho em conjunto para um resultado final satisfatório. As crianças e adolescentes que frequentaram as oficinas são alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Dom Moisés Coelho, da referida cidade. Além de complementar o conhecimento do ensino da geometria, esse trabalho desenvolveu, nos participantes, o raciocínio espacial e cognitivo; estimulou a criatividade; melhorou a capacidade de memorização, de observação, de atenção e de concentração.

Downloads

Publicado

2016-07-26

Edição

Seção

Ação-Reflexão