Com quantos parafusos se faz um lab maker? Projeto de implantação do “INTEGRA maker” no campus Sousa
DOI:
https://doi.org/10.35512/ras.v6i1.6492Abstract
INTRODUÇÃO: O Instituto Federal da Paraíba Campus Sousa é um dos mais antigos Campi do IFPB. O referido Campus dispõe de cursos técnicos presenciais nos níveis médio, subsequente, PROEJA, superiores, pós-graduação e também cursos à distância. Além do ensino/pesquisa/extensão, é fundamental que tais cursos estabeleçam uma trajetória na área da inovação/tecnologia. Embora identificado o forte potencial de inovação no Campus Sousa, devido ao seu caráter multidisciplinar, fomentado pelos diversos cursos ali ofertados, percebe-se baixa submissão de projetos nas áreas de inovação/tecnologia. De modo que sua forte trajetória em pesquisa e extensão, sempre destacada pelos vários projetos em execução, não segue a mesma tendência quando o assunto é inovação e tecnologia. Essa situação se confirma ao avaliar os indicadores elencados no SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), a partir dos quais verifica-se que os últimos registros de software e de patente referente ao Campus Sousa aconteceram no ano de 2017, sendo três registros de software e um registro de patente. De lá para cá, verifica-se a lacuna nesse indicador. É urgente que se implemente programas e ações capazes de atrair o envolvimento da comunidade do Campus nessa área. Desse modo, a consolidação de um Laboratório “Maker” deverá contribuir com o fortalecimento da cultura de inovação do campus, ampliando suas contribuições para além do ensino, pesquisa e extensão, já fortemente consolidadas nesses nichos. OBJETIVO: Apresentar a estratégia a ser utilizada no campus Sousa para implantação do seu LabMaker. METODOLOGIA: Trata-se de um de projeto de intervenção, cujo plano de ação utilizará a metodologia 5W2H que vem dos termos em inglês what (o que deve ser feito?), why (por que será feito?), who (por quem será feito?), where (onde será feito?), When (quando será feito?), how (como será feito?) e how much (quanto custará?). A referida metodologia é bastante utilizada em projetos de intervenção por permitir colocar em prática um plano de ação. Nesse método são definidos os atores responsáveis, os prazos e recursos necessários. RESULTADOS: O projeto de implantação do labmaker foi aprovado com bolsa pelo edital PIBIT 36/2021. A implantação do laboratório prevê a utilização do laboratório em atividades tais como, recolhimento de sucata eletrônica e materiais recicláveis para correta destinação e/ou transformação e projetos de desenvolvimento tecnológico com utilização de microcontroladores, drones, etc. O projeto iniciou em outubro/2021 e um dos primeiros passos foi a participação dos integrantes da equipe na inauguração do Lab Maker Picuí, realizado no IFPB campus Picuí, com o objetivo de familiarização com a estrutura e equipamentos, ideias de integração com atividades de ensino/pesquisa/extensão. Realizou-se levantamento de equipamentos que poderão serão destinados ao laboratório. Os próximos passos são: concurso de logomarca aberto para a comunidade; criação de um Grupo de Trabalho para apoiar na estruturação do laboratório; organização do laboratório com os equipamentos disponíveis; divulgação interna/externa do espaço e captação de recursos internos/externos para garantia da sustentabilidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ideia de criar/estruturar um laboratório Maker no Campus Sousa, busca estimular a cultura de inovação, a partir de um locus, inspirador, estimulante, criativo e crítico.