Uma leitura das vivências com os egressos do projeto “filhos do IFPB”
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692015v3n3p89-97Palavras-chave:
Egressos. Trabalho. Formação profissional. EducaçãoResumo
RESUMO: Este trabalho apresenta o acompanhamento de egressos – que se caracteriza como uma ação importante no âmbito de instituições educativas – desenvolvido pelo projeto de extensão “Filhos do IFPB”, que objetivou acompanhar, com a colaboração de equipe multidisciplinar, os ex-alunos das turmas pioneiras dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio, formados em 2010 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Câmpus Campina Grande. Nesse processo buscou-se contactar tais egressos a partir dos dados disponíveis no Sistema de Controle Acadêmico. O projeto promoveu um reencontro entre os ex-alunos, que teve a presença de 38 egressos. Foi aplicado um questionário para mapear o perfil do público-alvo e para definir as atividades a serem desenvolvidas. Foram ofertadas oficinas, palestras e momentos para diálogos e discussões entre os ex-alunos sobre temas pertinentes à vida acadêmica e profissional. Foram criados um blog e uma página na rede social Facebook sobre o projeto, para divulgar as atividades realizadas e socializar informações sobre oportunidades de emprego e eventos nas áreas de formação dos egressos. Obteve-se dos participantes uma avaliação positiva do trabalho realizado e conclui-se que essas ações devem ser expandidas no IFPB, por trazerem benefícios para o público-alvo e para a Instituição.
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