Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Práxis: saberes da extensão é uma publicação semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e publica artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de ações extensionistas, que possam contribuir para o desenvolvimento das ciências. Sua missão é socializar processos e produtos acadêmicos gerados a partir de conhecimentos empíricos que perdem sua originalidade para adotar a construção de novos conhecimentos através das atividades científicas, experimentais e relacionais. Esses processos e produtos satisfazem as necessidades de investigações teóricas, de comprovação de hipóteses científicas, além, de buscar soluções práticas para os problemas de natureza social, ambiental, tecnológica etc., inerentes à vida em sociedade. Entendemos que esses processos criativos de ação-reflexão-realização dão origem a uma práxis científica.

Aceita originais na forma de artigos de revisão, relatos de experiência, relatos de pesquisa, ensaios, memórias/IFPB, entrevistas e resenhas nas  áreas: Ciências Agrarias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras e Artes e Interdisciplinar.  

Os trabalhos enviados serão lidos inicialmente pela editoria-chefe da revista que, se considerar de acordo com a política editorial geral, os encaminharão para a apreciação de avaliadores; caso não atenda todos os itens das diretrizes estabelecidas na política editorial serão devolvidos ao(s) autor(es) para devidas correções.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos encaminhados à Revista Práxis: saberes da extensão passarão pelo crivo de dois avaliadores pertencente a seu quadro de avaliadores. Os processos de avaliação têm como critérios: as normas estabelecidas para a submissão de artigos; a relevância social do tema; a consistência teórica e metodológica da proposta; a originalidade e a qualidade argumentativa do texto. E poderá ser: 


a) aceito, sem alterações; 
b) aceito, com alterações a serem feitas pelos autores; 
c) rejeitado.

A pós a apreciação dos avaliadores os trabalhos são encaminhados a Comissão editorial, que indicará sobre a conveniência ou não da publicação, quando necessário, devolvendo aos autores para algumas alterações.   

A decisão final da publicação dos textos competirá a Comissão editorial que possuem autonomia para alterar à estrutura do texto quando necessário para maior concisão, clareza e compreensão, sem interferência no conteúdo, ideias ou significados postos pelos autores. 

Os autores receberão o resultado da submissão através do endereço eletrônico informado no cadastro. Por isso, devem ficar atentos ao e-mail e conhecer o fluxo editorial da revista, para garantir a continuidade da editoração do artigo, caso o mesmo seja aprovado para publicação.

Periodicidade

Publicação semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar conhecimentos ao público de forma gratuita proporciona a democratização dos saberes.

Histórico do periódico

 

A Revista Práxis: saberes da extensão é uma publicação semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB que tem como objetivo divulgar a produção técnico-científica, inédita, oriunda de ações extensionistas do IFPB e de outras instituições de ensino superior, foi criada em 2013 em versão impressa ISSN 2318-2369, e em 2015 implantou sua versão eletrônica ISSN 2525-5355, usando a plataforma do Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), customizada pelo IBICT a partir do Open Journal System (OJS).

A Revista Práxis: Saberes da Extensão, do IFPB, está licenciada sob Licença Creative Commons  (CC-BY-NC) –   Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. Permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos desde que para fins não comerciais e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Revista. Possui registro do Digital Object Identifier (DOI) junto à CrossRef.