EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL E OMNILATERAL PARA TÉCNICOS EM GUIA DE TURISMO

Autores

  • Silvia Marina Linhares Barboza INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Michele Waltz Comarú INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p3-24

Palavras-chave:

Extensão, Ensino integrado, Relação teoria/prática, Trabalho colaborativo, História de Resende

Resumo

Esta pesquisa visa a discutir as contribuições do Projeto de Extensão Aprendendo a história de Resende de Forma Lúdica, oferecido como extensão tecnológica, para a promoção de uma formação humana e integral de Técnicos em Guia de Turismo. Tem como principais referenciais os conceitos de Educação Profissional, Ensino Integrado e Extensão como possibilidade formativa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou das técnicas da pesquisa-ação. O estudo contou com quatro etapas, sendo: construção e submissão do projeto de extensão, realização do projeto, análise dos dados produzidos e materialização dos registros do projeto num portfólio. Para produzir dados foram feitas rodas de conversa, aplicados questionários e realizadas anotações em campo. Os resultados revelam que a atividade reafirmou o potencial da Extensão como possibilidade de formação integral e omnilateral na EPT ao favorecer a relação entre teoria e prática dos conteúdos do curso, o contato de participantes do projeto com ambientes municipais culturais e voltados para pesquisas relacionadas à profissão, o desenvolvimento de um trabalho coletivo e colaborativo e maior conhecimento de aspectos da história local da cidade de Resende/RJ.

Biografia do Autor

Silvia Marina Linhares Barboza, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) em Rede na Instituição Associada IFRJ campus Avançado Mesquita. Técnica Administrativa em Educação no IFRJ campus Avançado Resende. 

Michele Waltz Comarú, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ/RJ) e do Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFRJ), no qual atua também como coordenadora.

Downloads

Publicado

2022-08-03

Edição

Seção

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS - Educação e Cultura