EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO INTEGRAL E OMNILATERAL PARA TÉCNICOS EM GUIA DE TURISMO
DOI:
https://doi.org/10.18265/2318-23692022v10n20p3-24Keywords:
Extensão, Ensino integrado, Relação teoria/prática, Trabalho colaborativo, História de ResendeAbstract
Esta pesquisa visa a discutir as contribuições do Projeto de Extensão Aprendendo a história de Resende de Forma Lúdica, oferecido como extensão tecnológica, para a promoção de uma formação humana e integral de Técnicos em Guia de Turismo. Tem como principais referenciais os conceitos de Educação Profissional, Ensino Integrado e Extensão como possibilidade formativa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou das técnicas da pesquisa-ação. O estudo contou com quatro etapas, sendo: construção e submissão do projeto de extensão, realização do projeto, análise dos dados produzidos e materialização dos registros do projeto num portfólio. Para produzir dados foram feitas rodas de conversa, aplicados questionários e realizadas anotações em campo. Os resultados revelam que a atividade reafirmou o potencial da Extensão como possibilidade de formação integral e omnilateral na EPT ao favorecer a relação entre teoria e prática dos conteúdos do curso, o contato de participantes do projeto com ambientes municipais culturais e voltados para pesquisas relacionadas à profissão, o desenvolvimento de um trabalho coletivo e colaborativo e maior conhecimento de aspectos da história local da cidade de Resende/RJ.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) do texto encaminhado, doravante designado(s) CEDENTE(s), declara(m) tê-lo lido a mesma e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-lo à Revista Práxis: saberes da extensão doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como texto original.
O(s) CEDENTE(s) declara(m) que o texto não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume(m) integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante a terceiros.
O(s) CEDENTE(s), por meio desta, cede(m) e transfere(m), de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação do texto em bases de dados nacionais e internacionais. O(s) CEDENTE(s) está(ão) ciente(s) de que apos a publicação dos originais nessa Revista, será vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, e do (s0 autores, exceto para uso de estudo e pesquisa, desde que devidamente citados.