A INFLUÊNCIA DO MERCHANDISING EM SUPERMERCADOS NAS COMPRAS DOS CONSUMIDORES DE DOM PEDRITO/RS

Authors

  • Gustavo da Rosa Borges Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
  • Michel Sullivan Fontoura Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v6n1p27-42

Abstract

O respectivo trabalho aborda a influência do merchandising em supermercados na ótica de consumidores de Dom Pedrito, tendo por objetivo geral, verificar se os consumidores dos supermercados do município são influenciados pelo merchandising durante a compra. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e quantitativo com a participação de 300 consumidores. Estes foram abordados após as suas compras em dois supermercados do município. Após analise dos dados, por meio de estatística descritiva, Teste-T e Regressão, descobriu-se que o merchandising representa uma baixa influência na compra dos consumidores em supermercados, e o nível dele é a mesma entre homens e mulheres; assim como, nos dois estabelecimentos pesquisados. Por fim, evidenciou-se que o tempo dentro do supermercado não tem relação com o merchandising. Os resultados indicam que para a amostra pesquisada, o merchandising tem pouca influência sobre as compras, sendo relevantes, estudos futuros no sentido de verificar se isto é uma característica de pequenos municípios.

Author Biographies

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Docente do Campus Dom Pedrito e do PPGA da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Doutor em Administração.

Michel Sullivan Fontoura, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Tecnólogo em Agronegóci o pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

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Published

2022-06-21

Issue

Section

Marketing