O SOBRETRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO ELEMENTO COLABORADOR AO SEU ADOECIMENTO PSÍQUICO
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289v5n4p1-22Abstract
Guiada pelo principal objetivo de analisar a colaboração da organização flexível da atividade docente em rede particular no adoecimento psíquico dos professores, a presente pesquisa realizou uma investigação qualitativa da qual se dispôs a utilizar de entrevistas semiestruturadas para obter informações de treze participantes que trabalham em instituições particulares da cidade Natal. Os dados coletados foram analisados pelo método de núcleos de significação, que buscou na fala dos entrevistados, as percepções que esses possuem quanto a realidade que vivenciam em seu ambiente de trabalho. Com os principais achados desta investigação, é possível evidenciar que na atividade do professorado existem fatores que não só revelam um cotidiano que possui aspectos de uma organização de trabalho flexível, mas que também, colaboram com o sofrimento e o adoecimento desse público. Tais circunstancias encontram-se no pouco tempo para repouso, muitas atividades a serem realizadas em um curto espaço de tempo, tensão em ambiente de trabalho, e falta de material para aulas diferenciadas.
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