PARADOXOS ENTRE DISCURSO E PRÁTICA NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (PNDP
Palavras-chave:
Gestão por Competências, Competência, Universidade Federal.Resumo
As universidades federais brasileiras fazem parte de um sistema maior de organizações e têm que seguir a legislação em vigor. Nessas instituições, a gestão por competências (GPC) ganhou destaque nos últimos anos, por isso esta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso e a prática da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) quanto ao desenvolvimento de pessoas baseado em competências em universidades federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa básica, com níveis exploratória e descritiva e, se utilizou de bibliográfica, documental e levantamento de campo (survey) com doze universidades com datas de fundação antes de 2006. Se utilizou de métodos mistos ou convergentes na abordagem do problema (qualitativo e quantitativo) sob enfoque indutivo. Os resultados apontaram que o modelo de GPC exige flexibilidade, mas a lei exige controle; exige inovação e criatividade, porém ao se buscar fazer mais e com menos parece ir de encontro a foco nos resultados e um serviço público de alto desempenho conforme predispões os normativos legais. A exclusão das universidades cujas criação se deu após de 2006 e o próprio instrumento de coleta de dados - questionário eletrônico, são algumas das limitações encontradas para o estudo.
Referências
AGUIAR, José Eduardo de; MELLO JÚNIOR, Edison. Mudanças e Paradoxo
Organizacional: Contradições entre o Discurso e a Prática. In: 30º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM
ADMINISTRAÇÃO, 23 a 27 de setembro. Anais... Salvador, 2006. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/10/enanpad2006-gpra-0244.pdf. Acesso em: 07 ago. 2021.
ALLES, Martha Alicia. Selección por competencias: atracción y reclutamiento en las redes sociales: entrevista y medición de competencias. 2ª ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Granica, 2016 (livro digital, EPUB)
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR - ANDIFES. Ofício nº 228, de 10 de dezembro de 2019: Apresenta proposta de aprimoramento do Decreto nº 9.991/2019, que dispõe sobre a Política Nacional de
Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública Federal. Brasília, DF, 2019.
Disponível em: http://www.forgepe.andifes.org.br/wp-
content/uploads/2019/12/Of%C3%ADcio-Forgepe_Minist%C3%A9rio-daEconomia_Decreto-9991.pdf. Acesso em: 7 ago. 2021.
BARBIERI, Ugo Franco. Gesta?o de pessoas nas organizac?o?es: o talento humano na sociedade da informação. São Paulo: Atlas, 2014.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERGUE, S.T. Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2020.
BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? RAERevista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p.8-15, jan-mar, 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902001000100002
______; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n.2, p. 179-194, abr-jun, 2005.
BRASIL. Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Brasília, DF, 1967.
______. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF, 1988.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
______. Decretos nº 2.794, de 1 de outubro de 1998. Institui a Política Nacional de Capacitação dos Servidores para a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e dá outras providências. Brasília, DF, 1998.
______. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF, 2004.
______. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006: Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional[...]. Brasília, DF, 2006.
______. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF, 2017. ______. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019: Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional[...]. Brasília, DF, 2019.
______. Decreto nº 10.506, de 2 de outubro de 2020. Altera o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta[...]. Brasília, DF, 2020.
CARBONE, P. P. et al. Gestão por competências. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016.
CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set.-dez. 2003. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300002 DALMAU, M. B. L.; SILVA, C. S.; CANTO, J. P. A implementação do modelo de Gestão por Competências nas universidades federais brasileiras: caminhos percorridos e desafios enfrentados. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. 133, set. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8666622.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
______. Competências: conceitos, instrumentos e experiências. [S.l: s.n.], 2016a.
______. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. São Paulo:
Atlas, 2016b.
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Instrução Normativa SGPENAP/SEDGG/ME nº 21, de 1º de fevereiro de 2021. Estabelece orientações aos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC, quanto aos prazos, condições, critérios e procedimentos para a implementação [...]. Brasília, DF, 2021.
FISCHER, T. M. D. et al. Competências na gestão intercultural: desafios para aprendizagem e qualificação. In: 33º ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 19 a 23 de setembro. Anais... São Paulo: EnANPAD, 2009. p. 1-16. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/45/EOR2210.pdf. Acesso em: 26 mai. 2021. FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. RAC - Revista de
Administração Contemporânea, 2001. p. 183-196. DOI: https://doi.org/10.1590/S141565552001000500010
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. [2. Reimpr.]. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.
______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2019.
GIRARDI, D. M.; DALMAU, M. B. L. Administração de Recursos Humanos I. 3.ed. Florianópolis: CAPES: UAB, 2015.
GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processo. RAE: Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, p. 6-19, jan.-mar. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902000000100002
GUIMARÃES, T. A. et al. Forecasting core competencies in na R&D environment. R&D Management, Oxford, v. 31, n. 3, p. 249-255, jul, 2001. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-
00213
LACOMBE, Beatriz Maria Braga; TONELLI, Maria José. O discurso e a prática: o que nos dizem os especialistas e o que nos mostram as práticas das empresas sobre os modelos de gestão de recursos humanos. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. 2, maio-ago, p. 157-174, 2001. https://doi.org/10.1590/S1415-65552001000200008
LE BOTERF, G. De la compétence - essai sur un attracteur étrange. In: Les éditions d'organisations. Paris: Quatrième Tirage, 1995.
LEWIS, Marianne W. Exploring Paradox: Toward a More Comprehensive Guide. The Academy of Management Review, v. 25, n. 4, p. 760-776, 2000. https://doi.org/10.5465/amr.2000.3707712
MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro, et al. Novos modelos organizacionais: paradoxos e contradições entre o discurso e a prática. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 1, jan-mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902006000100002
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. - [3. reimpr.]. – São Paulo: Atlas, 2019.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introduc?a?o a? Administrac?a?o. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.
______. Fundamentos da Administração: introdução à teoria geral e aos processos da administração. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015 [recurso digital: il.]
______. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. – [3. Reimpr.]. Rio de Janeiro: Atlas, 2021.
MCCLELLAND, David C. Testing for Competence rather than Intelligence. American Psychologist, p. 1-14, jan. 1973.
MIRON-SPEKTOR, Ella et al. Microfoundations of organizational paradox: the problem is how we think about the problem. Academy of Management Journal, v. 61, n. 1, fev., p. 26–
, 2018. https://doi.org/10.5465/amj.2016.0594
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. 3. ed. rev. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
PRAHALAD, C.K.; HAMEL, G. The Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review, p. 79-91, 1990.
SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. O PDI como referente para avaliação de instituições de educação superior: lições de uma experiência. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 47, p. 149-168, jan. 2005.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009. KOPS, Darci. Gestão dos paradoxos organizacionais. In: Gestão organizacional e empresarial: cogitando possibilidades. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2019.
SCHERMERHORN JR., John R. Administração. Tradução: Mário Persona; revisão técnica: Sandra Regina Holanda Mariano. 8. ed. [Reimpr.]. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
SMITH, Wendy K.; LEWIS, Marianne W. Toward a theory of paradox: a dynamic equilibrium model of organizing. Academy of Management Review, v. 36, n. 2, p. 381–40, 2011. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.2009.0223
TAYLOR, Frederick Wilsow (1856-1915). Princípios da administração científica (tradução Arlindo Vieira Ramos) 8ª ed. São Paulo: Atlas, 1995
VASCONCELOS, Isabella; MASCARENHAS, André Ofenhejm; VASCONCELOS, Flávio Carvalho de. Gestão de pessoas – paradoxos organizacionais, gestão de pessoas e tecnologia na souza cruz. RAE- eletrônica, v. 3, n. 2, Art. 25, jul - dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482004000200010
______.; MOTTA, F., PINOCHET, L., Tecnologia, Paradoxos Organizacionais e Gestão de Pessoas, Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP/FGV, vol. 43, n.2,
abr-jun, p. 94-106, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482004000200010 ZARIFIAN, Philippe. Objetivo Competência. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão e Organizações

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.