GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: ESTUDO COMPARATIVO NO IFSC, IFC E IFSP

Marcos B. L. Dalmau

ORCID iD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC

Loana de Moura Furlan

ORCID iD Instituto Federal Catarinense - IFC Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC

Ketty Celina Fernandes Mendes

ORCID iD Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC

Geraldo Tessarini Junior

ORCID iD Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Sorocaba. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Resumo

Atualmente, as organizações públicas enfrentam um cenário de desafios, ocasionados pelo aumento das exigências da sociedade por serviços públicos de melhor qualidade. Isto exige que as organizações públicas e seus servidores desenvolvam competências que possibilitem aumentar o seu potencial. Esses desafios também se fazem presentes nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), as quais buscam implementar a Gestão por Competências desde 2006, com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto n.  5.706/06 e reformulada pelo Decreto n. 9.991/19. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as políticas e ações que visem ao desenvolvimento das competências dos servidores em três IFEs - IFSP, IFC e IFSC. Para tanto, foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e análise comparativa, sendo a coleta de dados feita em bibliografias, legislações e em documentos institucionais de acesso público. Os resultados indicam que as instituições buscam ações e linhas de desenvolvimento de competências semelhantes. Com exceção do IFSC, percebe-se que não há indicativos de que as instituições promovam o alinhamento estratégico de suas ações com mapeamento das competências. Apesar disso, algumas ações positivas destacam-se, como a redução da jornada de trabalho concedida pelo IFSP e o estabelecimento de um percentual mínimo para investimento em capacitação no âmbito do IFC.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v7n2p47-66

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