GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: ESTUDO COMPARATIVO NO IFSC, IFC E IFSP
Resumo
Atualmente, as organizações públicas enfrentam um cenário de desafios, ocasionados pelo aumento das exigências da sociedade por serviços públicos de melhor qualidade. Isto exige que as organizações públicas e seus servidores desenvolvam competências que possibilitem aumentar o seu potencial. Esses desafios também se fazem presentes nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), as quais buscam implementar a Gestão por Competências desde 2006, com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), instituída pelo Decreto n. 5.706/06 e reformulada pelo Decreto n. 9.991/19. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar as políticas e ações que visem ao desenvolvimento das competências dos servidores em três IFEs - IFSP, IFC e IFSC. Para tanto, foi utilizada a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e análise comparativa, sendo a coleta de dados feita em bibliografias, legislações e em documentos institucionais de acesso público. Os resultados indicam que as instituições buscam ações e linhas de desenvolvimento de competências semelhantes. Com exceção do IFSC, percebe-se que não há indicativos de que as instituições promovam o alinhamento estratégico de suas ações com mapeamento das competências. Apesar disso, algumas ações positivas destacam-se, como a redução da jornada de trabalho concedida pelo IFSP e o estabelecimento de um percentual mínimo para investimento em capacitação no âmbito do IFC.
Texto completo:
Referências
ALMEIDA, Paulo Pereira de. Gerir com Competência: manual para a empresa do século XXI. Gerir com competência: manual para a empresa do século XXI, 2012.
AVELINO, Giselle Inês Borges; NUNES, Simone Costa; SARSUR, Amyra Moyzes. Modelo de gestão por competências: a aderência dos gestores para o alcance do desempenho organizacional superior. Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 44, p. 24-50, 2016.
BANDEIRA, Emanuella Lustosa et al. Panorama da gestão de pessoas no setor público. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, 2017.
BITENCOURT, Claudia Cristina. A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 58-69, 2004.
BRASIL. CGU. Portaria no 57, de 4 de Janeiro de 2019 - Imprensa Nacional - Diário Oficial da União. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019 - Planalto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9991.htm Acesso 15 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Guia para a funcionalidade de informar execução e elaborar Relatório Anual de Execução. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-
a-informacao/gestao-de-pessoas/pndp/arquivos/GuiaExecuoPDP2020VersoFinal.pdf. Acesso 12 mar. 2021.
BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patricia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179- 194, 2005.
BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto?. Revista de Administração de empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001.
BURIGO, Carla Cristina Dutra; LAUREANO, Rogério João. Desafios e perspectivas da gestão por competência na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 6, n. 1, p. 197-211, 2013.
CAMÕES, Marizaura Reis de Souza; MENESES, Pedro Paulo Murce. Gestão de pessoas no governo federal: análise da implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Cadernos ENAP. Brasília, n. 45, 2016.
DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos, instrumentos e experiências. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
FADEL, C.; BIALIK, M. TRILLING, B. Educação em Quatro Dimensões: As competências que os estudantes devem ter para atingir o sucesso. Boston, MA: Center for Curriculum Redesign, 2015.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001.
FREITAS, Pablo Fernando Pessoa de and ODELIUS, Catarina Cecília. Managerial Competencies: An analysis of classifications in empirical studies. Cadernos EBAPE.BR [online]. 2018, v. 16, n. 1 [Accessed 23 June 2021] , pp. 35-49. Available from: . Epub Jan-Mar 2018.
GEM, Global Entrepreneurship Monitor, 2020. Disponível em: https://www.gemconsortium.org/ Acesso em: 07 set. 2020.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, Tomás de Aquino. A nova administração pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública, v. 24, n. 3, p. 125-140, 2000.
IFC. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. Resolução 15/2016 - CONSUPER. (2016). Disponível em: https://consuper.ifc.edu.br/wp
content/uploads/sites/14/2016/04/Resolu%c3%a7%c3%a3o-015-2016-Pol%c3%adtica-de Capacita%c3%a7%c3%a3o-de-servidores.pdf. Acesso em 20 mar 2021.
IFC. IFC inova e oferta curso de recepção de TAEs na modalidade EaD. (2017). Disponível em: https://noticias.ifc.edu.br/2017/08/08/ifc-inova-e-oferta-curso-de-recepcao de-taes-na-modalidade-ead/. Acesso em 21 mar 2021.
IFC. Regimento Geral. (2018, a). Disponível em: https://ifc.edu.br/acesso-a informacao/institucional/. Acesso em 20 mar. 2021.
IFC. Planejamento Estratégico IFC. (2018, b). Disponível em:
https://ifc.edu.br/2018/03/23/planejamento-estrategico-ifc-2/.pdf. Acesso em 22 mar. 2021.
IFC. Plano anual de capacitação dos servidores do Instituto Federal Catarinense. (2020, a). Disponível em: https://dgp.ifc.edu.br/wp
content/uploads/sites/20/2020/09/processo_233484825202020-PDP-2021.pdf. Acesso em 12 mar. 2021.
IFC. Edital 71/2020 - Licença Capacitação 2021/01. (2020, b). Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/2020/10/23/edital-licenca-capacitacao-2021-01/. Acesso em 20 mar. 2021.
IFC. Canal Oficial do IFC. (2021, a) Disponível em:
https://www.youtube.com/user/IFCatarinense/videos . Acesso em 12 mar. 2021.
IFC. Edital nº 23/IFC/Reitoria/2021. (2021, b). Disponível em: https://editais.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2021/03/EDITAL-N%c2%ba23-2021- AFASTAMENTO-INTEGRAL-2021-02.pdf. Acesso em 30 mar. 2021.
IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. IFSC. Estrutura Organizacional. 2018. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/estrutura-organizacional. Acesso em 10 abril 2021.
IFSC. Mapeamento de Competências no IFSC. Disponível em
https://intranet.ifsc.edu.br/images/file/Textosobreomapeamentodecompetencias_julho2019.pdf. acesso em 10 abril 2021.
IFSC. Plano anual de capacitação do IFSC – 2018/2019. Florianópolis, 2018 a. Disponível em https://intranet.ifsc.edu.br/images/file/FORMUL%C3%81RIOS%20DGP%20-%20MARIANA/PAC_2018_2019_09-04-2018.pdf. Acesso em 10 abril 2021.
IFSC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. IFSC. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024. Disponível em http://pdi.ifsc.edu.br/download/faca-o-download-do-pdi-2020-2024/. Acesso em 10 abril 2021.
IFSC. Plano de Integridade do IFSC, versão setembro 2020. Disponível em https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/etica-e-integridade/programa-de-integridade/planos-de-integridade/arquivos/plano_integridade_ifsc.pdf. Acesso em 10 abril 2021.
IFSC. PDP 2021, IFSC. Disponível em https://dgp.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/20/2020/09/processo_233484825202020-PDP-2021.pdf. Acesso em 10 abril 2021.
IFSC. Resolução nº 45/Consup de, 18 de dezembro de 2014. Aprova a Política de Formação do IFSC. Disponível em http://pdi.ifsc.edu.br/download/faca-o-download-do-pdi 2015-2019/. Acesso em 10 abril 2021.
IFSC. RESOLUÇÃO 011/2019/CDP. Disponível em http://cs.ifsc.edu.br/portal/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=18&Itemid=103. Acesso em 05 abril 2021.
IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Portaria nº 4.646, de 18 de dezembro de 2019. Institui a Política de Desenvolvimento de Pessoas do IFSP. 2019a. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/prd/Qualificacao/Portaria_4646-2019_-_Poltica_de_Desenvolvimento_de_Pessoas.pdf. Acesso em 05 jul 2021.
IFSP. Programa de Incentivo Educacional - 2º semestre de 2020. Edital DDGP-PRODI nº 171/2020. 2020. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/images/prd/DGP/IncentivoEducacional/Edital_DDGP-PRODI_N_1712020_Programa_de_Incentivo_Educacional.pdf Acesso em 05 jul 2021.
IFSP. Relatório de Gestão do ano de 2020 do Instituto Federal de São Paulo. 2021. Disponível em: https://www.ifsp.edu.br/noticias/2300-relatorio-de-gestao-2020-esta-disponivel-no-site. Acesso em 05 jul 2021.
IFSP. Resolução do Conselho Superior nº 54, de 06 de setembro de 2019. Aprova os critérios para concessão de carga horária semanal de trabalho exclusiva para a realização de cursos de qualificação profissional, no interesse da administração, aos servidores técnicos administrativos. 2019b. Disponível em: https://ifsp.edu.br/acoes-e-programas/66-colegiados/conselho-superior/800-resolucoes-2019. Acesso em 05 jul 2021.
MONTEZANO, L.; MEDEIROS, B. N.; ISIDRO-FILHO,, A.; PETRY, I. S. Panorama da Produção Científica da Gestão por Competências na Administração Pública Brasileira (2008 a 2018). Journal of Accounting, Management and Governance, v. 22, n. 2, p., 280-298, 2019a.
MONTEZANO, Lana et al. Aspectos determinantes da implantação da gestão por competências em Institutos Federais. Revista Gestão Universitária na América Latina GUAL, v. 12, n. 3, p. 21-44, 2019b.
PEREIRA, Aline Lucena Costa; SILVA, Anielson Barbosa da. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. spe1, p. 627– 647, 2011.
PEREIRA, D. C. L.; RAMOS, Maria da Conceição Pereira. Educação e formação em contexto organizacional. 2018.
PERSEGUINO, Silvana Aparecida; PEDRO, Wilson José Alves. Análise crítica da gestão por competências em universidades federais. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 13, n. 29, p. 22- 44, 2017.
PICCHIAI, D. Competências Organizacionais, Gerenciais e Individuais: Conceitos e Discussões no Setor Público. Disponível em: Acesso em: 7 mar. 2021.
REISCH, F. A. M.; DALMAU, M. B. L. Mapeamento de competências gerenciais: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, n. 1, p. 102-131, 2021.
SAKAMOTO, Christiane Alves Calheiros et al. As competências dos assistentes em administração no serviço público federal: um estudo de caso no iftm. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 37, p. 53-79, 2014.
SILVA, Francielle Molon; MELLO, Simone Portella Teixeira. A implantação da gestão por competências: práticas e resistências no setor público. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 2, n. 1, p. 110-127, 2013.
SOUSA, Maria Guesnadia Teodoro de Oliveira; BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. A Aplicação da Gestão por Competências nos Processos de Gestão de Pessoas: Um Estudo com os Servidores Técnico-Administrativos no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais/UFCG. REUNIR: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 8, n. 3, 2018.
SOUZA, Stefani de; SOUZA, Irineu Manoel. A implantação da gestão por competência nos termos do decreto n. º 5.707/2006 na universidade federal de Santa Catarina. Revista de Administração da UNIMEP, v. 16, n. 3, p. 79-107, 2019.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Visitas a este artigo: 847
Total de downloads do artigo: 615