EVASÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Alessandro Moura Lima

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Brasil

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Caritsa Scartaty Moreira

https://orcid.org/0000-0003-1243-9216 Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Annandy Raquel Pereira da Silva

https://orcid.org/0000-0003-4636-2835 Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Ítalo Carlos Soares do Nascimento

https://orcid.org/0000-0002-8151-696X Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Geison Calyo Varela de Melo

https://orcid.org/0000-0002-8520-4605 Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que podem influenciar na evasão dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma IES do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio de survey, a pesquisa classifica-se como quantitativa e o estudo descritivo. Para tanto, foi aplicado um questionário com 184 estudantes do curso de Ciências Contábeis. Para análise dos dados, utilizou-se da análise fatorial, buscando realizar uma aproximação do possível impacto dos constructos na propensão dos discentes a se evadirem do curso de Ciências Contábeis. Percebeu-se que de modo geral as questões vocacionais são as que mais afetam os discentes no quesito de evasão, sendo elas as que mais explicaram a va­riabilidade dos dados coletados para a amostra, relacionadas com os estímulos vocacionais e futuro da profissão. Logo, também, o campo Institucional, apresentou também variabilidade considerável, que está relacionado a informações ligadas diretamente à instituição, corpo docente e assuntos ligados ao desenvolvimento institucional atribuído à instituição de ensino, o que colabora também para evasão do discente no curso de graduação em ciências contábeis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n2p1-24

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