EVASÃO UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que podem influenciar na evasão dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma IES do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio de survey, a pesquisa classifica-se como quantitativa e o estudo descritivo. Para tanto, foi aplicado um questionário com 184 estudantes do curso de Ciências Contábeis. Para análise dos dados, utilizou-se da análise fatorial, buscando realizar uma aproximação do possível impacto dos constructos na propensão dos discentes a se evadirem do curso de Ciências Contábeis. Percebeu-se que de modo geral as questões vocacionais são as que mais afetam os discentes no quesito de evasão, sendo elas as que mais explicaram a variabilidade dos dados coletados para a amostra, relacionadas com os estímulos vocacionais e futuro da profissão. Logo, também, o campo Institucional, apresentou também variabilidade considerável, que está relacionado a informações ligadas diretamente à instituição, corpo docente e assuntos ligados ao desenvolvimento institucional atribuído à instituição de ensino, o que colabora também para evasão do discente no curso de graduação em ciências contábeis.
Texto completo:
Referências
BARBOSA, E. T. et al. Fatores determinantes da evasão no curso de ciências contábeis de uma instituiçao pública de ensino superior. In: Congresso USP de iniciação científica em contabilidade, 13, 2016. Anais eletrônicos... Congresso USP, 2016.
BARGADI, M. P. Evasão e Comportamento Vocacional de Universitários: estudo sobre o desen¬volvimento de carreira na graduação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2007.
BALBINOTTI, M. A. A. A Noção Transcultural de Maturidade Vocacional na Teoria de Donal Super. Psicologia: Reflexão e Crítica v. 16, n. 3, p. 461-473, 2003.
BEZERRA, F. A.; CORRAR, L. J. Utilização da Análise Fatorial na identificação dos principais Indicadores para Avaliação do Desempenho Financeiro: uma aplicação nas Empresas de Seguros. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, n. 42, p. 50-62, 2006.
BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. C.; BOGUTCHI, T. F. A evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG. Avaliação, v. 8, n. 3, p. 161-189, 2003.
BRAGA, M. M.; PINTO, C. O. B. M.; CARDEAL, Z.L. Perfil socioeconômico, repetência e evasão no curso de Química da UFMG. Química Nova. São Paulo, v. 20, n. 4, jul./ago. 1997.
BRAGA, L. F. H. V.; SANTOS, N. M. DOS S. B. F.; TOLEDO, J. C.; ALBUQUERQUE, A.
A.; GONZALES, J. F. B. Fatores de Influência na Retenção Discente: Um Estudo com
Alunos de Graduação em Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em
Contabilidade (REPeC), v. 12, n. 3, jul. 2018.
CABRERA, L.; BETHENCOURT, J. T.; PÉREZ, P. A.; AFONSO, M. G. El problema del
abandono de los estúdios universitários. Rev. Electrón. Invest. Eval. Educ., n. 12, p. 171-
, 2006.
CUNHA, J.; NASCIMENTO, A. DURSO, E. Razões e influências para a evasão universitária: Um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de Ciências Contábeis de Instituições Públicas Federais da região sudeste. Avanços em Contabilidade Científica e Aplicada, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 141-161, ago./mai. 2016.
CUNHA, L. A. Ensino superior e universidade no Brasil. In: TEIXEIRA, E. M. et al. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P. P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier. (2009).
FREITAS, K. S. Alguns estudos sobre evasão e persistência de Estudantes. Revista Cientifica de São Paulo – EccoS, Bahia, v. 11, n.1, p.247-264, jan/jun. 2009.
GAIOSO, N. P. L. A evasão discente na educação superior no Brasil: na perspectiva de alunos e dirigentes. 95f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica de Brasília. Brasília-DF, 2005.
GATI, I.; SAKA, N. High School Students’ Career-Related Decision-Making Difficulties. Journal of Counseling & Development. v. 79, n. 3, p. 331-341, 2001.
HAIR JR., J.F.; BLACK, W.C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L. Análise Multivariada de Dados. 6 ed. New Jersey: Prentice Hall, 2009.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEXEIRA. Sinopse Estatística Superior 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse. Acesso em: 08 jun. 2019.
KLINE, P. An easy guide to factor analysis. New York: Routledge. 1994.
KRAEMER, M. E. P. Reflexões sobre o ensino da Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, v. 153, p. 65–79, 2005.
KROENKE, A. et al. Fatores de atratividade para os estudantes de graduação em Ciências Contábeis na escolha da instituição de ensino. In: Seminários em Administração FEA-USP, 12, 2009, São Paulo. Anais eletrônicos... FEA.USP, 2009.
LAFFIN, M. Ensino da contabilidade: componentes e desafios. In Fórum Nacional de Professores de Contabilidade, 7, 2001, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: 2001. CD-ROM.
LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CARMO, C. R. S. Teoria da autodeterminação: uma análise da motivação dos estudantes do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, v. 24, n. 62, p. 162-173, 2013.
LEVENFUS, R. S.; NUNES, M. L. T. Principais Temas Abordados por Jovens Centrados na Escolha Profissional. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, D. H. P. (org.). Orientação Vocacional Ocupacional. Porto Alegre: Artmed, p. 61 - 78, 2002.
LEVENFUS, R. S. Prefácio. In:VASCONCELOS, Z. B.; OLIVEIRA, I. D. (org). Orientação Vocacional. São Paulo: Vetor, p. 17-21, 2004.
LISBOA, M. D. Orientação Profissional e Mundo do Trabalho: Reflexões sobre uma Nova Proposta Frente a um Novo Cenário. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, D. H. P. (org.). Orientação Vocacional Ocupacional. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.33 - 49.
MACHADO, M. C. T. Perfil dos Estudantes da UFG: Uma análise a partir do processo seletivo 2002. Sociedade e Cultura, v. 5, n. 2, p. 137-145, jul/dez. 2002.
MAGALHAES, M. O. L. Personalidades Vocacionais e Desenvolvimento na Vida Adulta: genera¬tividade e carreira profissional. Tese de Doutorado, Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2005.
MARION, J. C. O ensino da contabilidade: professor do ensino superior da Contabilidade, vantagens e desvantagens, linhas metodológicas, ensino da contabilidade Brasil x EUA. São Paulo: Atlas, 1996.
MEC/SESU. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Brasília: ANDIFES/ABRUEM/SESU/MEC. 1996.
MIRANDA, N. A. A escolha do curso e as expectativas profissionais em relação ao mercado de trabalho, dos alunos do ensino superior noturno de Administração de Empresas em instituições particulares. 2001, 153 p. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Fundação e Escola de Comércio Álvares Penteado –FECAP, São Paulo, 2001.
MOORI, R. G.; ZILBER, M. A. Um estudo da cadeia de valores com a utilização da análise fatorial. Revista de Administração contemporânea, v. 7, n. 3, p. 127-147, 2003.
MORAN, J. M. A Educação que desejamos. Campinas: Papirus, 2007.
NES, L. S.; EVANS, D. R.; SEGERSTROM, S. C. Optimism and College Retention:
Mediation by Motivation, Performance, and Adjustment1. Journal of Applied Social
Psychology, v. 39, n. 8, p. 1887-1912, aug. 2009.
PADILHA, E. S. Evasão universitária no curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior do Sistema ACAFE. 2015, 95f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, 2015.
PAREDES. A. S. A evasão do terceiro grau em Curitiba. São Paulo: NUPES, 1994.
PASSOS. I. C; MARTINS. G. A. Métodos de Sucesso no Ensino da Contabilidade. In: Congresso USP, 3, São Paulo, 2003.
PINSONNEAULT, A.; KRAEMER, K. Survey research methodology in management informtion systems: as assessment. Journal of Management Information Systems, Automn, 1993.
PRESTES, E. M. T.; FIALHO, M. G. D.; PFEIFFER, D. K. A evasão no ensino superior globalizado e suas repercussões na gestão universitária. In: Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Anais eletrônicos... 2014.
RIBEIRO, J. P. F. A contabilidade, o ensino e as novas normas contábeis internacionais. 2016.
RICHARDSON, R. J.; PERES, J. A. S.; WANDERLEY, J. C. V.; CORREIA, L. M.;
PERES, M. H. M. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SAUBERLICH, K. C. H. C. Fatores que produzem evasão acadêmica no curso de ciências
contábeis da unemat de Tangará da Serra/MT. Revista UNEMAT de Contabilidade, v. 1, n.
, p. 158-180, jul./dez. 2012.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 37, n. 132, set./dez. 2007.
SMITINA, A. Student’s Risks to Drop Out and Relation to Vocational Identity. Doctoral
student of Educational Management, University of Latvia, Riga. 2009. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/4275/f21c8990f89081d0ef29269c3ce3ed960bfb.pdf. Acesso em 24 mai. 2020.
TABAK, F. O laboratório de Pandora: estudos sobre a ciência no feminino. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
TIGRINHO, L. M. Evasão Escolar nas Instituições de Ensino Superior. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/. Acesso em: 08 jun. 2019.
TONTINI, G.; WALTER, S. Pode‐se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos? Ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 1, p. 89‐110, mar. 2014.
WADESANGO, N.; MACHINGAMBI, S. Causes and Structural Effects of Student
Absenteeism: A Case Study of Three South African Universities. Journal of Social Sciences, v. 26, n. 2, p. 89-97, oct. 2017.
ZABALZA, M. A. La enseñanza Universitaria: el escenario y sus protagonistas. Madrid: Narcea, 2002
Visitas a este artigo: 1496
Total de downloads do artigo: 965