Desafios e inovações em período pandêmico: visão de microempreendedores individuais

Fernanda Sterfany da Silva

ORCID iD Faculdade do Complexo Educacional Santo André (FACESA) Brasil

Annandy Raquel Pereira da Silva

ORCID iD Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Brasil

Geison Calyo Varela de Melo

ORCID iD Universidade Federal do Ceará (UFC) Brasil

Lucas Gabriel de Souza Galvão

ORCID iD Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Brasil

Resumo

Em março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como pandemia, ocasionando, dentre outras consequências, a paralisação de diversas atividades econômicas, onde seus impactos até hoje afetam o cotidiano das organizações O objetivo desse artigo, foi investigar os principais desafios e estratégias em período pandêmico sob a visão de microempreendedores individuais. Esse estudo foi realizado por meio de entrevistas que ocorreram de forma presencial, onde os resultados da primeira parte da pesquisa, referente ao perfil dos empresários, foram basicamente os mesmos, empresários, jovens, de nível superior, com atuação no mercado inicialmente de forma irregular, e logo após a estabilidade de suas empresas, por meio da legalização e abertura do MEI. Na segunda parte da pesquisa, pontuou-se as estratégias que foram utilizadas, e também destacou-se o apoio que esses microempreendedores tiveram no período pandêmico, com a finalidade de melhorar o atendimento ofertado pelas empresas, ampliar os horizontes na captação de novos clientes, e na fidelização dos mesmos, as principais estratégias utilizadas que foram o marketing digital, as entregas por meio do delivery e a utilização de kits descartáveis no atendimentos aos seus clientes, para finalizar esse estudo teve o intuito de enfatizar os desafios impostos aos microempreendedores e pontuar as estratégias que eles utilizaram, para enfrentar esse período de crise pandêmica.

Palavras-chave


COVID-19; MEI; Organizações; Crise.


Texto completo:

Referências


ALVARENGA, D. País já tem 8,1 milhões de microempreendedores formais veja atividades em alta entre MEIs. 2019. Disponível em:

https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/03/pais-ja-tem-81-milhoes-de%20microempreendedores-formais-veja-atividades-em-alta-entre-meis.ghtml. Aceso em: 19 nov. 2022.

BOFF, K. C. Desafios na gestão de capital de giro das micro e pequenas empresas no atual cenário da pandemia da COVID-19. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó/SC, 2021.

CAMPANHA, L. J. et al. Formulação e implementação convergências e desvios: facetas da política pública do microempreendedor individual no plano local. Em Gest. Prod., v. 24, n. 3, p. 582-594, 2017.

CARDOZO, S.; PIENIZ, L. P. Gestão para microempreenderes individuais (MEI): Fluxo de caixa como aliado. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, 2021.

CERUTTI, C.; CARRARO, W. B. W. H. Proposta de implantação de ferramentas de gestão empresarial para microempreendedor individual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Ciências Contábeis), Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2018.

DATASEBRAE. Perfil do MEI. 2019. Disponível em: https://datasebrae.com.br/perfil-do-microempreendedor-individual/. Acesso em: 19 nov. 2022.

ESCHER, L. A. Um estudo sobre o grau de inovação do microempreendedor individual de santa rosa em seu negócio. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Santa Rosa, 2015.

FREITAS, E. C.; BARTH, M. De pai para filho: a complexidade e os desafios da gestão das empresas familiares. Revista de Administração da UFSM, v. 5, n. 3, p. 549-568, 2012.

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MACHADO, V. T. et al. Microempreendedor individual: uma análise dos desafios enfrentados na pandemia do COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 5, p. 49776-49793, 2021.

MARIA, J. P. Microempresário Individual – Empreendedorismo e Realidade administrativa atual. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso. Ciências Sociais Aplicadas: Administração. UNESC, Santa Catarina, 2013.

MCKIBBIN, W.; FERNANDO, R. The global macroeconomic impacts of

COVID-19: Seven scenarios. Asian Economic Papers, v. 20, n. 2, p. 1-30, 2021.

MEI e Coronavírus: confira as informações que impactam o empreendedor. Disponível em:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pb/artigos/mei-e-coronavirus%20confira-as-informacoes-que-impactam-empreendedor. Acesso em: 19 nov. 2021.

MINAYO, M. C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e Descoberta. In. MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F. GOMES, R. (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NASSIF, V. M. J.; CORRÊA, V. S.; ROSSETTO, D. E. Estão os empreendedores e as pequenas empresas preparadas para as adversidades contextuais? uma reflexão à luz da pandemia do COVID-19. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 2, p. 1-12, 2020.

NUNES, W. C. C.; BATAGHIN, F. A.; COSTA, M. A. B. Instragram Marketing: Alavancando as vendas em tempos de Pandemia. Revista Acadêmica – Ensino de Ciências e Tecnologia, IFSP, n. 7, 2020.

POREM, M. E.; KUNSCH, M. M. K. Inovação, comunicação e pequenos negócios em tempos de pandemia: relatos de experiência de agentes locais de inovação (Ali). Comunicação & Inovação, v. 22, n. 48, 2021.

PORTAL DO EMPREENDEDOR, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Acesso em: 19 nov. 2022.

REZENDE, A. A.; MARCELINO, J. A.; MIYAJI, M. A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 6, p. 53-69, 2020.

SALOMÉ, F. F. S. et al. O impacto da pandemia do COVID-19 na gestão financeira das micro e pequenas empresas do setor varejista de Cláudio/MG. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, 2021.

SATOMI, E. et al. Alocação justa de recursos de saúde escassos diante da pandemia de COVID-19: considerações éticas. Einstein (São Paulo), São Paulo, v.18, eAE5775, 2020.

SCHREIBER, D.; MORAES, M. A.; STASIAK, L. O impacto da crise pelo COVID-19 nas micro e pequenas empresas. Revista Vianna Sapiens, v. 12, n. 1, p. 30-30, 2021.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Tendências de negócios para 2021. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. Acesso em 19 nov. 2022.

________________. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios 2020. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. Acesso em 19 nov. 2022.

SENADO. Ajuda do governo só chegou a 15% das micro e pequenas empresas. [S.l.], 2020. Disponível em: https://www12:senado:leg:br/noticias/materias/2020/10/13/ajuda-do-governo-so-chegou-a-15-das-micros-e-pequenas-empresas#::text=Segundo%20o%20presidente%20do%20Sebrae;seja,%2015%25%20do%20total. Acesso em: 19 nov. 2021.

SERASA. Disponível em: https://empresas.serasaexperian.com.br. Acesso em: 19 nov. 2021.

SILVA, C. B. N. Os desafios e as inovações do microempreendedor individual da cidade do recife em tempos de pandemia da COVID-19. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração), Faculdade Damas da Instrução Cristã, Recife-PE, 2021.

SOUSA, H. K. B. Percepção de vantagens, desvantagens e desafios de Microempreendedores Individuais do Município de Tomé-Açu-PA durante a pandemia do COVID-19. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Administração), Universidade Federal Rural da Amazônia, Tomé-Açu/PA, 2022.

SOUZA, C.; STRICKLAND, F. Procura para abertura do MEI disparou em meio à pandemia. Correio Braziliense, 2020. https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2020/10/4880178-procura-para-abertura-do-mei-disparou-em-meio-a-pandemia.html. Acesso em: 19 nov. 20222.

STANGHERLIN, A.; JOÃO, D. M.; OLIVEIRA, J. N. D. Os desafios enfrentados pelos pequenos empreendedores durante a pandemia da COVID-19. Observatório Socioeconômico da COVID-19. 2020.

VIANA, C. C.; VIANA, L. F. Microempreendedor individual - MEI: dívidas e investimentos em época da pandemia COVID - 19. BIUS - Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, v. 32, n. 26, 2022.

XAVIER, A. C. O.; SILVEIRA, H. E. Microempreendedor individual na região norte e seus desafios: ênfase nos desafios enfrentados na pandemia de COVID-19. Revista Novos Desafios, v. 2, n. 1, p. 19-32, 2022.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n4p1-18

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 176

Total de downloads do artigo: 95