LEISHMANIOSE VISCERAL NO CARIRI CEARENSE SOB UMA ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
DOI:
https://doi.org/10.35512/ras.v4i2.4332Resumo
A Leishmaniose Visceral tem como agente etiológico protozoários do gênero Leishmania cuja infecção pode atingir humanos e várias espécies de animais. Ao pensar em formas de transmissão, é importante considerar áreas urbanas e rurais, pois através da urbanização, por exemplo, há uma relação direta das formas de transmissão da doença para o ser humano. Este trabalho foi realizado com dados de 38 municípios da região do Cariri no estado do Ceará, entre os anos de 2008 a 2017, utilizando-se técnicas multivariadas para análise de agrupamento e para verificação de semelhanças entre as cidades e os valores de incidência em relação aos casos de leishmaniose. Os resultados mostraram que as cidades de Barbalha e Juazeiro do Norte possuem o maior número de casos, sendo mais prevalentes em indivíduos do sexo masculino. Em particular, Barbalha apresenta grande incidência da patologia. Com os grupos obtidos, conclui-se que há necessidade de monitoramento, especialmente, nas regiões próximas a mata, e aprimoramento nas políticas de cuidados à saúde humana e animal em toda a macrorregião do Cariri cearense.
Referências
BLANCO, Vinícius Redua; NASCIMENTO-JÚNIOR, Nailton Monteiro. Leishmaniose: Aspectos gerais relacionados com a doença, o ciclo do parasita, fármacos disponíveis, novos protótipos e vacinas. Rev Virtual Quim, v. 9, p. 861-876, 2017.
CHARRAD, Malika et al. NbClust Package: finding the relevant number of clusters in a dataset. J. Stat. Softw, 2012.
BRASIL, Ministério da Saúde do. Manual de vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica, 2ª edição, 182 p. 2007.
FOGANHOLI, Josiane Nobre; ZAPPA, Vanessa. Importância da Leishmaniose na Saúde Pública. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, v. 9, n. 17, 2011.
JOHNSON, Richard A.; WICHERN, Dean. Multivariate analysis. Wiley StatsRef: Statistics Reference Online, p. 1-20, 2014.