LEISHMANIOSE VISCERAL NO CARIRI CEARENSE SOB UMA ABORDAGEM DA ESTATÍSTICA MULTIVARIADA

Autores

  • Kellyma Kellyashin Felix do Nascimento Graduanda em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa,
  • Kenikywaynne Kerowaynne Felix do Nascimento Graduanda em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa,
  • Kerolly Kedma Felix do Nascimento Doutorando(a) em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Fábio Sandro dos Santos Mestrando em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Diego Alves Gomes Doutorando em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Salomão Cambui de Figueiredo Docente em Medicina Veterinária no Instituto Federal da Paraíba, campus Sousa

DOI:

https://doi.org/10.35512/ras.v4i2.4332

Resumo

A Leishmaniose Visceral tem como agente etiológico protozoários do gênero Leishmania cuja infecção pode atingir humanos e várias espécies de animais. Ao pensar em formas de transmissão, é importante considerar áreas urbanas e rurais, pois através da urbanização, por exemplo, há uma relação direta das formas de transmissão da doença para o ser humano. Este trabalho foi realizado com dados de 38 municípios da região do Cariri no estado do Ceará, entre os anos de 2008 a 2017, utilizando-se técnicas multivariadas para análise de agrupamento e para verificação de semelhanças entre as cidades e os valores de incidência em relação aos casos de leishmaniose. Os resultados mostraram que as cidades de Barbalha e Juazeiro do Norte possuem o maior número de casos, sendo mais prevalentes em indivíduos do sexo masculino. Em particular, Barbalha apresenta grande incidência da patologia. Com os grupos obtidos, conclui-se que há necessidade de monitoramento, especialmente, nas regiões próximas a mata, e aprimoramento nas políticas de cuidados à saúde humana e animal em toda a macrorregião do Cariri cearense.

 

Biografia do Autor

Kellyma Kellyashin Felix do Nascimento, Graduanda em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa,

Graduanda em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa,

Kenikywaynne Kerowaynne Felix do Nascimento, Graduanda em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa,

Graduanda em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa,

Kerolly Kedma Felix do Nascimento, Doutorando(a) em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando(a) em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Fábio Sandro dos Santos, Mestrando em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Diego Alves Gomes, Doutorando em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando(a) em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Salomão Cambui de Figueiredo, Docente em Medicina Veterinária no Instituto Federal da Paraíba, campus Sousa

Docente em Medicina Veterinária no Instituto Federal da Paraíba, campus Sousa

Referências

BLANCO, Vinícius Redua; NASCIMENTO-JÚNIOR, Nailton Monteiro. Leishmaniose: Aspectos gerais relacionados com a doença, o ciclo do parasita, fármacos disponíveis, novos protótipos e vacinas. Rev Virtual Quim, v. 9, p. 861-876, 2017.

CHARRAD, Malika et al. NbClust Package: finding the relevant number of clusters in a dataset. J. Stat. Softw, 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde do. Manual de vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica, 2ª edição, 182 p. 2007.

FOGANHOLI, Josiane Nobre; ZAPPA, Vanessa. Importância da Leishmaniose na Saúde Pública. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, v. 9, n. 17, 2011.

JOHNSON, Richard A.; WICHERN, Dean. Multivariate analysis. Wiley StatsRef: Statistics Reference Online, p. 1-20, 2014.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)