CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO E PERFIL DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS AVÍCOLAS NO ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.35512/ras.v4i5.4369Abstract
Objetivou-se com este trabalho realizar um diagnóstico do consumo e do perfil do consumidor de produtos do mercado avícola no estado do Acre. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário do tipo survey, contendo 23 questões fechadas (socioeconômicas e de caracterização do consumo), a consumidores dos produtos nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Entrevistadores treinados abordaram os consumidores em centros de comercialização dos produtos avícolas, tais como, supermercados, açougues, feira livre, dentre outros. A maioria dos consumidores entrevistados possuem apenas o Ensino Médio completo e possuem renda entre 1 e 3 salários mínimos. Em ambos os municípios avaliados, a carne bovina é a preferida por grande parte dos consumidores, sendo o preço e o costume os principais motivos desta preferência. Com relação a carne de frango, a preferência é pela aquisição do animal inteiro, devido ao custo do produto ser mais baixo do que em cortes. Estes, quando consumidos, possuem o corte do peito como preferência dos consumidores, principalmente devido a praticidade e versatilidade da carne. Foi unânime entre os consumidores dos municípios avaliados o consumo da carne e do ovo de galinha caipira, bem como a grande maioria das pessoas acredita que a carne do frango industrial possui hormônios.
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