DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO E PRODUTIVO DA AVICULTURA CAIPIRA NO ESTADO DO ACRE

Marcelo Helder Medeiros Santana

Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa Brasil

Maria Cristina Duarte de Lima

Instituto Federal da Paraíba, Campus Sousa Brasil

Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior

Secretaria de Estado de Agropecuária, Cruzeiro do Sul-AC Brasil

Élcio Gonçalves dos Santos

Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas Brasil

Ana Maria Medeiros de Albuquerque Santana

Prefeitura Municipal de Santa Cruz-PB Brasil

Jizele Barbosa do Nascimento

Instituto Federal do Acre, Campus Sena Madureira Brasil

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho realizar um diagnóstico detalhado da cadeia produtiva de aves caipiras no estado do Acre, além de apoiar, fomentar e incentivar a atividade para pequenos e médios produtores da região. Foi aplicado um questionário socioeconômico e produtivo aos criadores contemplados no projeto. Os entrevistados responderam a questões fechadas contendo de 3 a 5 alternativas. Os dados coletados foram tabulados e submetidos a análise estatística descritiva. É predominante o emprego da mão-de-obra familiar nas propriedades avaliadas, sendo que grande parte dos produtores possui de 40 a 60 anos de idade, além de possuírem baixo nível de escolaridade. A escassez de assistência técnica é o principal entrave durante o ciclo produtivo nas propriedades contempladas e, como consequência disso, grande parte dos produtores não fazem o uso de registros de alojamento e desempenho, além de não realizarem práticas adequadas de manejo e sanidade na propriedade. Para os produtores cadastrados no projeto, a avicultura caipira tem o papel de complementação de renda das famílias, além de fornecer uma fonte de proteína animal de qualidade.

Texto completo:

Referências


ANJOS, F.S.; GODOY, W.I.; CALDAS, N.V.; GOMES, M.C. Agricultura familiar e políticas públicas: o impacto do Pronaf no Rio Grande do Sul. Revista de Economia e Sociologia Rural. vol. 42, n. 3, p. 529-548, 2004.

CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A. Agroecologia e sustentabilidade. Base conceptual para uma nova extensão rural. In: X World Congress of Rural Sociology, 10., 2000, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro, 2000.

DIAS, M.M. As mudanças de direcionamento da política nacional de assistência técnica e extensão rural (PNATER) face ao difusionismo. Revista Oikos. v.18, n.2, p. 11-21, 2007.

GALVÃO JUNIOR, J. G. B.; Bento, E. F.; Souza, A. F. Diagnóstico da Realidade dos Criatórios de Aves na Comunidade Base Física – Ipanguaçu/RN. Holos, v. 4, n.25, p. 120-126, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográficos – Cidades. 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário – Cidades. 2014.

KAGEYAMA, A. Desenvolvimento Rural: Conceitos e aplicações ao caso brasileiro. Porto Alegre : Editora da UFRGS, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural, 2008.

LINZMEIER, L.G.; BAZAN, C.T.; ENDO, R.M.; LINO, R.S.; MENINO, B.B.; PUGLIESE, P.; SHAFRANSKI, E.; SILVA, L.C.; PEREIRA, D.M. Uso de antibióticos em aves de produção. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária. v.7, n. 12, 2009.

PEREIRA, E.L., NASCIMENTO, J.S. Efeitos do Pronaf sobre a produção agrícola familiar dos municípios tocantinenses. Revista de Economia e Sociologia Rural. v. 52, n.1, p. 139-156, 2014.

RODRIGUES, L.R., SILVA, G.N.R., PEREIRA, F.B.; CUNHA, G.C.A.; SILVA, A.C.L. Perfil socioeconômico dos avicultores do município de Coxixola-PB. In: Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 72, 2015, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza: Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, 2015.

SANTOS, M.A.G., LIMA, I.S., LEÃO, R.S.C. A formação do extensionista rural: desafios no ensino técnico profissional em Pernambuco. Revista Extensão Rural. v.23, n.1, p. 7-25, 2016.

SILVA, M.G., DIAS, M.M., SILVA, S.P. Relações estratégicas de (Des)envolvimento rural: políticas públicas, agricultura familiar e dinâmicas locais no município de Esfera Feliz (MG). Revista de Economia e Sociologia Rural. v.52, n.2, p. 229-248, 2014.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i5.4380

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 964

Total de downloads do artigo: 635