CARACTERIZAÇÃO DO CONSUMO E PERFIL DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS AVÍCOLAS NO ESTADO DO ACRE

Marcelo Helder Medeiros Santana

IFPB, Sousa Brasil

Jalceyr Pessoa Figueiredo Júnior

Secretaria de Estado de Agropecuária, Acre Brasil

Élcio Gonçalves dos Santos

IFAL, Piranhas Brasil

Ana Maria Medeiros de Albuquerque Santana

Prefeitura Municipal de Santa Cruz-PB Brasil

Fabíola Morais Mata

IFAC, Sena Madureira Brasil

Evaline Ferreira da Silva

IFAC, Sena Madureira Brasil

Resumo

Objetivou-se com este trabalho realizar um diagnóstico do consumo e do perfil do consumidor de produtos do mercado avícola no estado do Acre. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionário do tipo survey, contendo 23 questões fechadas (socioeconômicas e de caracterização do consumo), a consumidores dos produtos nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Entrevistadores treinados abordaram os consumidores em centros de comercialização dos produtos avícolas, tais como, supermercados, açougues, feira livre, dentre outros. A maioria dos consumidores entrevistados possuem apenas o Ensino Médio completo e possuem renda entre 1 e 3 salários mínimos. Em ambos os municípios avaliados, a carne bovina é a preferida por grande parte dos consumidores, sendo o preço e o costume os principais motivos desta preferência. Com relação a carne de frango, a preferência é pela aquisição do animal inteiro, devido ao custo do produto ser mais baixo do que em cortes. Estes, quando consumidos, possuem o corte do peito como preferência dos consumidores, principalmente devido a praticidade e versatilidade da carne. Foi unânime entre os consumidores dos municípios avaliados o consumo da carne e do ovo de galinha caipira, bem como a grande maioria das pessoas acredita que a carne do frango industrial possui hormônios.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i5.4369

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