AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUIMICOS DA POLPA DE CAJARANA

Artur De Lacerda Alecrim

ifpb campus sousa pb Brasil

erika estrela costa

ifpb campus sousa Brasil

bruna freitas lunguinho

ifpb campus sousa Brasil

suely cristina pereira lima

ifpb campus sousa Brasil

Resumo

   


INTRODUÇÃO: A polpa de fruta vem tendo um crescimento bem significativo no mercado, por apresentarem um fluxograma de processamento baixo custo e simples, e também vem sendo grande alternativa para os consumidores, por ter facilidade de estocagem e de rápido preparo. A cajarana (Spondias dulcis) fruta exótica com origem nas ilhas da Polinésia, cultivadas nos quintais, especialmente nas regiões norte e nordeste do brasil. Espécie do gênero Spondias da família Anacardiaceae, na qual engloba cerca de 17 espécies, sendo colhida de forma extrativista em várias áreas subtropicais e tropicas em vários países. A particularidade da cajarana no que diz respeito ao sabor e aparência faz com que a mesma seja apreciada e aproveitada nas indústrias de alimentos para a fabricação de diversos produtos entre eles o soverte, sucos, polpas, picolés, doces e iogurtes. O sabor peculiar da cajarana deve-se ao elevado teor de glicídios e vitamina C. OBJETIVOS: Esse trabalho tem como objetivo determinar as características físico-química da polpa da cajarana.  METODOLOGIA: As cajaranas foram coletadas na área rural do município de Sousa PB, na qual foram retirados no balanço dos galhos, para a caída dos frutos, e recolhidos em uma lona esticada sobre o solo, evitando que o fruto sofra alguma degradação.  Esses frutos foram selecionados quanto à cor e estádio de maturação, considerando o verde-maduro. Em seguida, eles foram lavados em água corrente e sanitizados em solução clorada a 200 ppm durante 10 minutos, lavados novamente em água corrente a fim de remover resíduos da solução sanitizante, após isso, foram secos em papel toalha. Os frutos foram despolpados, e a polpa foi homogeneizada e acondicionada em embalagens de polietileno, de 25 x 35 cm, e armazenadas em temperatura a -18º C. RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com as análises físico-química realizadas, percebemos que o valor médio para umidade foi de 87,5%. O teor de proteína apresentado nesse estudo foi de 1,73%. Os açúcares redutores apresentaram 3,59%. Já os açúcares não redutores tivemos como resultado 1,52. Para o pH das amostras obteve-se como resultado 3,26%. A acidez apresentada nesse referido estudo foi de 1,92%. Em relação ao °Brix a média foi de 14,73%.CONCLUSÃO: Concluiu-se que a polpa da cajarana apresentou resultados esperados em relação aos parâmetros avaliados, principalmente dos teores de umidade, acidez e °Brix , semelhantes aos  descritos  na  literatura  para  outros  frutos  do  mesmo  gênero, demonstrando  ser  uma alternativa viável para a agroindústria na região, através da sua utilização em sorvetes, iogurtes e diversos produtos.

Texto completo:

Referências


MORAIS.J.O.; MACHADO.R.G.M. Qualidade microbiológica de polpa de frutas no Brasil: Um panorama dos anos 2010 a 2020. Research, Society and Development, V. 10, N. 7, e17110716377, 2021.

ARAÚJO, D. L.; FREITAS, B. V.; SILVA, S. F. Caracterização física e °brix de Spondias em diferentes estágios de maturação. Revista Verde, Mossoró, V. 6, n. 5. Págs.: 160–165, dezembro, 2011.

AMADOR, E. S.; MODESTO JUNIOR, E. N.; LOPES, Y. M. S.; SILVA, J. S.; SOUSA, D. D. F.; SOUZA, S. H. S. Elaboração, caracterização físico-química e microbiológica de bebida alcoólica fermentada de cajarana (Spondias dulcis). Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial, Francisco Beltrão, V. 14, n. 1. Págs.: 3178-3190, janeiro/junho, 2020.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v6i2.6482

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 525

Total de downloads do artigo: 273